53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: COMPREENDENDO A CAMADA DE OZÔNIO.

AUTORES: Maia, G.C.M. (UEPA) ; Santiago, J.C.C. (UEPA) ; Leder, P.J.S. (UEPA) ; Lopes, M.V. (UEPA) ; Silva, M.D.B. (UEPA) ; Neves, P.A.P.F.G. (UEPA) ; Mendes Junior, A.F. (SEDUC) ; Silva, L.O. ()

RESUMO: A realização de experimentos durante as aulas de química é um recurso metodológico que facilita o processo ensino aprendizagem. Partindo desta temática, o presente trabalho teve como objetivo mostrar a importância da camada de ozônio para a vida dos seres humanos através da experimentação, a fim de avaliar o conhecimento dos alunos sobre a camada de ozônio e as consequências de sua destruição para saúde e meio ambiente. Para coleta de dados foi aplicado um questionário constituído de quatro questões abertas (discursivas), para 19 alunos. Com relação à avaliação da atividade experimental desenvolvida, 100% dos alunos participantes avaliaram como positivo a aula ministrada com auxílio do experimento.

PALAVRAS CHAVES: Experimentação; Camada de Ozônio; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: A utilização de atividades experimentais no ensino da química é apontada por muitos autores como um forte veículo de interação entre o observador e o fenômeno estudado. Para Guimarães (2009), a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação, tornando mais palpáveis o conhecimento prévio dos educandos, aproximando-os de sua realidade. É importante trabalhar temas presentes no cotidiano do discente juntamente aos conteúdos vistos em sala de aula, com a finalidade de mostrar a ele de que maneira é possível relacionar tais conteúdos com o ambiente em que se vive, as possíveis implicações com sua qualidade de vida, com a saúde, etc. Desta maneira, o aluno é levado à reflexão sobre a responsabilidade que todos nós temos na conservação e preservação do Meio Ambiente, tornando a aprendizagem mais significativa (CARRARO, 1997). A exploração do tema camada de ozônio nas aulas de química pode favorecer a compreensão dos alunos em relação às consequências da redução da camada de ozônio. Associando as atividades experimentais com as temáticas ambientais é uma maneira de transmitir o conhecimento cientifico, favorecendo a inserção do aluno de forma ativa no processo ensino aprendizagem. Partindo deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar o que os alunos do ensino médio conheciam sobre a camada de ozônio e as consequências de sua destruição para saúde e meio ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública, localizada na cidade de Belém-PA, tendo como participantes da pesquisa 19 alunos do 1º ano. Para coleta de dados foi aplicado um questionário constituindo de quatro questões abertas (discursivas), a fim de avaliar o que os alunos conheciam sobre a camada de ozônio e as consequências de sua destruição para saúde e meio ambiente. A pesquisa foi realizada em quatro momentos: O primeiro momento consistiu no levantamento bibliográfico para realização da pesquisa; Posteriormente foi realizada a aula com auxílio de Data-show e o experimento; O terceiro momento consistiu na aplicação do questionário, a fim de avaliar o nível de conhecimento que os alunos possuíam sobre o assunto em estudo. O experimento utilizado chamava-se “simulando a formação de buracos na camada de ozônio”, o qual foi executado com materiais alternativos: mamadeira, goma de mascar e água quente. Os procedimentos para a execução do experimento foram: Encheu a mamadeira com água quente; O chiclete foi mastigado e em seguida, utilizou-se a goma de mascar como uma tampa fina. Após a montagem, os alunos realizaram suas observações no decorrer do experimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando questionados o que entendiam sobre camada de ozônio, 94,7%, responderam de forma correta como é demonstrado na resposta de um aluno: “É uma camada composta por moléculas de ozônio que filtram os raios UV nocivos à vida na terra” – Aluno A. Em relação consequências da redução da camada de ozônio para saúde e meio ambiente, 84,2% citaram corretamente as consequências: “Aumenta casos de câncer de pele, cataratas, afetam os animais, supressão do sistema imunológico, afetam a flora, etc” – Aluno B. 57,8% dos alunos afirmaram que já tinham estudado este assuntos em séries anteriores, porém o mesmo foi visto de forma tradicional, ou seja, sem auxilio de recursos midiáticos e experimentos. Com relação à avaliação da atividade experimental desenvolvida, 100% dos alunos participantes avaliaram como positivo a aula ministrada com auxilio doo experimento. Tal resultado é demonstrado pela resposta: “A aula foi boa, deu para aprender mais com a experimentação. foi legal ver o chiclete formando buracos simulando a camada de ozônio” – Aluno C. O experimento demonstrou aos alunos o surgimento da camada de ozônio, os quais foram representados pela mamadeira (planeta Terra), água quente (CFCs) e a goma de mascar (camada de ozônio). A água quente mostrou o efeito dos CFCs que são liberados para a atmosfera e que ocasionam a diminuição da camada de ozônio. À medida de que vai sentido os efeitos da água quente, a goma de mascar perdia a elasticidade e começa a ficar com buracos. Os resultados demonstram que os alunos já apresentavam conhecimento acerca do tema estudado, porém o mesmo foi visto sem auxilio de recursos didáticos, evidenciando que a inserção da experimentação no Ensino de Química pode melhorar a participação e entendimento dos alunos.

CONCLUSÕES: Há uma grande dificuldade dos alunos quanto à compreensão dos conteúdos de Química, dificuldades essas, que podem ser superadas através da utilização de métodos experimentais, pois as aulas práticas proporcionaram grande motivação nos alunos, e o aumento da participação destes nas atividades. O experimento utilizado neste trabalho auxiliou na compreensão dos temas abordados e suas aplicações no cotidiano, uma vez que proporcionam uma relação entre a teoria e a prática.

AGRADECIMENTOS: À Capes pela concessão de bolsa PIBID aos quatro primeiro autores deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. Vol. 31, N° 3, Agosto 2009.

CARRARO, G. Educação Ambiental - Abordando o Meio Ambiente e os Defensivos Agrícolas: Uma Proposta para o Ensino de Ciências de 5ª à 8ª Série do 1º Grau. Rio Grande do Sul: Universidade do Rio Grande do Sul, 1997. (Monografia).