Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A TEMÁTICA DROGA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE INTRODUÇÃO A QUÍMICA ORGÂNICA
AUTORES: Silva, E.M. (UNIFAP) ; Freire, A.P.S. (UEAP) ; Lobato, C.C. (UNIFAP) ; Bezerra, R.M. (UNIFAP) ; Santos, C.B.R. (UNIFAP)
RESUMO: A escola deve preparar os cidadãos para atuar conscientemente na sociedade, para
tanto, o ensino de química deve oferecer subsídios para que os alunos
compreendam o mundo que os cerca. Com esse propósito, a presente pesquisa aborda
a temática droga na tentativa de contextualizar o ensino de funções orgânicas na
disciplina de Química Orgânica. Durante a investigação, conceitos sobre a
temática droga foram ofertados aos participantes da pesquisa por meio de
intervenção em uma escola de ensino médio do centro de Santana-AP com alunos da
3º série do ensino médio. A contextualização do assunto funções orgânicas com as
drogas foi idealizada de maneira dinâmica, pois se optou em utilizar para o
ensino, um tipo de droga lícita, o tabaco (nicotina) e uma ilícita, a maconha
(THC-tetraidrocanabinol).
PALAVRAS CHAVES: Drogas; Contextualização; Química Orgânica
INTRODUÇÃO: A química é uma ciência que possibilita ao estudante observar os fenômenos e
reações num ambiente, muito além da sala de aula. Ela está completamente
inserida na realidade do aluno, mesmo que este não perceba. Temáticas
transversais poderiam ser empregadas em sala de aula com intuito de aproximar a
Química ao presente vivido. ―A educação ambiental deve começar com as crianças,
nos locais de convivência diária como: a casa, a escola, o bairro, a cidade.
Além disso, a escola tem como grande desafio formar cidadãos éticos e
comprometidos com a qualidade de vida do planeta. (LIMA et al, 2011).
O atual ensino da química parece ser inadequado uma vez que passa a ilusão de um
conhecimento absoluto e imutável impedindo a relação entre o aluno e o cotidiano
(MORTIMER, 2006). Os conteúdos de química não devem se resumir apenas a
transmissão de informações, mas devem fazer relação com o habitual do aluno,
seus interesses e suas vivências (ANTUNES et al, 2009).
De acordo com os PCN‘s (BRASIL, 2000), as visões, fantasias e decisões sobre o
próprio corpo e saúde, base para um desenvolvimento autônomo, poderão ser mais
bem orientadas se as aprendizagens da escola estiverem significativamente
relacionadas com as preocupações comuns na vida de todo jovem: aparência,
sexualidade e reprodução, consumo de drogas, hábitos de alimentação, limite e
capacidade física, repouso, atividade, lazer. O uso da contextualização é de
fundamental importância, ou seja, deve ocorrer a discussão sobre outros aspectos
que estão interligados com o assunto, como a questão social, econômica e
literária, pois esta relação está compreendida nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino (LDB N.º 9.394/96).
MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa científica foi realizada com estudantes matriculados regularmente
no 3º ano do ensino médio, pois é nessa etapa que são abordados assuntos
relacionados às funções orgânicas dentre outras particularidades.
1 ESTRUTURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
1.1 Classificação das Cadeias Carbônicas
2 FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS (Fenóis e Éteres)
3 FUNÇÕES ORGÂNICAS NITROGENADAS (Aminas)
4 NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
5 DROGAS (Dependência, Os efeitos das drogas no Sistema Nervoso Central e Drogas
Lícitas e Ilícitas)
6 CONTEXTUALIZANDO A TEMÁTICA DROGA NO ENSINO DE QUÍMICA (A Temática Droga como
Contexto Interdisciplinar e Química das Drogas)
O espaço amostral utilizado na pesquisa foram duas turmas do 3° ano do Ensino
médio de uma escola pública. Os participantes da pesquisa foram 54 alunos
devidamente matriculados no ano de 2012. As turmas participantes foram
intituladas de grupo experimental (GE) e grupo controle (GC).
