53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A TEMÁTICA DROGA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE INTRODUÇÃO A QUÍMICA ORGÂNICA

AUTORES: Silva, E.M. (UNIFAP) ; Freire, A.P.S. (UEAP) ; Lobato, C.C. (UNIFAP) ; Bezerra, R.M. (UNIFAP) ; Santos, C.B.R. (UNIFAP)

RESUMO: A escola deve preparar os cidadãos para atuar conscientemente na sociedade, para tanto, o ensino de química deve oferecer subsídios para que os alunos compreendam o mundo que os cerca. Com esse propósito, a presente pesquisa aborda a temática droga na tentativa de contextualizar o ensino de funções orgânicas na disciplina de Química Orgânica. Durante a investigação, conceitos sobre a temática droga foram ofertados aos participantes da pesquisa por meio de intervenção em uma escola de ensino médio do centro de Santana-AP com alunos da 3º série do ensino médio. A contextualização do assunto funções orgânicas com as drogas foi idealizada de maneira dinâmica, pois se optou em utilizar para o ensino, um tipo de droga lícita, o tabaco (nicotina) e uma ilícita, a maconha (THC-tetraidrocanabinol).

PALAVRAS CHAVES: Drogas; Contextualização; Química Orgânica

INTRODUÇÃO: A química é uma ciência que possibilita ao estudante observar os fenômenos e reações num ambiente, muito além da sala de aula. Ela está completamente inserida na realidade do aluno, mesmo que este não perceba. Temáticas transversais poderiam ser empregadas em sala de aula com intuito de aproximar a Química ao presente vivido. ―A educação ambiental deve começar com as crianças, nos locais de convivência diária como: a casa, a escola, o bairro, a cidade. Além disso, a escola tem como grande desafio formar cidadãos éticos e comprometidos com a qualidade de vida do planeta. (LIMA et al, 2011). O atual ensino da química parece ser inadequado uma vez que passa a ilusão de um conhecimento absoluto e imutável impedindo a relação entre o aluno e o cotidiano (MORTIMER, 2006). Os conteúdos de química não devem se resumir apenas a transmissão de informações, mas devem fazer relação com o habitual do aluno, seus interesses e suas vivências (ANTUNES et al, 2009). De acordo com os PCN‘s (BRASIL, 2000), as visões, fantasias e decisões sobre o próprio corpo e saúde, base para um desenvolvimento autônomo, poderão ser mais bem orientadas se as aprendizagens da escola estiverem significativamente relacionadas com as preocupações comuns na vida de todo jovem: aparência, sexualidade e reprodução, consumo de drogas, hábitos de alimentação, limite e capacidade física, repouso, atividade, lazer. O uso da contextualização é de fundamental importância, ou seja, deve ocorrer a discussão sobre outros aspectos que estão interligados com o assunto, como a questão social, econômica e literária, pois esta relação está compreendida nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino (LDB N.º 9.394/96).

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa científica foi realizada com estudantes matriculados regularmente no 3º ano do ensino médio, pois é nessa etapa que são abordados assuntos relacionados às funções orgânicas dentre outras particularidades. 1 ESTRUTURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS 1.1 Classificação das Cadeias Carbônicas 2 FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS (Fenóis e Éteres) 3 FUNÇÕES ORGÂNICAS NITROGENADAS (Aminas) 4 NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS 5 DROGAS (Dependência, Os efeitos das drogas no Sistema Nervoso Central e Drogas Lícitas e Ilícitas) 6 CONTEXTUALIZANDO A TEMÁTICA DROGA NO ENSINO DE QUÍMICA (A Temática Droga como Contexto Interdisciplinar e Química das Drogas) O espaço amostral utilizado na pesquisa foram duas turmas do 3° ano do Ensino médio de uma escola pública. Os participantes da pesquisa foram 54 alunos devidamente matriculados no ano de 2012. As turmas participantes foram intituladas de grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O método utilizado baseou-se primeiramente na aplicação de aulas expositivas sobre a as funções orgânicas das drogas em ambos os grupos (GE e GC). Em seguida, o respectivo assunto foi abordado no GE na forma de intervenção para fazer a ligação entre o contexto social drogas e as funções orgânicas presentes em suas estruturas. Buscando o melhoramento do aprendizado deste grupo. Posteriormente, os alunos, de ambos os grupos, passaram pelo mesmo tipo de avaliação para verificar os conhecimentos adquiridos. Avaliação esta aplicada por meio de questionários mistos (questões abertas e fechadas), um no primeiro momento, antes do início da intervenção, e outro questionário após a execução da intervenção.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos durante a intervenção foram quantificados, tabelados e analisados de acordo com as médias destinadas a cada questão. E realizado ainda um rendimento final avaliando se houve ou não melhoria no ensino-aprendizagem dos alunos. No primeiro momento foi verificado a concepções dos alunos em relação ao tema droga. No segundo momento foi analisado a concepções dos alunos em relação ao tema droga e a química orgânica. No terceiro momento foi feita a avaliação dos alunos quanto a intervenção. Na intervenção intitulada Drogas: Introdução a Química Orgânica foi ministrada através de uma palestra que compreendeu os conceitos bases para o ensino de química orgânica. De acordo com o gráfico da Figura 1 observa-se que a proposta de intervenção pedagógica apresentada ao GE obteve uma contribuição significativa se comparamos o antes da intervenção e após a intervenção. Essas questões foram comparadas para se avaliar a influência da intervenção sobre o nível de compreensão dos estudantes obtido anteriormente partir do questionário prévio. Ocorreram melhoras significativas nos rendimentos dos estudantes, antes da intervenção a média do GE foi de 36% e após a intervenção a média passou para 79,4%. A melhora no nível de compreensão dos estudantes pode ser atribuída a abordagem diferenciada do conteúdo utilizada na intervenção e a consideração das concepções dos estudantes como forma de eliminar erros conceituais formulados por eles. Diante dos resultados da pesquisa entende-se que as atividades escolares de ensino e aprendizagem são acontecimentos em evolução que exigem que os participantes continuamente reinterpretem, restabeleçam, redefinam, modifiquem e suspendam expectativas, ações, significados e temas na dupla vertente, social e acadêmica. (COLL, 2003).

Figura 1.

Desempenho do grupo experimental (GE) antes e após a intervenção.

CONCLUSÕES: Com o propósito de auxiliar os professores de química na contextualização de suas aulas, propomos a utilização da temática droga para o ensino do conteúdo de funções orgânicas. Essa temática, além de ser rica conceitualmente, pois permite que o professor trabalhe com moléculas que possuem vários grupos funcionais em sua estrutura, contribui também para a formação cidadã dos alunos. O conhecimento químico pode vir a ser melhor compreendido através da interação de substâncias psicotrópicas com o estudo das funções orgânicas.

AGRADECIMENTOS: A Universidade do Estado do Amapá. Às escolas participantes da pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, M. et at. ph do Solo: Determinação com Indicadores Ácido-Base no Ensino Médio. Química nova escola. Vol. 31, nº4, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica- Semtec. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2000.

COOL, César. Psicologia da Aprendizagem no Ensino Médio. São Paulo: Artmed, 2003.

LIMA, M.M.G; Silva, E.C.; RODRIGUES E. N. B.; SANTOS, C.B.R. Aplicação do tema transversal água nas aulas de química no ensino médio. 51º congresso brasileiro de química. São Luis. 2011.

MORTIMER, Eduardo Fleury (Org.). Química: Ensino Médio. Vol. 4, Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.