53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Reciclagem do óleo de cozinha : A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA (ações sustentáveis praticadas na cidade de Confresa – MT).

AUTORES: Luz, B. (IFMT) ; Silva, A.L. (IFMT) ; Fernandes, E.B.K. (IFMT) ; Silva, R.E. (IFMT) ; Souza, K.C. (IFMT)

RESUMO: Este projeto foi desenvolvido com o intuito de desenvolver a conscientização socioambiental na sociedade local e nos alunos da cidade de Confresa-MT, Devido muitos bares, restaurantes, hotéis e residências da nossa cidade jogarem o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies.

PALAVRAS CHAVES: Reciclagem educacional;; Responsabilidade ambienta; óleo de cozinha

INTRODUÇÃO: É de suma importância colocarmos em pauta sobre o ensino da Química no âmbito escolar , buscando construir cidadãos críticos que têm possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la construtivamente. Na América Latina e no Brasil, em particular, a Educação Ambiental tem sido concebida em sintonia com acrítica socioambiental sustentada pelos movimentos ambientalistas e difundida na sociedade, o que a torna originária de um campo social historicamente construído denominado de campo ambiental (CARVALHO, 2002).Gostaria de frisar que o nosso foco inicial foi a criação de medidas, que são submetidas a estudos, que foram baseados em um levantamento, elaborado através de um questionário de perguntas, implantado nas escolas púbicas e estaduais da cidade de Confresa MT , que foi o pilar inicial da nossa pesquisa . No segundo momento mobilizamos a sociedade através dos meios de comunicação (Radio,Televisão,Palestras escolares etc.) para participarem das palestras que foram ministradas nos âmbitos escolares, tanto para o publico alvo como para própria família . O objetivo deste trabalho foi inserir a educação ambiental dentro do cotidiano dos alunos aplicando conceitos básicos, Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, cidades, destacamos nas palestras que algumas instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos para reciclar o produto. As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estará comprometida.

MATERIAL E MÉTODOS: Para passar da intenção à prática e evitar problemas provocados pela falta de informaçã, visto que à própria Educação Ambiental è nova em sua concepção, quanto a inserção de temas do cotidiano no ensino de Química também é recente. Segundo Medina &Santos (1999), do ponto de vista de fundamentação pedagógica a concepção do processo ensino-aprendizagem cria a possibilidade de que o educador possa fornecer novos elementos ao processo de educação que possibilitem mudar a “visão de mundo” dos sujeitos da educação. Para realização deste trabalho foi realizado no primeiro momento uma pesquisa de um levantamento bibliográfico, após a pesquisa, foi efetuada uma palestra sobre reciclagem do óleo de cozinha, Sendo importante ressaltar que o nosso objeto de estudo foi a sociedade local. (envolvendo o âmbito escolar, o lar, setores públicos, entre outros) Sendo desenvolvido com às turmas de 1ª série do ensino médio, sendo um total de 06 (seis) na Escola Estadual 29 de Julho , 04 (quatro ) na escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto; E também na Escolas municipais nas turmas de1ª série do ensino médio , sendo um total de 02 (duas) na Escola Municipal Central , 04 (quatro ) na escola Municipal Escola municipal Profª Creuslhi de Sousa Ramos na cidade de Confresa – MT, tendo em média 25 alunos por turma e perfazendo um total de 400 (quatrocentos ) alunos. Algumas medidas que foi adotadas na metodologia para o alcance dos objetivos Foi a abordagem do tema Reciclagem do óleo de cozinha, para os alunos de Química da 1ª Série do ensino médio em 02 (duas) Escolas Estaduais e 02 (duas ) Escolas Publicas na Cidade de Confresa MT... Ensinamos passo a passo na produção do sabão em barras, foi disseminado em forma de cartilha os lugares responsáveis pela coleta , indicando onde doar seu óleo de cozinha utilizado:

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho teve notadamente resultados positivos, por despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre questões ambientais totalmente inseridas no seu cotidiano, utilizando metodologia e linguagem apropriadas ao publico presente nas palestras , além de alternativas viáveis e educativas sobre processos, para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, de mostramos, o processo de “aprender fazendo”,fabricando um produto novo ecologicamente correto, dando enfoque principal a conservação das reservas naturais do meio ambiente. Gostaria de colocar em pauta outro resultado obtido que foi à sensibilização dos professores com relação à problemática ambiental,implantando- se após a realização dos processos de reutilização do óleo de cozinha e palestras , A coleta do óleo de cozinha, dentro do núcleo escolar , beneficiando assim o Projeto de Coleta e Reciclagem do óleo de cozinha . É importante frisar que depois de ter observado os questionários que foram entregues para os estudantes nos deixou complexos e até mesmo impressionados , pois basicamente 90% dos alunos não sabiam sobre reciclagem do óleo de cozinha e a importância da reciclagem.Mais e importante ressaltar que as expectativa dos alunos foi basicamente a mesma em todas as turmas trabalhadas das instituições de ensino onde foram realizados os trabalhos. Sendo assim de suma importância a implantação da coleta do óleo de cozinha tanto no âmbito escolar , como em diversas localidades da nossa cidade , pois tanto a sociedade local como os alunos passaram a ter uma nova visão , saindo com uma visão critica e ao mesmo tempo construtiva em busca de uma melhoria satisfatória, de preservação do meio ambiente visando a melhoria da qualidade de vida.

CONCLUSÕES: O sucesso destes trabalho de reciclagem de óleo de cozinha dependeu inteiramente da participação da comunidade . Todas as coletas realizadas através do programas de coleta, ofereceu todas as informações necessárias para a reciclagem do óleo e também esclarecimentos sobre proteção ambiental, justamente para inserir a sociedade na responsabilidade ecológica. , foi de suma importância para que os mesmos adquirissem uma maior vivência com os problemas advindos da disposição dos resíduos sólidos no meio ambiente, bem como, de processos simples para a reutilização desses resíduos.

AGRADECIMENTOS: A DEUS, pelo dom da vida e pela infinita bondade de nos guiar até aqui.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/reciclagem/reciclagem12.php
http://funverde.wordpress.com
http://envolverde.com.br/sociedade/reciclagem-de-oleo-de-cozinha-usado-preservacao-do-meio-ambiente-e-fonte-de-energia-renovavel/

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CARVALHO, I. C. M. O ambiental como valor substantivo:uma reflexão sobre a identidade da EA. In: SAUVÉ, L.;ORELLANA, I.; SATO, M.(Orgs.). Textos escolhidos em Educação Ambiental: de uma América à outra. Montreal:Publications ERE–UQAM, 2002. p. 85–90.

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