53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A extração do DNA vegetal, como recurso facilitador do processo ensino aprendizagem nas aulas do ensino médio.

AUTORES: Silva, A. (FAMASUL) ; Silva, E. (UFRPE) ; Lopes, E. (FAMASUL)

RESUMO: A referida pesquisa surgiu da necessidade de facilitação do processo ensino aprendizagem, tendo em vista que já está comprovado cientificamente o sucesso de aulas complementadas com experiências, através de aulas dinâmicas e ou lúdicas, com a utilização de algum tipo de experimento que comprove na prática o que já foi visto na teoria, os alunos desenvolvem facilmente suas habilidades intelectuais, pois se interessam mais pelo assunto proposto. Durante o projeto de intervenção os alunos compreenderam a importância do DNA, onde estão localizadas todas as informações genéticas existentes em um ser vivo, Após a teoria os alunos realizaram na prática a extração do DNA da pinha fruta facilmente encontrada na região, comprovando assim a eficácia do método lúdico e experimental na educação escolar

PALAVRAS CHAVES: DNA; Experimentação; Aprendizagem

INTRODUÇÃO: O ácido desoxirribonucleico denominado DNA é responsável por todas as informações necessárias para controlar as funções que acontecem no interior do corpo de qualquer ser vivo, desde seres humanos, animais, plantas e até mesmo bactérias, vale apena ressaltar que diferentemente dos outros seres vivos onde o DNA está basicamente localizado dentro do núcleo, o DNA presente nas bactérias se encontra solto dentro da célula, o DNA é um dos assuntos mais discutidos entre os jovens sendo caracterizado como um dos assuntos dos conteúdos problemáticos mais difíceis na concepção dos mesmos, diante da necessidade de facilitação da aprendizagem dos discentes surgiu a ideia de trabalhar a extração do DNA vegetal sendo de melhor acesso, através de materiais simples os discentes puderam observar em tempo real como se extrai o DNA de uma fruta aprendendo na prática tudo aquilo que já foi repassado na leitura e explicação do professor responsável. De acordo com Cleidson Carneiro (2009) A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação ancora-se a conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz, ou seja deve haver uma interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos científicos, Teoria e prática para que o ciclo do ensino e aprendizagem seja completo. Os PCNs (Parâmetros Curriculares da Educação) Foi um dos primeiros regulamentos acadêmicos a defende a ideia de que se houver a dinamização das aulas através de experimentos o resultado será muito mais proveitoso, produzindo então a verdadeira aprendizagem significativa a qual o aluno realmente aprende ao invés de apenas decorar, pois uma vez que o conhecimento é adquirido ninguém pode roubá-lo será seu por toda a sua existência.

MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente foi realizadas pesquisas bibliográficas entre livros, artigos e apostilas todos ligados aos benefícios da utilização de métodos diferenciados, facilitadores da aprendizagem atual principalmente interligada a importância dos ácidos desoxirribonucleico para existência essência da vida na Terra. Posteriormente foi desenvolvido um projeto de intervenção com os alunos do primeiro ano do ensino médio, da Escola Professor Maria Clara localizada na Cidade de Escada-PE com palestras, discussões e aulas diferenciadas. Durante as aulas de intervenção os alunos puderam desenvolver suas habilidades práticas facilitando a aprendizagem coletiva, pois todos os alunos trabalharam em conjunto para realização do mesmo, O experimento da extração do DNA da pinha fruta de sabor doce e polpa de cor branca é facilmente encontrada na região da Mata-Sul no Estado de Pernambuco, foi o ponto alto do nosso projeto de intervenção, pois os discentes participaram ativamente de todo o processo de ensino aprendizagem, os educandos fizeram uso de matérias simples e de fácil acesso a todos tornando o experimento simples podendo ser realizado até mesmo na sua própria residência, os materiais usados foram basicamente, Álcool á 70%, filtro de papel pode ser filtro para cafeteira, polpa da fruta escolhida, copo de vidro alto e cilíndrico ou similar, palito de churrasco, Saco plástico tipo zip, detergente de preferência incolor, funil plástico e NaCl (sal de cozinha).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ficou claro que aulas tradicionais não despertam o interesse dos alunos, enquanto o professor está lendo e (ou) explanando seus conhecimentos no quadro ou verbalmente os educandos estão descobrindo várias outras coisas que chamem a sua atenção a maioria manipulam os celulares ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico, alguns dormiam e outros conversam paralelamente entre grupos assuntos que nada tem haver com o tema abordado pelo professor regente, posteriormente os alunos não souberam explicar com clareza nem ao menos o tema corretamente, só após a proposta do experimento em sala que os mesmos se interessaram praticamente 99% da turma se empenhou e participou ativamente da extração do DNA da fruta em seguida quando as mesmas perguntas foram refeitas pode-se notar que os discentes responderam ao estimulo que lhes foi proposto caracterizando em fim uma aprendizagem significativa.

CONCLUSÕES: Pode-se destacar o ótimo resultado da intervenção tanto para a turma a qual foi aplicada, quanto para escola e sociedade num todo. Pode se dizer que o trabalho foi muito bem desenvolvido e conseguiu alcançar seus objetivos desde o domínio do conteúdo DNA que foi citado pelos alunos como um dos assuntos mais difíceis até a conscientização do corpo docente e gestão, considerando que a mudança é necessária. Visto que a questão experimental na escola não saía do papel, o fato é que através desse projeto de intervenção ficou comprovada a eficiência de aulas experimentais facilitando a aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ZUIN, V. G. A inserção da dimensão ambiental na formação de professores de química: um estudo de caso. Tese de doutorado, Faculdade de educação da universidade de São Paulo, 2010.
CLEIDSON, C.G Artigo: Experimentação no Ensino de Química, Caminhos e descaminhos rumo a aprendizagem significativa. Revista, Química nova na Escola 2009.
WILDSON, L.P.S; Roseli, P.S Artigo: Função Social, Oque significa ensino de química para formar o cidadão? Química nova na Escola, Química e Cidadania 1996.
FILHO, B.L.R; PEREIRA, S.R.A; MAIA; M.E (PCNs) Parametros Curriculares Nacionais, Ensino Médio Química pag. 32- 42 1999.