Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO APOIO A UMA COMUNIDADE AGRÍCOLA DE MANAUS
AUTORES: Souza, K.S. (UFAM) ; Gomes, D.C. (UFAM) ; Santos, M.N. (UFAM) ; Pedroza, G.R. (UFAM) ; Santana, G.P. (UFAM)
RESUMO: Foram desenvolvidas três cartilhas referentes aos temas ambientais água, agrotóxicos e lixo, contendo informações acerca de cuidados, manuseio, reciclagem, saúde, uso, entre outros, além de pequenos questionários sobre o conteúdo das mesmas. Essas cartilhas foram distribuídas em uma comunidade agrícola da cidade de Manaus, onde alunos do curso de química vivenciaram de perto os temas ambientais, elaborando e motivando a comunidade a ler, responder e utilizar as informações contidas nas cartilhas. O resultado foi bastante satisfatório com mais de 80% de aproveitamento das informações e pedidos de continuidade do projeto por parte da comunidade.
PALAVRAS CHAVES: Eduacação Ambiental; Informação; Comunidade agrícola
INTRODUÇÃO: A comunidade agrícola objeto da ação de educação ambiental localiza-se na zona leste da cidade de Manaus, em área com pouca infraestrutura e saneamento básico. Serviços como coleta de lixo e água encanada não atendem todas as famílias da área, o que os obriga a utilizar água de poços artesianos e cacimbas, muitas vezes perfurados em locais inadequados, água de córregos que irrigam toda a área, sujeitos a contaminação pela utilização dos produtos agrícolas. Outro problema ambiental é o acúmulo de lixo, cujos depósitos ocorrem em locais onde não há coleta, quase sempre próximos aos canteiros de hortaliças, podendo contaminar o solo, as culturas e a água. No combate as pragas a comunidade utiliza agrotóxicos sem nenhuma proteção, na maioria das vezes, além de não haver uma sistemática de coleta das embalagens destes agrotóxicos. A comunidade é composta por cerca de 105 famílias, com grande maioria possuindo nível fundamental incompleto, e com pouca instrução sobre riscos, conservação e manutenção da saúde e do meio ambiente (PROEXTI, 2006). Assim, qualquer informação ambiental que melhore a qualidade de vida da comunidade é extremamente relevante e foco de campanhas de educação ambiental. Outro aspecto interessante deste trabalho foi à aproximação de futuros profissionais da química e professores a situações reais da questão ambiental, uma vez que esta, na última década cresceu bastante no Brasil e se tornou um dos temas transversais os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) centrando o trabalho pedagógico “no desenvolvimento de atitudes e posturas éticas e, no domínio de procedimentos, mais do que na aprendizagem de conceitos” (PCNs, 1998, p.201; Tomazello e Ferreira, 2001).
MATERIAL E MÉTODOS: Após duas visitas a comunidade, foram desenvolvidas cartilhas explicativas e lúdicas com informações relevantes em torno dos principais problemas ambientais levantados: Água: Fontes naturais, preservação e abastecimento, qualidade, contaminação, saúde e água. Agrotóxicos: Definição e tipos, manuseio, armazenamento e descarte, utilização, intoxicação e tratamentos. Lixo: Definição e tipos, descarte e coleta seletiva, reaproveitamento, contaminação, saúde e lixo. Todas as cartilhas tiveram o objetivo de alertar sobre os riscos a saúde causada por contaminação ambiental, informar e orientar sobre ações de prevenção a contaminação ambiental, visando, promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Em cada cartilha havia questionários sobre o tema proposto, que foram recolhidos e corrigidos para a verificação da compreensão do material em questão e foi estipulado como resultado do projeto um percentual acima de 70% de conceitos ótimos e bons nas respostas dos questionários para considerar a eficácia do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados do projeto foram pautados na devolução dos questionários contidos em cada cartilha e nas conversas com os próprios moradores sobre o conteúdo do material. Os moradores elogiaram as cartilhas, acerca da qualidade do material, informando que estava de fácil compreensão, lúdico e de leitura não cansativa, com informações que relembraram alguns cuidados com lixo, água e agrotóxicos e acrescentaram novas informações. As crianças gostaram muito e demonstraram muito interesse em auxiliar os pais na leitura e resposta dos questionários. Das 100 cartilhas distribuídas, o retorno de questionários foi de 40% um número bom levando-se em consideração que o público alvo é composto por agricultores, que não tem tempo e alguma dificuldade para ler. Foi atribuído conceito ótimo para os questionários que continham até 01 erro dentre as 10 questões propostas, conceito foi bom para os que continham até 03 erros e ruim a partir de 5 erros. Dos questionários devolvidos o aproveitamento superou as expectativas iniciais. A temática água foi a que despertou maior interesse entre os comunitários, com retorno de 46,7% dos questionários, o percentual de conceitos ótimos foi de 57,2%, conceito bom de 35,7% e ruim 7,2%. Para o tema agrotóxico, o retorno dos questionários foi de 40%, na correção 41,6% obtiveram conceito ótimo, 41,7% conceito bom e 16,7% obtiveram conceito ruim. Em relação ao lixo, foi o questionário com menor retorno, apenas 32,5%. Dos resultados 69,2% alcançaram conceito ótimo, 15,4% conceito bom e 15,4% obtiveram conceito ruim. Abaixo a Figura 1 mostra de forma estatística o desempenho por cartilha.
Figura 1
Figura 1. Avaliação percentual do aproveitamento das informações contidas nas cartilhas de água, agrotóxico e lixo.
CONCLUSÕES: A ação de educação ambiental transcorreu com alcance dos objetivos uma vez que mais de 80% do público envolvido aprovou e compreendeu o material proposto, com pedidos de continuidade do projeto. A temática água foi a que obteve maior interesse dos comunitários e melhor resultado, a temática agrotóxico apesar de ser objeto de contato diário dos envolvidos no projeto, obteve o menor percentual positivo 83%, o que comprova que a prática diária ou experiência de uso, podem estar sendo desenvolvidas de forma incorreta e inadequada, tornando necessária a reciclagem e aquisição de novas informações.
AGRADECIMENTOS: Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização - PROEXTI.
Programa de Atividade Curricular de Extensão – PACE.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, 1998, 139p.
PROEXTI, 2006. Controle fitossanitário em hortaliças cultivadas pela Comunidade Nova Esperança, Manaus/AM. Relatório final de ações de extensão e interiorização. Universidade Federal do Amazonas
TOMAZELLO, M. G. C; FERREIRA, T. R. C. Educação Ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos? Ciência&Educação, v.7, n.2, p.199-207, 2001.