O método utilizado baseou-se primeiramente na aplicação de aulas expositivas
sobre a as funções orgânicas das drogas em ambos os grupos (GE e GC).
Em seguida, o respectivo assunto foi abordado no GE na forma de intervenção para
fazer a ligação entre o contexto social drogas e as funções orgânicas presentes
em suas estruturas. Buscando o melhoramento do aprendizado deste grupo.
Posteriormente, os alunos, de ambos os grupos, passaram pelo mesmo tipo de
avaliação para verificar os conhecimentos adquiridos. Avaliação esta aplicada
por meio de questionários mistos (questões abertas e fechadas), um no primeiro
momento, antes do início da intervenção, e outro questionário após a execução da
intervenção.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos durante a intervenção foram quantificados, tabelados e
analisados de acordo com as médias destinadas a cada questão. E realizado ainda
um rendimento final avaliando se houve ou não melhoria no ensino-aprendizagem
dos alunos.
No primeiro momento foi verificado a concepções dos alunos em relação ao tema
droga.
No segundo momento foi analisado a concepções dos alunos em relação ao tema
droga e a química orgânica.
No terceiro momento foi feita a avaliação dos alunos quanto a intervenção.
Na intervenção intitulada Drogas: Introdução a Química Orgânica foi ministrada
através de uma palestra que compreendeu os conceitos bases para o ensino de
química orgânica.
De acordo com o gráfico da Figura 1 observa-se que a proposta de intervenção
pedagógica apresentada ao GE obteve uma contribuição significativa se comparamos
o antes da intervenção e após a intervenção. Essas questões foram comparadas
para se avaliar a influência da intervenção sobre o nível de compreensão dos
estudantes obtido anteriormente partir do questionário prévio. Ocorreram
melhoras significativas nos rendimentos dos estudantes, antes da intervenção a
média do GE foi de 36% e após a intervenção a média passou para 79,4%.
A melhora no nível de compreensão dos estudantes pode ser atribuída a abordagem
diferenciada do conteúdo utilizada na intervenção e a consideração das
concepções dos estudantes como forma de eliminar erros conceituais formulados
por eles.
Diante dos resultados da pesquisa entende-se que as atividades escolares de
ensino e aprendizagem são acontecimentos em evolução que exigem que os
participantes continuamente reinterpretem, restabeleçam, redefinam, modifiquem e
suspendam expectativas, ações, significados e temas na dupla vertente, social e
acadêmica. (COLL, 2003).
Figura 1.
Desempenho do grupo experimental (GE) antes e após a
intervenção.
CONCLUSÕES: Com o propósito de auxiliar os professores de química na contextualização de suas
aulas, propomos a utilização da temática droga para o ensino do conteúdo de
funções orgânicas. Essa temática, além de ser rica conceitualmente, pois permite
que o professor trabalhe com moléculas que possuem vários grupos funcionais em sua
estrutura, contribui também para a formação cidadã dos alunos. O conhecimento
químico pode vir a ser melhor compreendido através da interação de substâncias
psicotrópicas com o estudo das funções orgânicas.
AGRADECIMENTOS: A Universidade do Estado do Amapá.
Às escolas participantes da pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, M. et at. ph do Solo: Determinação com Indicadores Ácido-Base no Ensino Médio. Química nova escola. Vol. 31, nº4, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica- Semtec. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2000.
COOL, César. Psicologia da Aprendizagem no Ensino Médio. São Paulo: Artmed, 2003.
LIMA, M.M.G; Silva, E.C.; RODRIGUES E. N. B.; SANTOS, C.B.R. Aplicação do tema transversal água nas aulas de química no ensino médio. 51º congresso brasileiro de química. São Luis. 2011.
MORTIMER, Eduardo Fleury (Org.). Química: Ensino Médio. Vol. 4, Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.