Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: CONCEITOS DE QUÍMICA NO COTIDIANO DOS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O 9° ANO, NA PRODUÇÃO DE UM LIVRO DIGITAL (EM PDF) “CURIOSIDADES DE QUÍMICA”.
AUTORES: Delgado, V.K.S. (IFRN) ; Silva, A.G.L. (IFRN) ; Dantas Junior, E. (IFRN) ; Farias, A.C. (IFRN) ; Medeiros, S.C.S. (EEPIBA-RN) ; Cunha, F.S. (IFRN) ; Santos, T.S. (IFRN) ; Nobrega, A.M. (IFRN)
RESUMO: Neste trabalho foram abordadas curiosidades de Química por meio de textos
didáticos, com os discentes do 9º ano “1” do Ensino Fundamental (escola
Municipal Major Hortêncio de Brito – Acari – RN). Com o intuito de motivar os
alunos ao estudo da Química, realizamos um trabalho que apresentava curiosidades
sobre alguns conceitos químicos. A partir dessa abordagem esperamos que os
estudantes questionem e explorem a importância da Química para o mundo que o
rodeia, pois nota-se que muitas das vezes os discentes não possuem o contato
real, deixando de conhecer um mundo deslumbrante. Para a realização deste
trabalho utilizamos textos, elaboramos oficinas na construção de um livro
digital (em pdf), unimos a opinião dos discentes, a interdisciplinaridade e
pesquisas na sala de informática.
PALAVRAS CHAVES: curiosidades de química; ensino; visão autônoma
INTRODUÇÃO: A Química nos possibilita trabalhar com diversos temas e conhecimentos do mundo,
existe uma infinidade de saberes a serem explorados e compreendidos. O estudo
desta disciplina pelos discentes inicia-se no 9° ano do ensino Fundamental na
matéria Ciências, os discentes muitas das vezes não possuem o contado efetivo
com as curiosidades dos conteúdos de Química, desmotivando-o a não si interessar
em estudar está ciência, e até mesmo dificultando a compreensão desta
disciplina. Deste modo, é preciso trabalhar, discutir e fazer com que os
estudantes desenvolvam sua própria visão em relação a está matéria tão
importante. Assim, foram analisados livros e artigos que abordavam as
curiosidades de Química; identificando os conteúdos essenciais para aprendizagem
e a motivação dos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental (Escola Municipal
Major Hortêncio de Brito – Acari – RN); em seguida, houve a execução desta
pesquisa em forma de aulas expositivas e oficinas, a produção de um livro
digital (em forma de pdf) feitos por os próprios discentes, para uma melhor
compreensão desta ciência e ao mesmo tempo para instruir ao aluno gostar da
Química.
Segundo DAVIS (2010) um dos principais objetivos da escola enquanto instituição
de ensino, formadora de cidadãos críticos e autônomos é: “A de propiciar aos
alunos a possibilidade de realizar, com os materiais e os meios disponíveis,
algo que ainda não tenha sido feito, ou de fornecer condições para que aquilo
que já foi feito seja visto ou refeito a partir de uma nova perspectiva. [...]”.
Tendo em vista o papel importantíssimo da escola enquanto formadora de cidadãos,
é necessário darmos maior ênfase ao desenvolvimento autônomo do aluno. É preciso
expor ao aluno as curiosidades de Química e fazer com que os alunos critiquem
construtivamente.
MATERIAL E MÉTODOS: Através de uma pesquisa bibliográfica foram constados alguns dos trabalhos
viáveis para compreensão de algumas curiosidades de química para os discentes do
Ensino Fundamental (9ºAno). Então foram trabalhados com os discentes estes
textos de forma expositiva, mas compreensiva, despertando no discente a
curiosidade e a importância de se estudar conteúdos (exemplo: introdução a
Química e a onde a encontramos; elementos químicos; Química e a indústria da
beleza) como este na Química, em seguida, formamos 4 grandes grupos entre os
discentes, sorteamos os textos a serem trabalhado por cada grupo, e por fim,
confeccionamos de um livro digital (em pdf) com as curiosidades de química, um
trabalho realizado pelos próprios discentes, fazendo com que os mesmos pensem e
desenvolvam sua própria percepção em relação a esta disciplina. Foram utilizados
na produção destes livros: computadores com scanner, textos extraídos de outros
autores para dar embasamento ao trabalho dos discentes e muita criatividade.
