53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O USO DO EXPERIMENTO "CAMADAS DE LÍQUIDOS" PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE SOLUBILIDADE E DENSIDADE, NO PROJETO PIBID.

AUTORES: Leal de Castro, D. (IFRJ) ; Lima de Azevedo Neta, S. (IFRJ) ; Lima Fonseca Coutinho, A.C. (COLÉGIO ESTADUAL PIERRE PLANCHER) ; Raposo Benfica da Silva, S. (IFRJ) ; Ramos da Silva, L.G. (IFRJ)

RESUMO: O uso de experimentos com materiais do cotidiano relaciona o dia a dia com o saber científico. Este trabalho foi desenvolvido a partir da aplicação de um experimento numa escola pública da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, com os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio. Foi trabalhado o experimento “Camadas de Líquidos”, o qual utiliza materiais simples e de baixo custo. Este experimento envolve os conceitos de solubilidade e densidade. Foi utilizada uma abordagem demonstrativa investigativa, ou seja, os alunos foram instigados a pensar em soluções para as questões apresentadas. Através dos resultados foi observado que grande parte da turma acertou as questões, além de relatar que através desse experimento é possível identificar as propriedades dos líquidos e aplicá-las no cotidiano.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Solubilidade; Densidade

INTRODUÇÃO: É de suma importância inserir as atividades experimentais na construção do saber dos alunos, por questionamentos reconstrutivos, construção de argumentos e comunicação entre esses argumentos. Esses três devem ser desenvolvidos nessa ordem, com o objetivo de desenvolver este o raciocínio para o uso no dia a dia, formando pessoas e cidadãos (GONÇALVES e MARQUES, 2006). É importante que a previsão dos resultados seja de um fenômeno conhecido pelos alunos (WELLS, 1998), este é o questionamento reconstrutivo, dar o conhecimento inicial esperando uma resposta. Inter-relacionando esses conhecimentos científicos com o cotidiano, o senso critico do meio em que está, irá aumentar fazendo as clássicas perguntas, “por que ? Como acontece ?” sempre que não for sanada sua duvida. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da aplicação deste experimento didático num colégio público da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, onde o projeto PIBID é desenvolvido pelos alunos do curso de Licenciatura em Química do IFRJ. Participaram alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio. Foi trabalhado o experimento “Camadas de Líquidos” (MATEUS, 2002), que utiliza materiais simples e de baixo custo. Neste experimento estão envolvidas duas propriedades das substâncias: a solubilidade e a densidade. A densidade é uma grandeza que expressa à razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. A solubilidade é a capacidade de uma substância se dissolver em outra substância. Em relação à dissolução de sólido em líquido, podemos dizer que essa capacidade é limitada, isto é, há certa quantidade de soluto que podemos diluir numa certa quantidade de solvente.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a aplicação do experimento “Camadas de líquidos” (MATEUS, 2002), utilizamos uma proveta de 1000 mL onde colocou-se 200 mL de xarope de milho. Adicionou-se, cuidadosamente, a mesma quantidade de água contendo algumas gotas de corante alimentício azul, escorrendo-a pelas paredes do frasco. Adicionou-se uma quantidade semelhante de óleo vegetal por cima da água com corante, e cuidadosamente, adicionou-se o álcool contendo algumas gotas de corante alimentício vermelho por cima do óleo (Figura 01). Colocou-se pequenos objetos, como bola de gude, pedaço de vela, rolha de cortiça, boneca de plástico no cilindro e observou-se. Durante todo experimento utilizou-se uma abordagem demonstrativa investigativa, ou seja, os alunos foram instigados a pensarem em soluções para as questões apresentadas, são elas: Em que camada cada objeto flutuou e por quê? Por que os objetos pararam em camadas diferentes? Os líquidos irão eventualmente se misturar? Justifique. Poderia utilizar outra ordem para adição dos líquidos? Por quê? Isso vem justificando a afirmativa de Oliveira (1999) onde se diz que os alunos são construtores de seus saberes, a partir de atividades científicas coerentes onde há sentido. Pois segundo o mesmo, somente a explicação do professor em sala de aula e exercícios de fixação não são suficientes para suprir essa construção do saber. Em seguida, foram respondidas algumas dúvidas sobre densidade, solubilidade e misturas. Logo após, foi apresentado o questionário para os alunos responderem baseados no experimento proposto. O questionário continha quatro questões discursivas e uma questão objetiva.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram deste trabalho 147 alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Pierre Plancher, que faz parte das escolas conveniadas ao PIBID (Projeto Institucional de Iniciação a Docência) do IFRJ. Foram feitas as seguintes perguntas após a aplicação do experimento “Camada de Líquidos”:1. Explique por que alguns objetos flutuam ou afundam quando são mergulhados em diferentes líquidos; 2. Ao mergulhar a boneca, o pedaço de vela, a gude, a cortiça em quais líquidos esses objetos irão parar Justifique; 3. De todos os líquidos qual é o mais denso? 4. Coloque os líquidos usados no experimento em ordem crescente de densidade; 5. Você acredita que através desse experimento é possível identificar as propriedades dos líquidos: Sim ( ) ou Não ( ) Nas primeiras questões (1 a 3) esperava-se, com a aplicação da experimentação, uma maioria de acertos. 83% dos alunos explicaram corretamente a questão 1, 85% explicaram corretamente a questão 2, e 86% responderam corretamente a questão 3. Na “Questão 4” observou-se maior índice de erros (48% de respostas erradas) por falta de compreensão da diferença entre ordem crescente e decrescente, dificuldade oriunda da falta de conhecimento de Matemática. Posteriormente esta dificuldade poderá ser sanada com trabalhos interdisciplinares entre Química e Matemática, onde este experimento poderá abordar as duas disciplinas. Na “Questão 5” que apesar de objetiva é questão qualitativa que nos traz uma verdade já vista, as atividades lúdicas, experimentais e afins, trazem grande conforto e satisfação para os alunos na compreensão dos conceitos científicos, nesta questão 92% dos alunos responderam sim.

Figura 01- Foto do experimento "Camada de Líquidos"



CONCLUSÕES: De acordo com os dados do questionário analisados, e com a participação dos alunos nas atividades, podemos observar que o uso do experimento levou a compreensão inicial do conceito de densidade e solubilidade, pois grande parte da turma acertou as questões, além de relatarem que através desse experimento é possível identificar as propriedades dos líquidos e aplicá-los ao cotidiano. Foi possível observar certa dificuldade na sistematização de dados que dependiam de conhecimentos de conceitos básicos da Matemática. Pretendemos trabalhar estes conceitos para buscar solucionar as dúvidas.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao IFRJ, ao Colégio Estadual Pierre Plancher pela participação no projeto PIBID- IFRJ e a CAPES pelo fomento à realização desta pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GONÇALVES, F. P., MARQUES, C. A. Contribuições Pedagógicas e Epistemológicas em Textos de Experimentação no Ensino de Química, UFRGS, 2006. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol11/n2/v11_n2_a4.htm, acesso 09/07/2013.
http://www.colegioweb.com.br/quimica/estudo-da-solubilidade.html, acessado em 11 de março de 2013 às 11horas.
http://www.brasilescola.com/quimica/densidade.htm, acessado em 11 de março de 2013 às 10 horas e 40 minutos.
MATEUS, A. L., Química na cabeça: experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola, editora UFMG, 2002.
OLIVEIRA, D. L. de. Ciências nas Salas de Aula. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1999