Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: : A escassez de professores de Química: Possíveis fatores
AUTORES: Oliveira da Silva, L. (FAMASUL) ; Moreira Gomes, K.R. (FAMASUL)
RESUMO: Este trabalho se insere em um amplo estudo científico em que se tem investigado
sobre os possíveis fatores que vem causando o déficit de professores na área de
Química. Neste sentido, abordou-se temas sobre a formação de professores de
diferentes cursos na área de exatas e suas trajetórias profissionais no
magistério com o enfoque na área dequímica, onde foram discutidas possíveis
razões para esta carência de professores na ED (Educação Básica), com o objetivo
de compreender os reais motivos que levam a maior parte do acadêmicos do curso
de química não ter interesse em seguir carreira como professor. A metodologia
foi cunho qualitativo com análise da pesquisa feita através de um questionário
aplicado a27 acadêmicos de um curso de Química. Os dados apontam que a maioria
pretende buscar qual
PALAVRAS CHAVES: Carência de professores; Formação profissional; Licenciatura em química
INTRODUÇÃO: Dentre tantos problemas que a educação básica no Brasil enfrenta atualmente
está o déficit de professores de exatas, englobando principalmente
química,física e matemática. Segundo o governo federal dos quase 53 mil que
lecionam química, menos de 15 mil tem diploma na área, e ainda, o movimento
“Todos pela educação” aponta que cerca de 44% dos professores de química no
ensino médio além de não ter formação específica não são formados nem mesmo em
áreas de exatas o que por conseqüência acaba forçando as escolas, por um motivo
de carência, a fazer adaptações colocando professores de outras áreas diferentes
da disciplina para lecionar, segundo o MEC há atualmente 300 mil pessoas dando
aulas no país em áreas diferentes das quais se formaram. Leme (2010) realizou
trabalho sobre a (não) atratividade da carreira e da profissão docentes para a
EB e apontou que há “necessidade de aprofundar estudos sobre profissionalização
docente no Brasil,com o intuito de levantar elementos que expliquem a (não)
atratividade da carreira” (LEME, 2010, p.5) Dentre várias pesquisas que tem se
realizado sobre este assunto dados fornecidos pelo Censo da educação Superior
divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que em 2007, 70.507
estudantes formaram-se nas áreas de exatas, 4,5% a menos que em 2006 e 9,3% a
menos que em 2005. As maiores quedas foram entre 2006 e 2007 entre as
disciplinas obrigatórias: letras(-10%), geografia (-9%), química (-7%)
efilosofia (-5%). Como se percebe, “esse número está muito distante da
quantidade professores para atender às demandas nacionais de educação”(SAMPAIOet
al (2002). Outros fatores que vem causando esta falta de professores estão
ligados a diversas situações,uma delas,é que universidades que oferecem estes
cursos sofrem com uma grande evasão.
MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se uma intervenção didática por meio de um questionário de 8 questões
pertinentes ao tema trabalhado aplicado a 27 alunos do 6º período da Faculdade de
Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL) localizada no município de Palmares,
Mata Sul de Pernambuco. As questões tratavam de abordagens sobre o que motivaram
os estudantes a ingressaremno curso e como pretendiam exercer a docência após o
termino do curso. O resultado foi bastante determinante quanto a questão do
desinteresse de exercer a licenciatura posteriormente, apontando para diversos
motivos que ocasionaram inclusive a desistência de vários alunos (inicialmente com
40 acadêmicos) no decorrer dos períodos anteriores
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O tema foi bem aceito pelos estudantes, uma vez que tratava da realidade que
muitos viviam. De início foram formadas duplas para responder ao questionário
para que pudessem debater entre si as opiniões com respeito ao tema,
principalmente se estas forem diferentes. Em seguida, todos os alunos já
organizados em forma de círculo debateram fortemente e houve o destaque de
vários motivos para o não interesse de seguir a carreira docente e a contra
resposta daquela minoria em defender porque decidiram dar continuidade a
docência após concluir o ensino superior em Licenciatura Plena em química.
Enfim, mediado inicialmente pelas questões levantadas pelo questionário os
acadêmicos puderam desenvolver uma discussão muito produtiva que culminou para
determinar os possíveis fatores que ocasionam a escassez de professores de
Química.
CONCLUSÕES: Percebeu-se que há um alto percentual(aproximadamente 80%) que busca a carreira
acadêmica na área de Química talvez para, no futuro,atuar como professor do Ensino
Superior ou como Químico/Engenheiro Químico em instituições públicas ou privadas.
O fato dos egressos buscarem formações ou qualificações diversas são outros
indicadores de que as condições de trabalho e a má remuneração docente sejam
fatores decisivos para o desinteresse pela carreira. Considerou-se mediante esta
pesquisa, que a realidade percebida dos professores de química na sociedade atual
acaba não se tornando atrativa para o c
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, A.M.; TUNES, E.; SILVA, R.R. Evasão do curso de química da Universidade de Brasília: a interpretação do aluno evadido. Química Nova, v. 24, n. 1, p. 262-280, 2001.
LEME, L.F. Atratividade da docência para o ensino básico na visão de ingressantes de cursos superiores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33.,Anais... Caxambu, 2010 Disp. em: http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/P%C3%B4steres %20em%20PDF/GT08-6978--Int.pdf.
SAMPAIO, C.E.M. et al. Estatísticas dos professores no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Vol. 83, números 203/204/205, p.85-120, jan/dez 2002, Diretoria de Disseminação e Tratamento de Informações Educacionais, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/MEC, 2002.