Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A FORMAÇÃO DA CIDADANIA E O ENSINO DA QUÍMICA
AUTORES: Sousa, J.A. (IFPI) ; Machado, I.C.P. (IFPI)
RESUMO: Embora pouco desenvolvidos nas instituições de ensino, os PCN são uma referência
quanto aos fins da educação nacional. Referindo-se ao ensino médio como etapa
final da educação básica, a LDB de nº 9394/96, determina que este nível de ensino
esteja voltado, além da preparação para o trabalho, para a formação da cidadania.
Assim, as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas devem priorizar tanto a
preparação básica para o trabalho como a formação para a cidadania. Nesse sentido,
este trabalho aprofunda o debate acerca da educação para a cidadania, em especial
do ensino da Química, a partir de um estudo sobre a prática pedagógica dos
docentes nas instituições públicas estaduais do Município de Caldeirão Grande/PI e
a relação de sua prática pedagógica com a formação para cidadania
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Cidadania; Educação
INTRODUÇÃO: A educação brasileira, a partir das mudanças geradas pela Lei de Diretrizes e
Bases da Educação nacional (LDBEN) de nº 9394/96 e regulamentações, orienta as
políticas públicas educacionais para a formação de um novo cidadão.
Nos PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio) a
necessidade imposta para o País de formar sujeitos/cidadãos é clara, visto que a
escola é tida como “um espaço social de construção dos significados éticos
necessários e constitutivos de toda e qualquer ação de cidadania” (PCN, p. 27).
Isso implica que a forma de desenvolvimento dos conteúdos e da transposição
didática destes deverá, de alguma forma, contemplar a formação para a cidadania,
seja em conteúdos específicos, seja na própria prática docente, seja nos
significados dados pelos alunos das aprendizagens desenvolvidas.
Nesse sentido, cabem algumas questões: 1. Até que ponto a proposta
político pedagógica do Município de Caldeirão Grande/PI contempla os PCN quanto
à formação para a cidadania? 2. Como o professor de Química da rede pública de
ensino médio do município Caldeirão Grande concebe sua disciplina na formação
para a cidadania? 3. O professor de Química da rede pública de ensino médio do
município Caldeirão Grande trabalha, em sua prática pedagógica, a formação para
a cidadania, conforme os PCNEM? 4. Se trabalha, como se materializa em sua
prática? e, finalmente, 5. Em relação aos alunos, estes percebem que estão sendo
formados para se tornarem sujeitos-cidadãos?
Tendo em vista o exposto acima, o presente trabalho objetiva discutir,
principalmente, a importância do ensino da Química para a formação da cidadania
dos discentes, assim como está prevista em documentos oficiais, e se o mesmo
está vinculado à prática docente.
MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois se enquadra com a definição de Bogdan
e Biklin (1994, p. 11) no que se refere à investigação em educação. A presente
pesquisa foi desenvolvida no universo da escola pública estadual, Unidade
Escolar Waldemar de Moura Santos, do Município de Caldeirão Grande/PI. A amostra
incluiu todos os professores que lecionam a disciplina de Química nos 1ª, 2ª e
3ª séries do ensino médio e 60% dos estudantes desta mesma disciplina, no qual
foram selecionados de forma aleatória, por sorteio, sendo considerados
estudantes os alunos regularmente matriculados nas escolas. Quanto à amostra de
professores, considerou-se como professor efetivo e/ou professor contratado.
A coleta de dados incidiu em quatro etapas: na primeira foi feita uma análise de
dados em documentos oficiais, pois estes retratam a preocupação ou não com a
formação para a cidadania, tanto para a escola como um todo (Projeto Político
Pedagógico) quanto para os professores, traduzida em seus planos de curso. A
segunda fase consistiu na observação assistemática, in lócus, da prática
pedagógica desenvolvida pelo professor de Química, com o propósito de
identificar elementos que indiquem ou não a preocupação do professor em formar
para a cidadania. Na terceira etapa aplicou-se um questionário aos professores
cujo teor indicou a sua preocupação ou não com a formação para a cidadania em
sua prática pedagógica. Finalmente, na quarta fase um questionário foi aplicado
à amostra dos estudantes com o propósito de avaliar se os mesmos percebem a
formação da cidadania na disciplina de Química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em termos dos documentos oficiais, verificou-se que a escola possui apenas o
Projeto Político Pedagógico (PPP). A partir do conteúdo do documento, observou-
se que há uma preocupação com a formação para a cidadania, todavia não apresenta
nenhum indicativo quanto ao ensino da química em específico. A partir das
observações em sala de aula, constatamos que a prioridade dada pelos professores
é a apresentação de conceitos específicos e fórmulas, sem contextualizar com as
questões sobre cidadania.
Constatou-se também que os professores de química não compreendem o papel da
química na formação da cidadania, pois 50% responderam priorizarem em suas aulas
a aplicação de cálculos, fórmulas e conceitos; 25% responderam que é prioritária
a aplicabilidade dos conteúdos ao cotidiano e 25% responderam que nessa
disciplina a prioridade é relacionar a química com sua importância para
convivência em sociedade, desta forma, nenhum professor indicou especificamente
a formação para a cidadania.
Estas conclusões foram confirmadas pelos estudantes, pois 53% responderam que os
professores da disciplina tem como prioridade a aplicação de cálculos, fórmulas
e conceitos dos conteúdos, apenas 16% responderam que a prioridade é a
aplicabilidade no seu cotidiano, 30% dos alunos responderam que seus professores
têm como prioridade demonstrar que a disciplina é importante para convivência em
sociedade e 1% responderam o quesito outras, não especificando quais seriam
essas outras prioridades, ou seja, nenhum estudante apresentou a formação para a
cidadania como prioridade dada pelos professores.
Constatou-se, então, que a preocupação maior dos docentes ainda é a aplicação de
conceitos, cálculos e formulas referentes aos conteúdos, contrariando, inclusive
o que preconiza a LDB 9394/96 e os PCNEM.
CONCLUSÕES: Constatou-se que a prática pedagógica dos docentes na escola pesquisada prioriza a
aplicação de fórmulas e conceitos, não relacionando o estudo da química com a sua
aplicabilidade no cotidiano, muito menos para as questões relacionadas à
cidadania. Assim, cabe aos educadores buscar formas efetivas que possam relacionar
os conteúdos de química com a formação para a cidadania dos estudantes,
contextualizando o ensino com o dia a dia, inserindo na prática pedagógica ações
como aulas práticas, feira de ciências, oficinas temáticas, dentre outras que
possibilitem ao desenvolvimento da autonomia.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BOGDAN, R.C. E BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394. 1996. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br.html> Acesso em 29 mar 2012.
__________.Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
__________.Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, Ética. Vol. 8/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.