Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A percepção dos alunos do ensino médio em relação a radiação emitida através dos aparelhos de telefones celulares.
AUTORES: Silva, A. (FAMASUL) ; Silva, E. (UFRPE)
RESUMO: O referido trabalho relata um projeto de intervenção realizado em uma Escola no Município de Escada- PE entre os alunos do ensino médio. O projeto surgiu da necessidade de informação,enfatizando a importância do tema para a sociedade atual. Os discentes conheceram a história da radioatividade e química nuclear bem como as suas propriedades que trazem benefícios e também malefícios aos seres vivos, os educandos compreenderam os tipos de radiação e suas empregabilidade principalmente sobre radiofrequência que é emitida pelos telefones celulares, Há muitos estudos que apontam o uso de celulares como o principal agravante no aumento de casos de câncer na área da cabeça e pescoço, porem nada foi cientificamente comprovado, os alunos puderam opinar conscientemente sobre o referido tema polêmico.
PALAVRAS CHAVES: Informação; Radiação; Celulares
INTRODUÇÃO: Segundo Marcos Passos e Alexandre de Souza(2012) a radioatividade foi descoberta por Wilhelm Rontgen através da identificação dos primeiros raios X após ele Becquerel, Marie e Pierre Curie derem continuidade aos estudos sobre radiação aprimorando os seus conhecimentos primários. A radiação é um tema muito temido pela maioria das pessoas, pois o mesmo possui sempre sua imagem associada a malefícios aos seres vivos, porém sabemos que além dos efeitos nocivos, a radiação também possui propriedades que auxiliam a saúde humana, temos como exemplo a radioterapia, um processo radioativo que elimina as células cancerígenas do corpo humano, aumentando a possibilidade de cura de pacientes com câncer. (PASSOS 2012) Essa pesquisa teve o principal objetivo de formar opiniões críticas e de informar aos jovens que o aparelho celular emite radiação, pois, no interior do aparelho existe um transmissor que capita o som da voz e o codifica em ondas senoidais que são transmitidos por sua antena interna, todo esse processo resulta em liberação de calor, ou seja, a radiofrequência (RF) emitida pelos celulares é capaz de aquecer o corpo humano, A radiofrequência faz parte do grupo das radiações não ionizantes, ou seja não são nocivas aos seres humanos, o fato é que os jovens usam o aparelho celular muitas horas ao dia, o corpo humano não está preparado para receber certos níveis elevado de calor e com frequência, além de não se saber se essa radiação aparentemente nociva continua inofensiva sendo exposta continuamente ao corpo humano.
MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente realizamos pesquisas bibliográficas em livros, artigos, apostilas e internet sobre radioatividade malefícios e benefícios a saúde humana, com o intuito de informar os discentes com as mais atuais pesquisas relacionadas a referida temática, enfatizando a responsabilidade social do tema proposto. Posteriormente foi desenvolvido o projeto de intervenção na Escola Professora Maria no município de Escada zona da mata do Estado de Pernambuco. Utilizamos uma aula de intervenção dinâmica e principalmente bastante informativa a fim de deixar o aluno a par das discussões atuais em relação a referida polemica que trata de um objeto com o qual os educandos usam basicamente 24 horas por dia.
Foi elaborada uma discussão antes de qualquer informação para que o alunos expressa-se seus conhecimentos prévios, um slide explicativo para informação geral, cartazes e palestras no auditório direcionada para os alunos do 1, 2 e 3 ano do ensino médio. O projeto de intervenção foi realizado nos dias 03 e 04 de Junho de 2013 no turno da manhã.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: É notória a falta de informação dos alunos em relação as discussões atuais, Infelizmente os alunos continuam fechando os olhos para as notícias informativas que surgem diariamente, é fato que o telefone celular é quase indispensável na vida de um adolescente a maioria dos alunos chegam até a dormir com os celulares embaixo do travesseiro apresentando assim uma espécie de dependência do uso de celulares, ou seja usam tanto que não se imaginam sem o mesmo. Durante o decorrer das aulas de intervenção podemos notar tamanha falta de informação muitos alunos nem ao menos sabia o que significava radiação mostrando claramente a falta de interação do assunto que é levantado pelo docente durante as aulas de química e o mundo em que vivemos, quando relacionamos as aulas com o dia a dia a aprendizagem significativa realmente acontece. Quando os alunos começaram a identificar os assuntos abordados na palestra com a sua vida particular a aula começou a ser muito mais participativa, pois os jovens passaram a observar aspectos abordados como o aquecimento do aparelho celular quando está em uso e o tipo de radiação emitida pelo mesmo e outros. O mais gratificante foi que após todo o processo de informação os alunos voltaram a responder os questionamentos propostos no inicio da aula onde os mesmos responderam através dos seus conhecimentos prévios, a mudança entre as respostas foi gritante mostrando que os alunos absorveram bem as informações que foram passadas, após o debate final os alunos de dividiram em grupos de 5 pessoas e expressaram em forma de cartaz a sua opinião sobre a polêmica celular causa câncer ? os trabalhos realizados pelos alunos foram exposto para que todos os outros alunos das mais variadas séries pudessem privilegiá-los.
CONCLUSÕES: Pode-se concluir que a falta de informação é um dos principais problemas da educacionais, Ainda não há uma pesquisa científica que comprove a participação ativa dos aparelhos celulares em casos de câncer, pois a radiofrequência é inofensiva ao ser humano, o fato é que o uso dos celulares cresceu consideravelmente e com ele cresceu também o tempo de exposição do corpo a essa radiação, despertando a questão que futuramente será respondida, ser educador é exatamente isso instigar o aluno a ser um formador de opinião, crítico e pensante capaz de interferir positivamente no futuro da humanidade.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todos que contribuíram direta ou indiretamente para a realização do referido trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MARCOS, H.S.P; ALEXANDRE, A. S. Livro Química Nuclear e Radioatividade, Editora Átomo (2012).
WILDSON, L.P.S; Roseli, P.S Artigo: Função Social, Oque significa ensino de química para formar o cidadão? Química nova na Escola, Química e Cidadania (1996).
CLEIDSON, C.G Artigo: Experimentação no Ensino de Química, Caminhos e descaminhos rumo a aprendizagem significativa. Revista, Química nova na Escola (2009).