Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Estágio Supervisionado em Química: Relatos de Experiências no Processo de Ensino-Aprendizagem para o Exercício da Docência
AUTORES: Coelho, V.S. (UFAM) ; de Oliveira, J.A. (UFAM) ; da Silva, S.F. (UFAM) ; Batista, A.P. (UFAM) ; Oliveira, U.A. (UFAM) ; Ribeiro, J.E.S. (UFAM)
RESUMO: Este trabalho faz parte da descrição do Estágio Supervisionado, para cumprir a
exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (nº 9394/96),
onde o mesmo tem como objetivo refletir sobre a prática da docência no estágio
supervisionado. O estágio foi realizado na Escola Estadual Nossa Senhora do
Perpétuo Socorro no município de Coari-AM, com ênfase em química, por meio de
observações e regências. Durante as regências procuramos usar os métodos de ensino
e de aprendizagem que não devem ser sólidos e compreendidos de maneira
superficial. Desta forma, este foi um processo de ensino-aprendizagem, a
experimentação da docência, buscando novos métodos para melhor ensino do aluno
saindo do método tradicional imposto pelo sistema de ensino.
PALAVRAS CHAVES: Ensino-aprendizagem; Química; Docência
INTRODUÇÃO: O Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciaturas é uma exigência da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (nº 9394/96), e o estágio sendo
importante componente curricular na formação DO profissional docente a fim de
adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado
irá atuar.
No decorrer do estágio supervisionado foi observado que o conhecimento de
ciências com ênfase em química é trabalhado de forma descontextualizada e que
muitos professores possuem uma visão distorcida sobre a contextualização,
associando esse tema a somente trabalhar com livros didáticos.
Segundo Miranda (2007) e seus colaboradores, na maioria das escolas tem-se dado
maior ênfase à transmissão de conteúdos e à memorização de fatos, símbolos,
nomes, fórmulas, deixando de lado a construção do conhecimento científico dos
alunos e a desvinculação entre o conhecimento químico e o cotidiano. Essa
prática tem influenciado negativamente na aprendizagem dos alunos, uma vez que
não conseguem perceber a relação entre aquilo que estuda na sala de aula, a
natureza e a sua própria vida. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a
prática da docência no estágio supervisionado com ênfase em química. Sendo
assim, procurou-se de forma lúdica, metodologias que venham ultrapassar os
parâmetros de ensino-aprendizagem de Química e com isso atualizar de maneira
prática e teórica uma dinâmica que venha estabelecer diversos conhecimentos de
Química no cotidiano dos alunos.
MATERIAL E MÉTODOS: O estágio foi realizado na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no
município de Coari-Amazonas e os níveis observados durante os estágios foram 1º,
2º e 3º ano do ensino médio na disciplina de química, a metodologia adotada para
este trabalho foi através de observações e regências em sala de aula.
No período das observações, procurou-se conhecer a escola, sua estrutura e
funcionamento, sua organização pedagógica e administrativa e o seu papel na
comunidade a qual está inserida, fomos apresentado às turmas o qual foi
executado o estágio, durante as observações procurou-se identificar os
principais fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem de química, uma
vez que é através das observações realizada pelo estagiário que se conhece como
ocorre à aprendizagem dos alunos e a posição do professor-supervisor diante da
turma.
Durante as regências procurou-se usar os métodos de ensino e de aprendizagem que
não devem ser só lidos e compreendidos de maneira superficial, a partir de
leituras descontextualizadas e aligeiradas, mas ensinar e orientar, estimular,
relacionar, promovendo aos educandos a apropriação do conhecimento necessário a
cada momento. Foram usadas atividades experimentais, pois segundo Moura (2001)
aulas práticas leva o aluno a ter ações eficazes, modificando suas estruturas e,
talvez, até criando uma nova estrutura, sempre a partir de um processo de
desenvolvimento que são essenciais para a aprendizagem científica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na primeira parte do estágio, a observação, notou-se que na escola não há uma
estrutura adequada aos alunos, principalmente as salas de aulas, que apesar de
possuírem condicionadores de ar, não são bem arejadas, além de seu ambiente
desconfortável, com pouca claridade, podendo, assim, afetar o rendimento do
aluno.
No ensino, os professores regentes dos anos observados possuem métodos
construtivos, havendo interação com os alunos com conteúdos bem explicados. No
entanto, o lado tradicional ainda não foi tão esquecido, fazendo parte ainda das
aulas dos professores, no que diz respeito à falta da contextualização,
interdisciplinaridade, práticas, etc. A prática faz a teoria, e, no entanto, não
é dada a devida importância para este método por exigir do regente mais trabalho
como a busca de materiais, além de pesquisar outras formas para melhor abordar
seu ensino. Na aprendizagem dos alunos, nota-se que há um aprendizado lento e há
um fraco acompanhamento na disciplina, pois muitos não participam da aula, não
resolvem o exercício, contudo o professor acaba aceitando esta situação ficando
a mercê do aluno. Estas observações negativas ocorrem e o contrário,
infelizmente, nem sempre. Carvalho et al. (2007), afirma que a disciplina de
química abordada no ensino médio por diversas vezes é vista como um assunto que
não desperta o interesse dos estudantes, apesar de possuir um conteúdo vasto e
que se encontra extremamente presente em nosso cotidiano.Este foi um processo de
ensino-aprendizagem em que a prática da docência levou os estagiários a buscar
novos métodos para melhor ensinamento ao educando, principalmente, relacionando
o dia-a-dia do mesmo com as aulas ministradas, saindo, assim, do método
tradicional imposto pelo sistema e seguido pela maioria dos docentes.
CONCLUSÕES: Considerando o estágio supervisionado como prática a docência admite-se que foi de
suma importância, pois a meta estipulada pelos estagiários foram cumpridas e
desempenhadas com muita satisfação, através de metodologia lúdica, aulas práticas
e entre outros recursos de ensino além do livro didático, pois o estágio
proporcionou a prática docência, aproximando a realidade e os desafios que o
professor enfrenta no seu cotidiano em sala de aula, sem esquecer o seu papel como
educador que pode influenciar para construção de grandes formadores de opinião.
AGRADECIMENTOS: Primeiramente queremos agradecer a Deus pelo dom da vida, ao nosso
professor/orientador Jascqueson Oliveira e a Universidade Federal do Amazonas
(UFAM).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. [S.l] 2007.
MOURA, A. M. et al. As Teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, VIII, 2001. Anais. Brasília: ABED, 2001.