Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Uso de multimídias e recursos alternativos de forma conjunta no ensino de Química: Pré e pós-conceitos sobre geometria molecular com alunos de pré-vestibular
AUTORES: Andrade, S. (UFRPE) ; Andrade, A. (UFRPE) ; Vieira, M. (UFRPE)
RESUMO: O presente texto tem como pretensão identificar por meio do uso de pré-teste e
pós-teste como se desenvolveu o conhecimento de alunos de um pré – vestibular
ofertado pelo Departamento de matemática da Universidade Federal de Pernambuco,
acerca do tema geometria molecular, após vivenciarem uma aula baseada na
utilização de recursos multimídias e de modelo de ensino lúdico. Através da
analise dos dados recolhidos e da observação em sala de aula foi possível perceber
de modo geral que os alunos participantes do estudo tiveram um desenvolvimento em
seu conhecimento referente a temática discutida em sala de aula, já que esses
foram capazes de construir com material alternativo alguns modelos moleculares.
PALAVRAS CHAVES: Geometria molecular; Ensino de Química; Estratégias de ensino
INTRODUÇÃO: Atualmente compreende-se que o processo de ensino depende de interações
apresentadas pelos alunos, o meio em que estão inseridos (MELEIRO, 2009), os
professores e as ferramentas de ensino utilizadas por eles. Dentre essas
ferramentas usadas pelos docentes encontram-se as multimídias e os materiais
alternativos.
Em relação às multimídias essas passaram a ser utilizadas nos últimos anos com
maior ênfase dentro do ensino, já que por volta da década de 90 intensificou-se
a busca por um ensino voltado a construção do conhecimento por parte do
aluno(GIBIN,2013). O termo multimídia é usado com o sentido de integrar em um
único meio informações visuais e sonoras, dispensando assim o uso de uma grande
quantidade de dispositivos como slides que trazem em sua estrutura vídeos e
textos. Outra ferramenta utilizada como método para ajudar a construção do
conhecimento por parte do aluno são os materiais alternativos. Esses materiais
são encontrados no cotidiano do aluno e por serem de fácil acesso e comum ao
aluno ele acaba provocando um estímulo para que se busque um melhor
desempenho. Um exemplo do uso desses materiais é a construção de modelos de
geometria molecular a partir de jujubas e palito de dente, que ao serem unidas
de forma adequada geram o modelo molecular alternativo.
Com isso o trabalho em questão objetivou identificar a evolução do conhecimento
dos alunos que vivenciaram uma aula de Química ao qual era discutido o tema
Geometria molecular, através do uso de ferramentas de ensino do tipo multimídia
e materiais alternativos.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida com vinte seis alunos que participam do programa
Pré-Acadêmico: Professores do Terceiro Milênio, disponibilizado no Departamento
de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco. Usou-se uma metodologia do
tipo qualitativa. Como instrumento de coleta de dados a aplicação de um pré-
teste e pós-teste, constituídos de três questões cada, no qual se buscava
perceber o grau de conhecimento dos alunos acerca do tema Geometria molecular.
Para desenvolvimento da aula foram utilizados slides contendo modelos da
geometria molecular e vídeos abordando a visão tridimensional desses modelos.
Para melhor compreensão foi utilizadas jujubas (cem) e palitos de dente (cem)
que foram distribuídos aos alunos para que eles montassem em grupos as
estruturas solicitadas pela professora.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi possível constatar através da analise dos pré – teste que a grande maioria
dos alunos participantes da pesquisa não apresentavam respostas concisas e
coerentes as perguntas realizadas. Foi notável ainda que os mesmos não constroem
as estruturas geométricas moleculares de modo pertinente, mas sim aleatória
fugindo do modelo proposto pela ciência. Como mostrado na tabela 01.
Após o desenvolvimento da aula através do uso de alternativas de ensino,
aplicou-se o pós-testes que traz em sua constituição as mesmas questões do pré-
teste e notou-se que as respostas apresentadas pelos alunos estavam mais
elaboradas quanto a conceituação de geometria molecular. Em relação a construção
dos modelos de geometria molecular a maior parte dos participantes realizaram a
construção, mostrando assim a construção dos seus conhecimentos. Como mostrado
na tabela 02.
Quanto a utilização das ferramentas de ensino, foi aplicada uma questão na qual
buscava-se compreender a aceitação do alunado, sobre essa utilização. Foi
possível perceber então que 100% dos alunos acham viável a utilização desses
recursos, visto que eles acreditam que esse uso facilitou na construção e
aprimoração do seu conhecimento, uma vez que as moléculas não podem ser
macroscopicamente.
tabela 1
Tabela referente ao resultado do pré teste
tabela 02
Tabela referente aos resultados do pós teste
CONCLUSÕES: Sendo assim se percebe que a utilização de recursos multimídias e materiais
alternativos ajudam o aluno a construir de forma mais clara o seu conhecimento,
além do que ajuda o professor a criar uma maior interação entre a disciplina e o
seu aluno. Uma vez que o recurso multimídia está disponível na rede e os materiais
estão dispostos em seu cotidiano.
AGRADECIMENTOS: Ao curso pré vestibular "Pré-Acadêmico: Programa professores do terceiro milênio"
realizado na UFPE e aos colaboradores de execução.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MELEIRO, A.; GIORDAN, M. HIPERMIDIA NO ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS. EDUCAÇÃO EM QUÍMICA. Revista Química Nova na Escola, nº10, Novembro de 1999, pág.19-20.
GIBIN, G.B.; FERREIRA, L.H. AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O USO DE IMAGENS COMO RECURSOS AUXILIAR NO ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS. Revista Química Nova na Escola, Vol.35, nº01, Fevereiro de 2013, p.19-26.