Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Reciclagem do óleo de cozinha : A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA (ações sustentáveis praticadas na cidade de Confresa – MT).
AUTORES: Luz, B. (IFMT) ; Silva, A.L. (IFMT) ; Fernandes, E.B.K. (IFMT) ; Silva, R.E. (IFMT) ; Souza, K.C. (IFMT)
RESUMO: Este projeto foi desenvolvido com o intuito de desenvolver a conscientização
socioambiental na sociedade local e nos alunos da cidade de Confresa-MT, Devido
muitos bares, restaurantes, hotéis e residências da nossa cidade jogarem o
óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos
dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar
e a vida de muitos animais, inclusive o homem.Quando retido no encanamento, o
óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação
de diversos produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de
tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das
represas, contaminando a água e matando muitas espécies.
PALAVRAS CHAVES: Reciclagem educacional;; Responsabilidade ambienta; óleo de cozinha
INTRODUÇÃO: É de suma importância colocarmos em pauta sobre o ensino da Química no âmbito
escolar , buscando construir cidadãos críticos que têm possibilidades de
apropriar-se de sua realidade e transformá-la construtivamente. Na América
Latina e no Brasil, em particular, a Educação Ambiental tem sido concebida em
sintonia com acrítica socioambiental sustentada pelos movimentos ambientalistas
e difundida na sociedade, o que a torna originária de um campo social
historicamente construído denominado de campo ambiental (CARVALHO,
2002).Gostaria de frisar que o nosso foco inicial foi a criação de medidas, que
são submetidas a estudos, que foram baseados em um levantamento, elaborado
através de um questionário de perguntas, implantado nas escolas púbicas e
estaduais da cidade de Confresa MT , que foi o pilar inicial da nossa pesquisa .
No segundo momento mobilizamos a sociedade através dos meios de comunicação
(Radio,Televisão,Palestras escolares etc.) para participarem das palestras que
foram ministradas nos âmbitos escolares, tanto para o publico alvo como para
própria família . O objetivo deste trabalho foi inserir a educação ambiental
dentro do cotidiano dos alunos aplicando conceitos básicos, Para evitar que o
óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, cidades, destacamos nas
palestras que algumas instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos
para reciclar o produto. As possibilidades são muitas: produção de resina para
tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até
biodiesel.reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos
desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estará comprometida.
MATERIAL E MÉTODOS: Para passar da intenção à prática e evitar problemas provocados pela falta de
informaçã, visto que à própria Educação Ambiental è nova em sua concepção,
quanto a inserção de temas do cotidiano no ensino de Química também é recente.
Segundo Medina &Santos (1999), do ponto de vista de fundamentação pedagógica a
concepção do processo ensino-aprendizagem cria a possibilidade de que o educador
possa fornecer novos elementos ao processo de educação que possibilitem mudar a
“visão de mundo” dos sujeitos da educação. Para realização deste trabalho foi
realizado no primeiro momento uma pesquisa de um levantamento bibliográfico,
após a pesquisa, foi efetuada uma palestra sobre reciclagem do óleo de cozinha,
Sendo importante ressaltar que o nosso objeto de estudo foi a sociedade local.