Contamos com a ajuda da professora de Ciências e da professora de Português,
buscando uma nova visão autônoma da Química pelos próprios discentes, para o
desenvolvimento deste trabalho foram necessários dez aulas, distribuídas em
02h35min na sala de aula e 02h25min na sala de informática.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente foram escolhidos pelas autoras do artigo os seguintes textos de
Química, para serem trabalhados com os discentes, cada um dos textos objetivou
atingir as seguintes funções, como mostra na Tabela1. Na tabela 1, apresentamos
os textos trabalhados e os nossos respectivos objetivos, para que os discentes
se autoquestionem em cada um destes textos. Ao abordarmos estes textos com os
discentes, os mesmos discutiram e afirmaram diversas ideias, como por exemplo:
no primeiro texto ficaram supressos ao saberem que o chulé era uma bactéria, e
que ela libera aquele mal cheiro (substância) que caracteriza chulé, mas, mais
supressos ficaram quando ao descobrirem que esta substância era um ácido (Ácido
Valérico); no segundo texto, tiveram dúvidas em relação à importância da
Química, porém no decorrer da leitura e na discursão do texto perceberam o
grande valor da Química, então citaram diversos exemplos, sem a Química
voltaríamos a viver como os homens primitivos, sem tomar banho,entre outros;em
todos os textos os alunos revelaram-se participativos e curiosos. Depois do
trabalho em sala de aula, partimos para a sala de informática, onde cada grupo
pesquisou mais sobre o seu tema de Química, dando mais subsidio para a sua
produção. No quadro 1 abaixo, apresentar-se um dos textos produzidos pelos
discentes, mostrando a visão critica e autônoma dos mesmos, dando referência ao
quinto texto trabalhado “Química e aparência: Descolorindo os cabelos”. Percebe-
se que os discentes exploraram bem a importância da Química neste texto (Quadro
1),em que destacaram exemplos do dia-dia, comparando as opiniões das pessoas em
relação à Química, e se auto questionando “A Química é importante?”.
Tabela 1
Textos utilizados
Quadro 1
produção dos discentes do 9º ano do ensino
fundamental –Escola Municipal Major Hortêncio de
Brito – Acari -RN.
CONCLUSÕES: A busca do conhecimento é essencial para a vida humana, nos autoconstruímos nesta
aprendizagem, os discentes precisam conhecer e explorar este mundo da Química.
Trabalhar com os discentes algo comum do seu cotidiano, interligando a química à
sua própria vida, possibilitou uma aprendizagem significativa. Questionar o papel
da Química e a própria Química, fez com que os discentes repensassem os seus
conceitos individualmente e coletivamente, até se chegar a uma conclusão: “A
Química realmente é importante, ela está presente no meu cotidiano” e construir a
sua própria produção literária.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente a Deus pela oportunidade, a CAPES-Brasil (PIBID -
Currais Novos), a nossa orientadora e supervisora do PIBID Suzanny C. S. Medeiros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DAVIS, Cláudia Oliveira, Psicologia da Educação. 3ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, n. 57, vol. 15, 1987 (texto adaptado) apud USERCO; SALVADOR, Química — volume único — 5. ed. reform. — São Paulo : Saraiva, p.99, 2002.
SILVA, Vitor de Almeida; BENITE, Anna Maria Canavarro; SOARES, Márlon Herberto Flora Barbosa, QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, Algo Aqui Não Cheira Bem... A Química do Mau Cheiro, Vol. 33, N° 1, FEVEREIRO - 2011.
USBERCO; SALVADOR, Química — volume 1 - 14 ed. reform. — São Paulo: Saraiva, p.185 e p.22, 2009.
USBERCO; SALVADOR, Química — volume único — 5. ed. reform. — São Paulo : Saraiva, p.164, 2002.
USBERCO; SALVADOR, Química, volume 2: físico-química – 12. Ed. reform. São Paulo: Saraiva, p.242, 2009.