53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO LEITE VENDIDO NAS RUAS DE MARABÁ: UMA CONTRUIBUIÇÃO AO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Silva, M.L. (UFPA) ; Pinto, G.P. (UFPA) ; Ribeiro, A.F. (UFPA) ; Fagury, R.P. (UFPA)

RESUMO: Os trabalhos de IC aplicados nas escolas devem estar voltados com temas a incentivar os alunos das escolas públicas à pesquisar temas do cotidiano e facilitando o acesso a informações científicas e a aparatos tecnológicos. Um tema interessante de se trabalhar é o leite e seus componentes químicos. O presente trabalho trás resultados do projeto PIBID de Marabá “A Escola Faz Ciência” que em como objetivo contribuir com conteúdos de química no ensino médio. Foram selecionados dois alunos de uma escola pública de Marabá. Foram realizadas coletas, armazenamento e análise da acidez de amostras de leite vendido em Marabá, usando a titulometria. Os resultados mostraram a importância da pesquisa científica infanto-juvenil para o ensino de conteúdos de química na escola.

PALAVRAS CHAVES: Pesquisa infanto-juvenil; Acidez do leite; Intervenção metodológica

INTRODUÇÃO: As práticas aprendidas nos cursos de graduação são pouco vivenciadas pelos formandos nas escolas publicas, onde será o seu futuro local de trabalho, o que acaba dificultando a análise da problemática dos alunos de escola pública, e atrapalhando no futuro profissional dos mesmos. Uma das soluções para essa problemática seria introduzir no cotidiano dos formandos novas propostas didáticas para que esses futuros profissionais possam exercer suas funções, de forma a interessar os alunos de ensino médio à pesquisas e leituras mais aprofundadas de literaturas, que sirvam de ferramentas para o futuro. Foi baseado nesses motivos que impomos a proposta para a Escola Oneide de Souza Tavares de selecionar 2 alunos do ensino médio, para que pudessem participar do projeto, com o objetivo de realizar análises, para a determinação da acidez do leite. O leite tem um teor ácido natural já no momento em que é ordenhado. A legislação considera como leite ácido aquele que apresenta acidez acima de 18ºD (Dornic), o que pode ser proveniente de microrganismos presentes no próprio produto e que fazem o desdobramento da lactose. O leite ácido é impróprio para o consumo e para a industrialização e, à medida que o tempo passa essa acidez aumenta pela multiplicação dos microrganismos, por influência da temperatura e pela falta de higiene nos equipamentos. É sabido que o leite de qualidade obtém-se de vacas sadias, livres principalmente da mastite, uma das principais causas da acidez no leite em função da presença de microrganismos. Assim, a principal medida a ser tomada na prevenção da produção de leite ácido é promover práticas de manejo que, de fato, levem à manutenção da saúde dos animais. Neste trabalho foi determinada a acidez de algumas amostras de leite, pelo método titulométrico.

MATERIAL E MÉTODOS: A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão). Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado), ocorrendo entre as duas, uma reação ácido-base. Para fazer esta atividade, foram selecionados 2 alunos, Brenda Gabrielle e Gabriel Nakayama, ambos do 2º ano da escola Oneide de Souza Tavares. Primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico simples por esses alunos, eles fizeram pesquisas de acordo com os objetivos do projeto. Após esse processo, os alunos foram orientados e devidamente treinados a fazer titulações, para determinar o índice de acidez das amostras de leite vendido nas ruas de Marabá. Essa atividade foi realizada na própria escola onde estudam os alunos. Este trabalho teve início com vários dias de treinamento e estudo desses alunos. Logo após essa etapa, foram feitas as apresentações nas turmas dos dois alunos: 1. Tomou-se uma amostra de 10 ml leite, anteriormente pesada em laboratório em um tubo de ensaio, e transferiu-se para um Erlenmeyer; 2. Em seguida adicionou-se 50 mL de álcool (medido em proveta) e homogeneizada a solução; 3. Foram adicionados 3 gotas de fenolftaleína à solução e homogeneizou-se a solução; 4. A amostra foi titulada com solução de hidróxido de sódio 0,1 M (NaOH), até a viragem da cor branca para rósea claro. Ao término das apresentações, os alunos que assistiram às apresentações fizeram perguntas e expuseram suas dúvidas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As práticas realizadas pelos alunos foram observadas e avaliadas. Como esperado, foi observado que no momento da viragem de cor, foi gasto cerca de 4,6 mL da solução de hidróxido de sódio 0,1 M, e a cor observada no momento da viragem foi rósea claro, como mostra a imagem abaixo. O cálculo realizado para se determinar a acidez do leite vendido nas ruas de Marabá foi: ºD = (Vg x M x Fc x MM)/ m Leite ºD = (4,6 x 0,1 x 9,98 x 40) / 10,34 ºD = 183,632 / 10,34 ºD = 17,8ºD A apresentação dos alunos em suas salas de aula foi bem sucedida. Os mesmos expuseram seus conhecimentos em suas turmas da escola, e deixaram todos satisfeitos com as demonstrações feitas sobre a acidez do leite vendido nas ruas de Marabá. No final das apresentações, Brenda e Gabriel responderam a todas as perguntas de acordo com aquilo que eles pesquisaram e aprenderam no decorrer do projeto.

CONCLUSÕES: Os resultados esperados foram obtidos de acordo com a proposta do projeto, de aproximar os alunos das escolas públicas de Marabá com os conteúdos ministrados em sala pelo professor da referida disciplina. Mostramos ainda que as práticas são essenciais para uma melhoria no ensino-aprendizagem de qualquer disciplina que possa trazer o lúdico para dentro da sala de aula ou da escola.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos à Escola Oneide de Souza Tavares, pelo espaço concedido; Aos Alunos que participaram do projeto; À CAPES e UFPA pela bolsa concedida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Silva, J. A. EDUQUIM, Núcleo de Educação em Química. www.nuvital.com.br, acessado em: 11/05/2012 às 17:45.

Massi, L. Santos, G. R. Queiroz, S. L. Artigos Científicos no Ensino Superior de Ciências: ênfase em Química. Revista eletrónica de enseñanza de las ciências, vol. 7 nº1. 2008.

Schnetzler, R. P. A pesquisa no Ensino de Química e a Importância da Química na Nova Escola. Química Nova Escola. Nº 20. 11/2004