Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS: aprender brincando
AUTORES: Moraes, A.L. (UESPI) ; Fontenele, L.P. (UESPI)
RESUMO: O lúdico é uma ferramenta que pode ser usada na educação básica como expoente de
estimulo para incentivar a interação dos educandos em sala de aula. O jogo
refere-se ao ensino de nomenclatura de compostos orgânicos, onde é possível
relacionar a estrutura das funções com o nome dos compostos formados adotando a
nomenclatura oficial da IUPAC. Essa atividade foi aplicada para uma turma de
terceiro ano do ensino médio a fim de proporcionar uma melhor exposição sobre as
regras de nomenclatura de compostos orgânicos, ao mesmo tempo em que ocorre um
desenvolvimento no rendimento dos alunos na disciplina. Com a introdução desse
jogo proporcionou-se aos estudantes uma forma de aprendizagem diferente e
prazerosa, acarretando uma maior participação em sala de aula, onde os mesmos
aprendem brincando.
PALAVRAS CHAVES: Jogo didático; compostos orgânicos; nomenclatura
INTRODUÇÃO: Na química como em todas as disciplinas das ciências experimentais é
imprescindível a demonstração prática e visual do conhecimento a fim de que isto
ocorra com maior eficiência e seja mais claro para o estudante. Inicialmente, a
dificuldade apresentada em química, com relação à nomenclatura de compostos
orgânicos, é a visualização das estruturas dos compostos e seus respectivos
nomes. Uma solução para o problema é a introdução de jogos didáticos
relacionados aos conteúdos trabalhados. O jogo didático é aquele fabricado com a
pretensão de proporcionar determinada aprendizagem significativa, diferenciando-
se da aula tradicional, por apresentar aspecto lúdico (CUNHA, 1988).
A principal vantagem do uso dos jogos didáticos envolve a motivação gerada pelo
desafio, acarretando o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
Os jogos didáticos aliam o aprendizado de determinados conteúdos a atividade
lúdica, despertando o interesse de alunos para o assunto abordado e propiciando
uma aprendizagem eficaz. Por esse motivo o jogo se torna uma peça de fundamental
importância quando se quer atrair a atenção do aluno para determinado assunto em
que ele oferece resistência. No momento em que ele encara o jogo como uma
brincadeira, aprende o conteúdo sem perceber (KISHIMOTO, 1994).
Com a introdução desse tipo de atividade é possível entender a importância da
utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da
integração, da sociabilidade e principalmente do aprendizado, enfocando a
necessidade de alguns cuidados que devem ser tomados ao serem levados para a
sala de aula, ressaltando a importância da colocação de regras e pontuação.
MATERIAL E MÉTODOS: Após o aluno reconhecer as funções orgânicas e as regras de nomenclatura durante
as aulas expositivas, a aplicação do jogo é significante para o discente se
familiarizar com os grupos funcionais, relacionando-os com os conteúdos vistos
anteriormente. Dessa maneira, os alunos podem saber o nome de cada composto
através das informações fornecidas por cada um dos dados. O professor pode fazer
comentários adicionais tanto relacionados às substâncias encontradas quanto
relacionadas a outras substâncias. O jogo totaliza quatro dados de seis faces. O
dado 01 será referente ao tipo de função orgânica, sendo abordadas as funções:
hidrocarboneto, álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico e éter. O dado 02
indicará o número de carbonos, em que cada face determina um valor, variando de
um a seis. O dado 03 é referente à posição do grupo funcional, que varia de 1 a
3, repetindo duas vezes cada número da posição. O dado 04 é referente ao tipo de
ligação, sendo duas faces para ligações simples, duas faces para ligações duplas
e duas faces para ligações triplas. Caso haja insaturação, o dado 02 será jogado
novamente, mas dessa vez para indicar a posição da insaturação. Para avaliar a
contribuição do jogo no ensino de nomenclatura de compostos orgânicos, foram
aplicados testes objetivos referentes aos conteúdos abordados, antes e depois do
jogo, além de avaliações orais sobre os erros ou acertos durante a atividade
desenvolvida. Assim, pode-se verificar a eficiência da utilização de jogos
didáticos como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através do desenvolvimento deste trabalho pôde-se identificar e observar a
influência que o uso dessa estratégia de ensino tem no processo de aprendizagem
dos alunos. Esse fato deve servir também como incentivo para que professores do
ensino de química adotem metodologias alternativas, nas quais os alunos sintam
liberdade e tornem-se mais desinibidos para questionar e dialogar sobre os
conteúdos da disciplina e consequentemente mudem sua concepção a respeito da
mesma. Para Almeida (2003) o jogo é uma ferramenta didática importante porque
promove a aprendizagem, disciplina o trabalho do aluno e incutir-lhe
comportamentos básicos, necessários para a formação de sua personalidade.
Durante aplicação do jogo como instrumento avaliativo, o aluno pôde perceber se
os conteúdos foram realmente assimilados, se sua aprendizagem obteve o êxito
pretendido, ou se é necessário um reestudo de determinado conteúdo. Os alunos
foram avaliados individualmente e coletivamente através de erros ou acertos dos
nomes dos compostos formados durante a aplicação do jogo, e para que isso
ocorra, serão selecionados situações que os favoreçam a demonstrar os resultados
esperados. Ao ser avaliado coletivamente, o aluno apresentou as competências
especificas de participação da atividade em grupo respeitando as normas e
critérios de atuação definidos pelo jogo aplicado, individualmente o mesmo teve
que responder como chegou a denominação correta, expondo as regras utilizadas na
nomenclatura para cada composto formado.
CONCLUSÕES: A aplicação de jogos é um recurso didático que pode ser utilizado para avaliar o
aluno em relação ao conteúdo estudado. Foi possível observar as dificuldades dos
aluno em relação a nomenclatura de compostos, pois, expondo o que os mesmos
disseram, são muitas regras para se estudar, mas provavelmente eles não conseguem
identificar os compostos apenas por falta de atenção, pois não estão assimilando
o que o professor está transmitindo durante as aulas. O jogo foi desenvolvido de
forma divertida e didática, obtendo-se uma maior interação dos alunos durante o
desenvolvimento da atividade.
AGRADECIMENTOS: PIBID - UESPI
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, P.N. Educação Lúdica: prazer de estudar técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2003.
CUNHA, N. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE. 1988.
KISHIMOTO, T.M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. São Paulo: Cortez,
1995.
ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.