53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ABORDANDO A DISCIPLINA DE QUÍMICA DE FORMA LÚDICA COM O AUXILIO DE JOGOS NAS SALAS DE AULA

AUTORES: Alves, J.P.D. (IFRN) ; Pereira, L.F. (IFRN) ; Silva, A.B. (IFRN) ; Confessor, J.J.O. (IFRN)

RESUMO: Neste trabalho, busca-se, a partir de uma revisão bibliográfica e da análise dos jogos, fazer um levantamento de jogos que podem ser utilizados em sala de aula, como uma estratégia de ensino para aquisição de conceitos químicos. Visando uma dinâmica de ensino de forma diferente na sala de aula, para despertar o interesse dos alunos, já que a falta de motivação, é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia do professor, ao repassar conteúdo. O uso de jogos facilita a proximidade do aluno com o conteúdo. Evitando que a aula seja exaustiva e monótona.

PALAVRAS CHAVES: Auxílio de Jogos; Forma Lúdica; Sala de Aula

INTRODUÇÃO: As atividades lúdicas, no ensino médio, são práticas que proporcionam uma educação que visa o desenvolvimento pessoal do aluno e a sua atuação em cooperação na sociedade. São também instrumentos que motivam, atraem e estimulam o processo de construção de conhecimento, podendo ser definida, de acordo com Melo (2005) como um importante instrumento de trabalho. O mediador, no caso o professor, deve oferecer possibilidades na construção do conhecimento, respeitando as diversas singularidades. Essas atividades oportunizam a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social, e cognitivo quando bem exploradas. Quando se cria ou se adapta um jogo ao conteúdo escolar, ocorrerá o desenvolvimento de habilidades que envolvem o indivíduo em todos os aspectos: cognitivos, emocionais e relacionais. Tem como objetivo torná-lo mais competente na produção de respostas criativas e eficazes para solucionar os problemas. Para Kishimoto (1994), o jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa. Elas devem estar em equilíbrio, pois se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático. Os jogos se caracterizam por dois elementos que apresentam o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade e o trabalho em grupo. Assim sendo eles devem ser inseridos como impulsores nos trabalhos escolares. Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos.

MATERIAL E MÉTODOS: Olhe ao seu redor , tudo que você vê, toca, cheira ou sente sabor são substâncias Químicas. Muitas dessas substâncias são naturais e estão presentes no seu corpo, no solo, na vegetação, no ar etc. Muitas outras são sintéticas, isto é, são produzidas pelo ser humano nos laboratórios e nas indústrias, por exemplo: os plásticos, as fibras têxteis e os medicamentos. Na vida moderna, essas substâncias químicas sintéticas têm grande importância. A produção de diversos materiais e produtos que utilizamos em nosso dia-a-dia: a borracha, o náilon e o metal são resultado de conhecimentos de química e de sua aplicação industrial. A química é a ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades e as transformações da matéria. Assim, podemos dizer que a química é uma ciência que ocupa uma posição central, sendo fundamental em todos os campos do conhecimento humano. (USBERCO & SALVADOR; 2005). Neste sentido, este artigo trata-se de uma pesquisa Bibliográfica e descritiva feita em artigos científicos e livros. Sobre como tratar o ensino da Química de forma lúdica. A realização desta pesquisa foi feita através da leitura de artigos científicos , livros e acesso à internet .” Procurando jogos que podem ser utilizados no ensino da Química.” No levantamento do material foram lidos artigos no portal Química Nova Escola, SCIELO (Scientific Eletronic Library On Line) e foram feitas pesquisas na biblioteca do IFRN. Depois do levantamento do material , foi feita uma seleção de jogos que podem ajudar os docentes nas suas respectivas aulas e os discentes na aquisição de novos conhecimentos.Na coleta dos dados foi descartado jogos que não tinham relevância na pesquisa. Salvo apenas material que tinha cunho lúdico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No que se refere ao Ludo químico, a ideia da proposição originou-se durante o desenvolvimento de atividades da disciplina “Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Química II” oferecida a alunos do 5° ano de um curso de Licenciatura em Química. Segundo Zanon et al. (2008), o Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos foi concebido para ser utilizado com alunos de 3ª série do Ensino Médio. Além disso, foi idealizado para favorecer o cooperativismo, isto é, distribuição dos alunos em grupos. O jogo é composto por 01 tabuleiro (dimensões 50 cm x 50 cm); 04 peões de cores distintas; 01 dado numerado de um a seis; 100 cartas de perguntas; 20 cartas desafio; 20 cartas coringa e caderno, lápis ou caneta, para anotações que podem ser substituídos pela lousa ou quadro branco. (ZANON et al; 2008). No que se refere ao Bingo Químico, Segundo Santana (2006), foram selecionados 60 elementos da tabela periódica para serem utilizados no bingo, possuindo, em cada cartela, 30 elementos escolhidos de forma aleatória. As cartelas possuem apenas os símbolos dos elementos. Os materiais utilizados na construção das cartelas foram: Cartolina Guache colorida para servir de base para as cartelas do bingo, papel ofício ou cartão para imprimir as cartelas, fita dupla face, para fixar as cartelas em sua respectiva base, plástico transparente (papel contato) para plastificar as cartelas, tesoura, computador e impressora. (SANTANA; 2006). Os materiais utilizados para a confecção dessas peças foram, emborrachado EVA, na forma arredondada, tesoura para contar o emborrachado, papel cartão ou ofício para imprimir as 60 peças, fita dupla face para melhor fixação do papel no emborrachado, um saco ou uma caixa para guardar as peças. (SANTANA; 2006).

CONCLUSÕES: Esse tipo de atividade apresenta um diferencial, frente a outras já conhecidas e difundidas no âmbito da comunidade de profissionais, voltados ao Ensino de Química no Brasil, pois os jogos são elementos muito valiosos no processo de apropriação do conhecimento, permitindo o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em equipe e utilizando a relação cooperação/competição em um contexto formativo, pois o aluno coopera com os colegas e principalmente potencializa seu aprendizado.

AGRADECIMENTOS: Ao PIBID (CAPES/CNPQ) pelo apoio acadêmico e financeiro. Ao Instituto Federal do Rio grande do Norte pelo corpo docente que esta sempre à disposição.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

MELO,C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Información Filosófica. V.2 nº1 2005 p.128- 137.

RUSSELL. J. V. Using games to teach chemistry- an annotated bibliography. Journal of Chemical Education, v.76, n.4, p.481, 1999.

SANTANA, Eliana Moraes de - A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências - 2006.

USBERCO; J& SALVADOR; E. Química 1 – química geral. 11. ed. – São Paulo: Saraiva,2005.

ZANON, D. A. V.; GEUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. de. Jogo didático ludo
químico para o ensino de nomenclaturas dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Departamento de didática, UNESP – SP, 2008.