Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DO JOGO “TRÊS DADOS” NO ENSINO DA NOMENCLATURA OFICIAL DE HIDROCARBONETOS
AUTORES: Jesus Militão, D. (UNINORTE- AM) ; Farias Pantoja, M.A. (UFAM) ; Assis Junior, P.C. (UNINORTE-CEL-SEDUC-AM) ; Caldas Rocha, W. (UNINORTE- AM)
RESUMO: As atividades lúdicas são estratégias de ensino que ajudam no estímulo dos alunos ao estudo dos conteúdos abordados. Ao mesmo tempo em que é uma atividade divertida, o jogo tem caráter educativo, pois através deste os alunos conseguem aprender os conteúdos “brincando”. Este trabalho teve como objetivo utilizar o jogo “três dados” no processo de ensino da nomenclatura oficial dos hidrocarbonetos como os alunos do 3ª ano do Ensino Médio, no período noturno, de uma Escola da Rede Estadual da cidade de Manaus. Onde foi possível verificar que os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, contribuindo para o melhor aprendizado.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; hidrocarbonetos; três dados
INTRODUÇÃO: A maioria parte dos alunos apresentam dificuldades em aprender as regras de nomenclatura determinadas pela IUPAC. Um exemplo, mas específico dessa realidade é o ensino da “Nomenclatura dos Hidrocarbonetos”. A Nomenclatura dos Hidrocarbonetos é um conteúdo ministrado no 3ª Ano do Ensino Médio e faz parte dos conteúdos de Química Orgânica. Esse processo na maioria das vezes acontece apenas com a utilização do quadro branco, tornando assim as aulas cansativas, desinteressante para os alunos. Diante dessa realidade surge um novo desafio para os educadores “o professor de Química além do domínio das principais técnicas de ensino, do conhecimento das teorias sobre os processos de ensino-aprendizagem mais usuais, deve apresentar ainda a capacidade de criar e propor novas atividades” (MACIEL, 2011). A função dos jogos, portanto, não é facilitar a memorização do assunto abordado, mas possibilitar que o aluno raciocine e reflita. Segundo Kishimoto (1994), o jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa, sendo que elas devem estar inseridas em equilíbrio de forma que não haja prevalência de uma das funções. O prazer é um fator que contribui para a eficácia da relação ensino-aprendizagem e o jogo pode ser uma ferramenta importante dessa relação. Quando nos referimos ao ensino de Química Orgânica notamos que a prática comumente efetivada em sala de aula consiste na transmissão-recepção de conhecimento que, muitas vezes, deixa lacunas no processo. Ao reconhecermos as dificuldades que permeiam o trabalho do professor nesse nível de ensino optamos por estudar uma forma de contribuir para os processos de ensino aprendizagem de nomenclatura oficial dos hidrocarbonetos.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido obedecendo a seguinte ordem de elaboração: escolha do conteúdo a ser trabalhado; pesquisa bibliográfica; construção do jogo didático; aplicação do jogo e posteriormente um questionário sendo aplicado em quatro turmas do 3º ano noturno de uma Escola da Rede Estadual da cidade de Manaus sendo um total de 90 alunos. O jogo é composto por três dados. O primeiro com 6 faces de 1 a 6 carbonos, indicando o número de carbonos; o segundo com a quantidade de ligações (simples, dupla e tripla), sendo duplicada cada ligação; o terceiro, informando a posição do carbono da instauração (posição 1, 2 ou 3) se for o caso, sendo duplicada cada face. Regra do Jogo 1) Se o primeiro dado indicar um Carbono, não será necessário jogar os outros dados; 2) Se o primeiro dado indicar dois ou três Carbonos, não é necessário jogar o terceiro dado; 3) Se o dado indicar quatro ou cinco Carbonos, este será limitado a ser interpretado como número ímpar ou par; 4) Se o segundo dado cair em ligações saturadas, o terceiro dado não precisará ser jogado. Divide-se a turma em até 6 (seis) grupos (cinco alunos por grupo) e decidiu-se o grupo que iniciará a rodada.A quantidade de rodada o professor decide O grupo inicial joga o primeiro dado (N° de carbonos) e verificam-se as regras. Ao ter o composto formado, um representante do grupo desenhará a estrutura no quadro e seu nome e se estiver correta, o professor marcará um ponto a equipe.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a análise dos dados contidos no questionário entregue aos alunos após a aplicação do jogo, constatou-se que a maioria destes apresentaram opiniões positivas em relação à aplicação e que houve uma significativa aprendizagem Foi observado que 72% dos alunos não gostam de estudar Química, porque acha à matéria complicada, difícil, 76% não gostam de estudar usando apenas o livro, 63% possuem algum tipo de dificuldade relacionada ao conteúdo Nomenclatura dos Hidrocarbonetos e 100% o jogo auxilia no aprendizado do conteúdo aplicado e 90% afirmaram que se sentiram motivados a estudar o conteúdo utilizando o jogo. Durante o processo foi possível observar a curiosidade seguido do interesse e entusiasmo em participar. Alguns alunos ficaram nervosos quando começaram a jogar, pois estavam com medo de errar o nome do composto. Após a aplicação do jogo foi possível constatar também a participação efetiva dos alunos, o interesse em descobrir novos compostos e dar nome aos mesmos. Muitos alunos ao término pediram que fosse elaborado o mesmo jogo só que com um grau maior de dificuldade, para que eles pudessem aprender compostos mais complexos. O jogo pedagógico possibilitou aos alunos um aprendizado diferenciado daquele a qual estavam habituados. Obtendo-se assim os resultados esperados, pois através da atividade foi possível o aprendizado dos alunos.
CONCLUSÕES: Pode–se concluir que o jogo “Três Dados” possibilitou aos alunos o aprendizado e o conhecimento da Nomenclatura de Hidrocarbonetos segundo as normas da IUPAC. A partir dos resultados obtidos afirmar-se, que a introdução de jogos no Ensino de Química é muito importante, pois foi verificado que pode ocorrer uma forte influência no incentivo dos alunos a gostarem de estudar o conteúdo abordado. Foi um método facilitador para o entendimento da Química na sala de aula e uma maneira diferente de abordar a conteúdo proposto e analisar a satisfação dos alunos quanto ao jogo e observar as influências que o uso dessa estratégia de ensino tem na aprendizagem.
AGRADECIMENTOS: A Deus
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MACIEL, Adeilton Pereira; LIMA, Joacy Batista de. Alternativas para o ensino de química na educação básica: a experiência no cotidiano da docência em química. São Luis: Edufma, 2011.
PILLETTI, Claudino. Didática geral. São Paulo: Ática, 2004.
ROBAIMA, José Vicente Lima. Química através do lúdico: Brincando e aprendendo. Canoas: Ulbra, 2008.