53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS: aprender brincando

AUTORES: Moraes, A.L. (UESPI) ; Fontenele, L.P. (UESPI)

RESUMO: O lúdico é uma ferramenta que pode ser usada na educação básica como expoente de estimulo para incentivar a interação dos educandos em sala de aula. O jogo refere-se ao ensino de nomenclatura de compostos orgânicos, onde é possível relacionar a estrutura das funções com o nome dos compostos formados adotando a nomenclatura oficial da IUPAC. Essa atividade foi aplicada para uma turma de terceiro ano do ensino médio a fim de proporcionar uma melhor exposição sobre as regras de nomenclatura de compostos orgânicos, ao mesmo tempo em que ocorre um desenvolvimento no rendimento dos alunos na disciplina. Com a introdução desse jogo proporcionou-se aos estudantes uma forma de aprendizagem diferente e prazerosa, acarretando uma maior participação em sala de aula, onde os mesmos aprendem brincando.

PALAVRAS CHAVES: Jogo didático; compostos orgânicos; nomenclatura

INTRODUÇÃO: Na química como em todas as disciplinas das ciências experimentais é imprescindível a demonstração prática e visual do conhecimento a fim de que isto ocorra com maior eficiência e seja mais claro para o estudante. Inicialmente, a dificuldade apresentada em química, com relação à nomenclatura de compostos orgânicos, é a visualização das estruturas dos compostos e seus respectivos nomes. Uma solução para o problema é a introdução de jogos didáticos relacionados aos conteúdos trabalhados. O jogo didático é aquele fabricado com a pretensão de proporcionar determinada aprendizagem significativa, diferenciando- se da aula tradicional, por apresentar aspecto lúdico (CUNHA, 1988). A principal vantagem do uso dos jogos didáticos envolve a motivação gerada pelo desafio, acarretando o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. Os jogos didáticos aliam o aprendizado de determinados conteúdos a atividade lúdica, despertando o interesse de alunos para o assunto abordado e propiciando uma aprendizagem eficaz. Por esse motivo o jogo se torna uma peça de fundamental importância quando se quer atrair a atenção do aluno para determinado assunto em que ele oferece resistência. No momento em que ele encara o jogo como uma brincadeira, aprende o conteúdo sem perceber (KISHIMOTO, 1994). Com a introdução desse tipo de atividade é possível entender a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, da sociabilidade e principalmente do aprendizado, enfocando a necessidade de alguns cuidados que devem ser tomados ao serem levados para a sala de aula, ressaltando a importância da colocação de regras e pontuação.

MATERIAL E MÉTODOS: Após o aluno reconhecer as funções orgânicas e as regras de nomenclatura durante as aulas expositivas, a aplicação do jogo é significante para o discente se familiarizar com os grupos funcionais, relacionando-os com os conteúdos vistos anteriormente. Dessa maneira, os alunos podem saber o nome de cada composto através das informações fornecidas por cada um dos dados. O professor pode fazer comentários adicionais tanto relacionados às substâncias encontradas quanto relacionadas a outras substâncias. O jogo totaliza quatro dados de seis faces. O dado 01 será referente ao tipo de função orgânica, sendo abordadas as funções: hidrocarboneto, álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico e éter. O dado 02 indicará o número de carbonos, em que cada face determina um valor, variando de um a seis. O dado 03 é referente à posição do grupo funcional, que varia de 1 a 3, repetindo duas vezes cada número da posição. O dado 04 é referente ao tipo de ligação, sendo duas faces para ligações simples, duas faces para ligações duplas e duas faces para ligações triplas. Caso haja insaturação, o dado 02 será jogado novamente, mas dessa vez para indicar a posição da insaturação. Para avaliar a contribuição do jogo no ensino de nomenclatura de compostos orgânicos, foram aplicados testes objetivos referentes aos conteúdos abordados, antes e depois do jogo, além de avaliações orais sobre os erros ou acertos durante a atividade desenvolvida. Assim, pode-se verificar a eficiência da utilização de jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através do desenvolvimento deste trabalho pôde-se identificar e observar a influência que o uso dessa estratégia de ensino tem no processo de aprendizagem dos alunos. Esse fato deve servir também como incentivo para que professores do ensino de química adotem metodologias alternativas, nas quais os alunos sintam liberdade e tornem-se mais desinibidos para questionar e dialogar sobre os conteúdos da disciplina e consequentemente mudem sua concepção a respeito da mesma. Para Almeida (2003) o jogo é uma ferramenta didática importante porque promove a aprendizagem, disciplina o trabalho do aluno e incutir-lhe comportamentos básicos, necessários para a formação de sua personalidade. Durante aplicação do jogo como instrumento avaliativo, o aluno pôde perceber se os conteúdos foram realmente assimilados, se sua aprendizagem obteve o êxito pretendido, ou se é necessário um reestudo de determinado conteúdo. Os alunos foram avaliados individualmente e coletivamente através de erros ou acertos dos nomes dos compostos formados durante a aplicação do jogo, e para que isso ocorra, serão selecionados situações que os favoreçam a demonstrar os resultados esperados. Ao ser avaliado coletivamente, o aluno apresentou as competências especificas de participação da atividade em grupo respeitando as normas e critérios de atuação definidos pelo jogo aplicado, individualmente o mesmo teve que responder como chegou a denominação correta, expondo as regras utilizadas na nomenclatura para cada composto formado.

CONCLUSÕES: A aplicação de jogos é um recurso didático que pode ser utilizado para avaliar o aluno em relação ao conteúdo estudado. Foi possível observar as dificuldades dos aluno em relação a nomenclatura de compostos, pois, expondo o que os mesmos disseram, são muitas regras para se estudar, mas provavelmente eles não conseguem identificar os compostos apenas por falta de atenção, pois não estão assimilando o que o professor está transmitindo durante as aulas. O jogo foi desenvolvido de forma divertida e didática, obtendo-se uma maior interação dos alunos durante o desenvolvimento da atividade.

AGRADECIMENTOS: PIBID - UESPI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, P.N. Educação Lúdica: prazer de estudar técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2003.

CUNHA, N. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE. 1988.

KISHIMOTO, T.M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. São Paulo: Cortez,
1995.

ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.