53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Uso de multimídias e recursos alternativos de forma conjunta no ensino de Química: Pré e pós-conceitos sobre geometria molecular com alunos de pré-vestibular

AUTORES: Andrade, S. (UFRPE) ; Andrade, A. (UFRPE) ; Vieira, M. (UFRPE)

RESUMO: O presente texto tem como pretensão identificar por meio do uso de pré-teste e pós-teste como se desenvolveu o conhecimento de alunos de um pré – vestibular ofertado pelo Departamento de matemática da Universidade Federal de Pernambuco, acerca do tema geometria molecular, após vivenciarem uma aula baseada na utilização de recursos multimídias e de modelo de ensino lúdico. Através da analise dos dados recolhidos e da observação em sala de aula foi possível perceber de modo geral que os alunos participantes do estudo tiveram um desenvolvimento em seu conhecimento referente a temática discutida em sala de aula, já que esses foram capazes de construir com material alternativo alguns modelos moleculares.

PALAVRAS CHAVES: Geometria molecular; Ensino de Química; Estratégias de ensino

INTRODUÇÃO: Atualmente compreende-se que o processo de ensino depende de interações apresentadas pelos alunos, o meio em que estão inseridos (MELEIRO, 2009), os professores e as ferramentas de ensino utilizadas por eles. Dentre essas ferramentas usadas pelos docentes encontram-se as multimídias e os materiais alternativos. Em relação às multimídias essas passaram a ser utilizadas nos últimos anos com maior ênfase dentro do ensino, já que por volta da década de 90 intensificou-se a busca por um ensino voltado a construção do conhecimento por parte do aluno(GIBIN,2013). O termo multimídia é usado com o sentido de integrar em um único meio informações visuais e sonoras, dispensando assim o uso de uma grande quantidade de dispositivos como slides que trazem em sua estrutura vídeos e textos. Outra ferramenta utilizada como método para ajudar a construção do conhecimento por parte do aluno são os materiais alternativos. Esses materiais são encontrados no cotidiano do aluno e por serem de fácil acesso e comum ao aluno ele acaba provocando um estímulo para que se busque um melhor desempenho. Um exemplo do uso desses materiais é a construção de modelos de geometria molecular a partir de jujubas e palito de dente, que ao serem unidas de forma adequada geram o modelo molecular alternativo. Com isso o trabalho em questão objetivou identificar a evolução do conhecimento dos alunos que vivenciaram uma aula de Química ao qual era discutido o tema Geometria molecular, através do uso de ferramentas de ensino do tipo multimídia e materiais alternativos.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida com vinte seis alunos que participam do programa Pré-Acadêmico: Professores do Terceiro Milênio, disponibilizado no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco. Usou-se uma metodologia do tipo qualitativa. Como instrumento de coleta de dados a aplicação de um pré- teste e pós-teste, constituídos de três questões cada, no qual se buscava perceber o grau de conhecimento dos alunos acerca do tema Geometria molecular. Para desenvolvimento da aula foram utilizados slides contendo modelos da geometria molecular e vídeos abordando a visão tridimensional desses modelos. Para melhor compreensão foi utilizadas jujubas (cem) e palitos de dente (cem) que foram distribuídos aos alunos para que eles montassem em grupos as estruturas solicitadas pela professora.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi possível constatar através da analise dos pré – teste que a grande maioria dos alunos participantes da pesquisa não apresentavam respostas concisas e coerentes as perguntas realizadas. Foi notável ainda que os mesmos não constroem as estruturas geométricas moleculares de modo pertinente, mas sim aleatória fugindo do modelo proposto pela ciência. Como mostrado na tabela 01. Após o desenvolvimento da aula através do uso de alternativas de ensino, aplicou-se o pós-testes que traz em sua constituição as mesmas questões do pré- teste e notou-se que as respostas apresentadas pelos alunos estavam mais elaboradas quanto a conceituação de geometria molecular. Em relação a construção dos modelos de geometria molecular a maior parte dos participantes realizaram a construção, mostrando assim a construção dos seus conhecimentos. Como mostrado na tabela 02. Quanto a utilização das ferramentas de ensino, foi aplicada uma questão na qual buscava-se compreender a aceitação do alunado, sobre essa utilização. Foi possível perceber então que 100% dos alunos acham viável a utilização desses recursos, visto que eles acreditam que esse uso facilitou na construção e aprimoração do seu conhecimento, uma vez que as moléculas não podem ser macroscopicamente.

tabela 1

Tabela referente ao resultado do pré teste

tabela 02

Tabela referente aos resultados do pós teste

CONCLUSÕES: Sendo assim se percebe que a utilização de recursos multimídias e materiais alternativos ajudam o aluno a construir de forma mais clara o seu conhecimento, além do que ajuda o professor a criar uma maior interação entre a disciplina e o seu aluno. Uma vez que o recurso multimídia está disponível na rede e os materiais estão dispostos em seu cotidiano.

AGRADECIMENTOS: Ao curso pré vestibular "Pré-Acadêmico: Programa professores do terceiro milênio" realizado na UFPE e aos colaboradores de execução.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MELEIRO, A.; GIORDAN, M. HIPERMIDIA NO ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS. EDUCAÇÃO EM QUÍMICA. Revista Química Nova na Escola, nº10, Novembro de 1999, pág.19-20.

GIBIN, G.B.; FERREIRA, L.H. AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O USO DE IMAGENS COMO RECURSOS AUXILIAR NO ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS. Revista Química Nova na Escola, Vol.35, nº01, Fevereiro de 2013, p.19-26.