53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PROGRAMAS INSTITUCIONAIS E A FORMAÇÃO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA REDUZIR OS ÍNDICES DE EVASÃO E RETENÇÃO

AUTORES: Medeiros, M.S. (IFG) ; Silva, A.K. (IFG) ; Goulart, S.M. (IFG) ; Almeida, M.S. (IFG) ; Goulart, A.C. (IFG) ; Cardoso, A.G. (IFG)

RESUMO: Evasão e a retenção escolar são fenômenos comuns em quase todos os cursos de graduação. Partindo dessa realidade, o trabalho tem por objetivo avaliar fatores limitantes desse fenômeno no curso de Licenciatura em Química do IFG - Câmpus Itumbiara e mostrar a relevância dos programas institucionais na formação de excelência do graduando. O trabalho constituiu-se da elaboração de um questionário semi-estruturado para ser aplicado com alunos do curso mencionado. Os resultados foram analisados e, posteriormente, um dos programas institucionais (PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade) realizou uma atividade para intervir em uma das situações-problema verificadas em entrevista. A atividade aplicada na forma de um minicurso foi um sucesso e se tornará uma atividade frequente na instituição.

PALAVRAS CHAVES: retenção; evasão; programas institucionais

INTRODUÇÃO: Evasão em cursos de graduação é um dos fenômenos que mais afligem as instituições de ensino, principalmente quando se trata de redes de ensino público (SILVA-FILHO et. al, 2007). Na Licenciatura em Química do IFG – Câmpus Itumbiara, dados gerados no Sistema Acadêmico comprovam que dos 60 alunos que ingressaram em 2008/2 e 2009/1, com prazo mínimo para integralização do curso, respectivamente em 2012/1 e 2012/2, apenas 11 concluíram, 28 são evadidos, 05 desligados e 16 ainda estão em curso (retidos). Sendo assim, o índice de evasão é de 46,66% e de retenção de 26,66%. Ainda que instituições de ensino superior reconheçam essa realidade em seus cursos ofertados, existem fatores como a determinação de uma política adequada para redução deste fenômeno que devem ser repensados para se elaborar estratégias educacionais que reduzam os efeitos indesejáveis na sociedade em geral (CAMPELLO; LINS, 2008).O IFG – Câmpus Itumbiara atualmente dispõe de vários programas institucionais que são ofertados (PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBIC – Programa Institucional de bolsa de Iniciação Científica, Bolsas de Monitoria, Estágios e PET – Programa de Educação Tutorial). E ainda são desenvolvidas políticas de inclusão social, de apoio e assistência estudantil, para o atendimento de suas expectativas e necessidades, visando sua permanência, desenvolvimento e conclusão do curso. O objetivo desse trabalho foi investigar, junto aos alunos, através de um questionário semi-estruturado, se eles conhecem os programas institucionais e como os mesmos podem contribuir para melhoria do curso, e, dessa forma, apresentar uma proposta de ensino a partir de um dos programas (PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade) que possa motivar os alunos e melhorar essa realidade

MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização do trabalho foi feita uma análise de diversas produções bibliográficas que fazem menção aos principais fatores que levam alunos de graduação a se evadirem de instituições de ensino superior ou até mesmo ficarem retidos por muito tempo no mesmo curso de graduação. Com base no referencial teórico foi elaborado um questionário semi-estruturado para ser aplicado aos alunos do 2º ao 8º período (n=45) de Licenciatura em Química, no intuito de verificar quais os motivos que levam os alunos a ficarem retidos no curso ou até mesmo a se evadirem da instituição. A entrevista semi-estruturada tem como característica questionamentos básicos que são apoiados em teorias e hipóteses que se relacionam ao tema da pesquisa (TRIVIÑOS, 1987). Com os dados obtidos em entrevista, foi sugerido pelo grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade que fosse elaborado um projeto na forma de minicurso sobre Noções básicas em Química já que um dos problemas apontados pelos alunos está na Química inicial do curso. O projeto ofertou 60 vagas e foi realizado no período vespertino de um sábado sendo ministrado pelos próprios petianos integrantes do grupo. Os assuntos abordados foram: tabela periódica, ligações químicas, estequiometria e preparo de soluções.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nesse trabalho, o questionário foi aplicado na forma de uma entrevista semi-estruturada. Essa forma de coleta de dados favorece bastante uma descrição mais detalhada do fenômeno observado além de contribuir na presença efetiva do pesquisador durante todo o processo de coleta de informações sobre o tema de pesquisa (TRIVIÑOS, 2007). Em uma das questões da entrevista foi observado que em relação às disciplinas que os alunos estão em dificuldades, de 45 pessoas, 40 alunos indicaram dificuldades em disciplinas exatas do curso enquanto que 5 alunos apontaram as disciplinas da área de humanas. Quando os alunos foram perguntados sobre os programas institucionais, a maior parte conhecem esses projetos e ainda reconhecem sua importância para formação do graduando. Isso denota que os discentes (2º ao 8º período) estão bem informados quanto à existência dos programas, como mostra a Figura 1. Foi perguntado ainda qual atividade o grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade poderia desenvolver para melhorar a situação de evasão e retenção que assola o curso. Os resultados foram bem expressivos, sendo os mais importantes: realização de monitorias, minicursos, correção de listas de exercícios, etc. como mostra a Figura 2. Com isso, o grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade promoveu um minicurso denominado “Noções básicas em Química” com um limite de 60 vagas. Nesse minicurso com duração de 4 horas, inúmeros exercícios foram desenvolvidos juntos com os alunos. Durante a atividade, os alunos participaram ativamente e ficaram bem satisfeitos com a proposta, sugerindo inclusive, que essas atividades extra-classe, acontecessem pelo menos uma vez ao mês. Tais atividades são motivadoras e interferem positivamente na formação discente.

Programas Institucionais

Programas institucionais (PIBIC, PIBID e outros) como contribuintes na formação e aprendizado do aluno.

Atividades de Ensino

Figura 2: Sugestões de atividades que o grupo PET deveria realizar com os alunos do curso de Licenciatura

CONCLUSÕES: Mediante entrevista semi-estruturada realizada com os alunos do curso de Licenciatura em Química foi possível constatar que a maioria conhece os programas institucionais voltados para pesquisa, ensino e extensão. O grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade, um dos programas recentes da instituição desenvolveu e está desenvolvendo ações para reduzir os índices de evasão e retenção apontados em questionário semi-estruturado e, ainda, está promovendo a divulgação dos programas institucionais ressaltando sua importância na formação com excelência do graduando.

AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Goiás; ao grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade e ao MEC-FNDE pela bolsa concedida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAMPELLO, A. V. C.; LINS, L. N.. 2008. Metodologia de análise e tratamento da evasão e retenção em cursos de graduação de instituições federais de ensino superior. Rio de Janeiro: Enegep. XXVIII Encontro nacional de Engenharia de Produção.

SILVA-FILHO, R. L. L.; MOTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O.; LOBO, M. B. de C. M.. 2007. Evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, Instituto Lobo.

TRIVIÑOS, A. N. S. 1987. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.