(envolvendo o âmbito escolar, o lar, setores públicos, entre outros) Sendo
desenvolvido com às turmas de 1ª série do ensino médio, sendo um total de 06
(seis) na Escola Estadual 29 de Julho , 04 (quatro ) na escola Estadual Teotônio
Carlos da Cunha Neto; E também na Escolas municipais nas turmas de1ª série do
ensino médio , sendo um total de 02 (duas) na Escola Municipal Central , 04
(quatro ) na escola Municipal Escola municipal Profª Creuslhi de Sousa Ramos na
cidade de Confresa – MT, tendo em média 25 alunos por turma e perfazendo um
total de 400 (quatrocentos ) alunos. Algumas medidas que foi adotadas na
metodologia para o alcance dos objetivos Foi a abordagem do tema Reciclagem do
óleo de cozinha, para os alunos de Química da 1ª Série do ensino médio em 02
(duas) Escolas Estaduais e 02 (duas ) Escolas Publicas na Cidade de Confresa
MT... Ensinamos passo a passo na produção do sabão em barras, foi disseminado em
forma de cartilha os lugares responsáveis pela coleta , indicando onde doar seu
óleo de cozinha utilizado:
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho teve notadamente resultados positivos, por despertar o interesse e a
curiosidade dos alunos sobre questões ambientais totalmente inseridas no seu
cotidiano, utilizando metodologia e linguagem apropriadas ao publico presente
nas palestras , além de alternativas viáveis e educativas sobre processos, para
evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, de mostramos,
o processo de “aprender fazendo”,fabricando um produto novo ecologicamente
correto, dando enfoque principal a conservação das reservas naturais do meio
ambiente. Gostaria de colocar em pauta outro resultado obtido que foi à
sensibilização dos professores com relação à problemática ambiental,implantando-
se após a realização dos processos de reutilização do óleo de cozinha e
palestras , A coleta do óleo de cozinha, dentro do núcleo escolar , beneficiando
assim o Projeto de Coleta e Reciclagem do óleo de cozinha . É importante frisar
que depois de ter observado os questionários que foram entregues para os
estudantes nos deixou complexos e até mesmo impressionados , pois basicamente
90% dos alunos não sabiam sobre reciclagem do óleo de cozinha e a importância
da reciclagem.Mais e importante ressaltar que as expectativa dos alunos foi
basicamente a mesma em todas as turmas trabalhadas das instituições de ensino
onde foram realizados os trabalhos. Sendo assim de suma importância a
implantação da coleta do óleo de cozinha tanto no âmbito escolar , como em
diversas localidades da nossa cidade , pois tanto a sociedade local como os
alunos passaram a ter uma nova visão , saindo com uma visão critica e ao mesmo
tempo construtiva em busca de uma melhoria satisfatória, de preservação do meio
ambiente visando a melhoria da qualidade de vida.
CONCLUSÕES: O sucesso destes trabalho de reciclagem de óleo de cozinha dependeu inteiramente
da participação da comunidade . Todas as coletas realizadas através do programas
de coleta, ofereceu todas as informações necessárias para a reciclagem do óleo e
também esclarecimentos sobre proteção ambiental, justamente para inserir a
sociedade na responsabilidade ecológica. , foi de suma importância para que os
mesmos adquirissem uma maior vivência com os problemas advindos da disposição dos
resíduos sólidos no meio ambiente, bem como, de processos simples para a
reutilização desses resíduos.
AGRADECIMENTOS: A DEUS, pelo dom da vida e pela infinita bondade de nos guiar até aqui.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/reciclagem/reciclagem12.php
http://funverde.wordpress.com
http://envolverde.com.br/sociedade/reciclagem-de-oleo-de-cozinha-usado-preservacao-do-meio-ambiente-e-fonte-de-energia-renovavel/
DIAS, G, F. Educação ambiental princípios e práticas. 2ª edição, São Paulo: Gaia, 1993. pág. 84.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília:MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, I. C. M. O ambiental como valor substantivo:uma reflexão sobre a identidade da EA. In: SAUVÉ, L.;ORELLANA, I.; SATO, M.(Orgs.). Textos escolhidos em Educação Ambiental: de uma América à outra. Montreal:Publications ERE–UQAM, 2002. p. 85–90.
MEDINA, N. M. & SANTOS, E. C. Educação Ambiental: Uma metodologia participativa de formação. Petrópolis, RJ:Vozes, 1999.
OLIVEIRA, E. M. Educação Ambiental: uma possível abordagem. Brasília: IBAMA, 1998.
ACOBI, P. R. 2005. Educação ambiental: o Desafio da Construção de um Pensamento Crítico, Complexo e Reflexivo. Educação e Pesquisa. 31: 233-250.
1. ALBUQUERQUE, E. A Importância da Reciclagem do Lixo. Revista VEJA. 18 agosto de 1999; pág. 20-24.
2. CALDERONI, Sabetai. “Os bilhões perdidos no lixo”. Editora Humanitas, 3ª edição. São Paulo. 1999
3. CEMPRE – Guia de Coleta Seletiva. São Paulo (1999).
4. DEBATE NA ESCOLA. Desenvolvimento sustentável para todos. Júlio Luis Chiavenato. 20 Julho de 2001.
5. LIMA, J. D. Curso de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. João Pessoa (2000).
6. PEREIRA, F. Neto. Desenvolvimento Sustentável. Editora HEMUS. 2ª edição. São Paulo. 1993.