Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ABORDANDO A DISCIPLINA DE QUÍMICA DE FORMA LÚDICA COM O AUXILIO DE JOGOS NAS SALAS DE AULA
AUTORES: Alves, J.P.D. (IFRN) ; Pereira, L.F. (IFRN) ; Silva, A.B. (IFRN) ; Confessor, J.J.O. (IFRN)
RESUMO: Neste trabalho, busca-se, a partir de uma revisão bibliográfica e da análise dos
jogos, fazer um levantamento de jogos que podem ser utilizados em sala de aula,
como uma estratégia de ensino para aquisição de conceitos químicos.
Visando uma dinâmica de ensino de forma diferente na sala de aula, para despertar
o interesse dos alunos, já que a falta de motivação, é a principal causa do
desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia do professor, ao
repassar conteúdo. O uso de jogos facilita a proximidade do aluno com o conteúdo.
Evitando que a aula seja exaustiva e monótona.
PALAVRAS CHAVES: Auxílio de Jogos; Forma Lúdica; Sala de Aula
INTRODUÇÃO: As atividades lúdicas, no ensino médio, são práticas que proporcionam uma
educação que visa o desenvolvimento pessoal do aluno e a sua atuação em
cooperação na sociedade. São também instrumentos que motivam, atraem e estimulam
o processo de construção de conhecimento, podendo ser definida, de acordo com
Melo (2005) como um importante instrumento de trabalho. O mediador, no caso o
professor, deve oferecer possibilidades na construção do conhecimento,
respeitando as diversas singularidades. Essas atividades oportunizam a
interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social, e
cognitivo quando bem exploradas. Quando se cria ou se adapta um jogo ao conteúdo
escolar, ocorrerá o desenvolvimento de habilidades que envolvem o indivíduo em
todos os aspectos: cognitivos, emocionais e relacionais. Tem como objetivo
torná-lo mais competente na produção de respostas criativas e eficazes para
solucionar os problemas. Para Kishimoto (1994), o jogo, considerado um tipo de
atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa. Elas devem estar
em equilíbrio, pois se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a
função educativa for predominante será apenas um material didático. Os jogos se
caracterizam por dois elementos que apresentam o prazer e o esforço espontâneo,
além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade e o trabalho
em grupo. Assim sendo eles devem ser inseridos como impulsores nos trabalhos
escolares. Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que
podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo,
ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de
conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos.
MATERIAL E MÉTODOS: Olhe ao seu redor , tudo que você vê, toca, cheira ou sente sabor são
substâncias Químicas. Muitas dessas substâncias são naturais e estão presentes
no seu corpo, no solo, na vegetação, no ar etc. Muitas outras são sintéticas,
isto é, são produzidas pelo ser humano nos laboratórios e nas indústrias, por
exemplo: os plásticos, as fibras têxteis e os medicamentos. Na vida moderna,
essas substâncias químicas sintéticas têm grande importância. A produção de
diversos materiais e produtos que utilizamos em nosso dia-a-dia: a borracha, o
náilon e o metal são resultado de conhecimentos de química e de sua aplicação
industrial. A química é a ciência que estuda a estrutura, a composição, as
propriedades e as transformações da matéria. Assim, podemos dizer que a química
é uma ciência que ocupa uma posição central, sendo fundamental em todos os
campos do conhecimento humano. (USBERCO & SALVADOR; 2005). Neste sentido, este
artigo trata-se de uma pesquisa Bibliográfica e descritiva feita em artigos
científicos e livros. Sobre como tratar o ensino da Química de forma lúdica. A
realização desta pesquisa foi feita através da leitura de artigos científicos ,
livros e acesso à internet .” Procurando jogos que podem ser utilizados no
ensino da Química.” No levantamento do material foram lidos artigos no portal
Química Nova Escola, SCIELO (Scientific Eletronic Library On Line) e foram
feitas pesquisas na biblioteca do IFRN. Depois do levantamento do material , foi
feita uma seleção de jogos que podem ajudar os docentes nas suas respectivas
aulas e os discentes na aquisição de novos conhecimentos.Na coleta dos dados foi
descartado jogos que não tinham relevância na pesquisa. Salvo apenas material
que tinha cunho lúdico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No que se refere ao Ludo químico, a ideia da proposição originou-se durante o
desenvolvimento de atividades da disciplina “Prática de Ensino e Estágio
Supervisionado em Química II” oferecida a alunos do 5° ano de um curso de
Licenciatura em Química. Segundo Zanon et al. (2008), o Ludo Químico para o
ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos foi concebido para ser utilizado
com alunos de 3ª série do Ensino Médio. Além disso, foi idealizado para
favorecer o cooperativismo, isto é, distribuição dos alunos em grupos. O jogo é
composto por 01 tabuleiro (dimensões 50 cm x 50 cm); 04 peões de cores
distintas; 01 dado numerado de um a seis; 100 cartas de perguntas; 20 cartas
desafio; 20 cartas coringa e caderno, lápis ou caneta, para anotações que podem
ser substituídos pela lousa ou quadro branco. (ZANON et al; 2008).
No que se refere ao Bingo Químico, Segundo Santana (2006), foram selecionados 60
elementos da tabela periódica para serem utilizados no bingo, possuindo, em
cada cartela, 30 elementos escolhidos de forma aleatória. As cartelas possuem
apenas os símbolos dos elementos. Os materiais utilizados na construção das
cartelas foram: Cartolina Guache colorida para servir de base para as cartelas
do bingo, papel ofício ou cartão para imprimir as cartelas, fita dupla face,
para fixar as cartelas em sua respectiva base, plástico transparente (papel
contato) para plastificar as cartelas, tesoura, computador e impressora.
(SANTANA; 2006). Os materiais utilizados para a confecção dessas peças foram,
emborrachado EVA, na forma arredondada, tesoura para contar o emborrachado,
papel cartão ou ofício para imprimir as 60 peças, fita dupla face para melhor
fixação do papel no emborrachado, um saco ou uma caixa para guardar as peças.
(SANTANA; 2006).
CONCLUSÕES: Esse tipo de atividade apresenta um diferencial, frente a outras já conhecidas e
difundidas no âmbito da comunidade de profissionais, voltados ao Ensino de Química
no Brasil, pois os jogos são elementos muito valiosos no processo de apropriação
do conhecimento, permitindo o desenvolvimento de competências no âmbito da
comunicação, das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em equipe e
utilizando a relação cooperação/competição em um contexto formativo, pois o aluno
coopera com os colegas e principalmente potencializa seu aprendizado.
AGRADECIMENTOS: Ao PIBID (CAPES/CNPQ) pelo apoio acadêmico e financeiro. Ao Instituto Federal do
Rio grande do Norte pelo corpo docente que esta sempre à disposição.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MELO,C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Información Filosófica. V.2 nº1 2005 p.128- 137.
RUSSELL. J. V. Using games to teach chemistry- an annotated bibliography. Journal of Chemical Education, v.76, n.4, p.481, 1999.
SANTANA, Eliana Moraes de - A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências - 2006.
USBERCO; J& SALVADOR; E. Química 1 – química geral. 11. ed. – São Paulo: Saraiva,2005.
ZANON, D. A. V.; GEUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. de. Jogo didático ludo
químico para o ensino de nomenclaturas dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Departamento de didática, UNESP – SP, 2008.