Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: APLICAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA PARA O CURSO DE AGRONOMIA EM RELAÇÃO AOS SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA EM DIFERENTES NÍVEIS DE SATURAÇÃO POR BASES
AUTORES: Alves Barbosa, A. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Lima Christichini, J.P. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Ribeiro Brito, A. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Brachtvogel, E.L. (IFMT-CAMPUS CONFRESA)
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância dos estudos da integração
de culturas anuais com a pecuária em diferentes níveis de saturação por bases
combinando-os em esquema fatorial. Mostrando a importância dos níveis de
saturação por bases para redução da acidez dos solos, que estão com um alto
nível de toxidez de Alumínio e Manganês, afetando negativamente a
disponibilidade de vários nutrientes para as plantas, prejudicando seriamente os
rendimentos da maioria das culturas. Sendo correção dos solos feita por meio da
calagem. Sendo esta prática de suma importância para a integração lavoura-
pecuária, permitindo que o agricultor consorcie as pastagens com cereais,
melhorando o rendimento de sua lavoura e recuperado os solos e áreas degradadas.
PALAVRAS CHAVES: rendimentos; nutrientes; toxidez
INTRODUÇÃO: O curso superior Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa (IFMT – Campus Confresa)
tem seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) aprovado no ano de 2010, contando no
mesmo que o profissional dessa área tem em si a capacidade de aprimoramento, dos
conceitos e dos estudos sobre a conscientização ambiental, dentro das diversas
cadeias produtivas na lavoura e pecuária, estudando os métodos de integração de
culturas anuais com a pecuária, com ênfase na recuperação das pastagens com
menores custos em si para tal recuperação.
A integração lavoura-pecuária consiste em diferentes sistemas produtivos de
grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área,
em consórcio, em rotação ou em sucessão. Normalmente essa integração envolve,
principalmente, o plantio de grãos e a recuperação ou implantação de pastagens
(LUSTOSA, 2007).
A elevação dos níveis de saturação por bases servem para diminuir a acidez dos
solos, que estão com um alto nível de toxidez de alumínio e manganês, afetando
negativamente a disponibilidade de vários nutrientes para as plantas,
prejudicando seriamente os rendimentos da maioria das culturas. Portanto, a
correção da acidez dos solos por meio da calagem é importante para as culturas,
assim aparecendo a método de integração lavoura-pecuária.
O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância dos estudos de
integração de culturas anuais com a pecuária em diferentes níveis de saturação
por bases combinando-os em esquema fatorial.
MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente basear-se no PPC do curso em bacharelado em agronomia para
aplicação dos métodos de integração lavoura pecuária, assim realizando um
experimento com quatro níveis de saturação por bases (testemunha sem calcário,
45%, 60% e 75%) e duas modalidades de cultivo (milho consorciado com capim
Brachiaria sp. e milho solteiro) combinados em esquema fatorial totalizando 8
tratamentos. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados,
com quatro repetições, e os tratamentos aplicados em parcelas de 5 x 8 m.
Tentando extrair o conhecimento e dados para possíveis aulas praticas.
Os tratamentos foram instalados com a incorporação do corretivo e semeadura do
híbrido de milho e aos vinte e cinco dias foi realizada a semeadura do capim
Brachiaria, sendo o experimento conduzido ao longo da estação chuvosa. Ao final,
logo após a colheita do milho o capim Brachiaria foi manejado com roçada,
deixando o solo na parcela coberto com os restos culturais, evitando a
desertificação do solo e auxiliando na ciclagem de nutrientes.
A produtividade de grãos (P) foi obtida a partir da colheita e pesagem de
grãos provenientes das espigas da área útil de cada parcela, determinando-se o
teor de água pelo método gravimétrico (BRASIL, 1992), para obter-se este
componente em Kg ha-1, calculado em equivalente a 13% de umidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os experimentos Apresentaram rendimentos importantíssimos nos valores
estatísticos. Porem com rendimentos significativos no desenvolvimento dos
blocos: a altura de planta (A) inserção de espiga (AE), relação altura de
inserção de espiga/altura de planta (AE/A), diâmetro do colmo (DC) (mm),
(cm),massa de mil grãos (M1000) (g), matéria seca por planta (MSP)(g) matéria
seca por hectare(MSha) (kg) e produtividade (P), de milho híbrido AG 1536
cultivado na safra 2010/2011 no experimento.
Por sua vez, estes rendimentos podem ser considerados satisfatórios pelas
condições dos sistemas estudados, considerando as condições do solo em processo
de construção de sua fertilidade e do clima durante a estação de crescimento,
pois há dois anos se faz a correção do solo, nos experimentos. De acordo com
LUTOSA(2007) a correção do solo proporciona melhor desenvolvimento do sistema
radicular da forrageira que,assim, aprofunda-se no solo e absorve água a maiores
profundidades, mantendo-se verde por mais tempo.
Portanto a pesquisa realizada serviu como um modelo a ser seguido para tomada
de decisão na quantidade de corretivo a ser usado na renovação de pastagens
degradadas, podendo ser explicadas para os alunos do curso de agronomia,
aperfeiçoando os conhecimentos, e demonstrando as tomadas de decisão dentro de
uma propriedade com áreas degradadas, observando os métodos de calagem,
proporcionando assim a reforma de pastagens à baixo custo.
FIGURA 1-Manejo cultural
Manejo dos restos culturais no campo experimental.
FIGURA 2 - Sistema de Integração lavoura-pecuária
Cultura do milho no sistema de integração lavoura-
pecuária.
CONCLUSÕES: Nas condições em que foi desenvolvida esta pesquisa, baseando na interpretação
dos resultados, chegou-se às seguintes conclusões: que ao final do trabalho, foram
identificados e analisados os principais sistemas de produção em cada tratamento e
sua eficiência, de acordo com a metodologia utilizada. Assim trazendo para a
pratica as aulas de agronomia, demonstrando a importância da química na
agricultura e no sistema de integração lavoura-pecuária, demonstrando a
viabilidade da aula, assimilando-a com a química, utilizando esta metodologia em
níveis de saturação entre outros.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos aos órgãos financiadores (CNPq, FAPEMAT e PROIC)por nos conceder a
oportunidade de realizarmos este trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Integração lavoura-pecuária: cartilha do produtor. Disponível em: http://www.google.com.br/#site=&source=hp&q=Integra%C3%A7%C3%A3o+lavoura-pecu%C3%A1ria:+cartilha+do+produtor&oq.com. acesso em: Jul de 2013.
CARVALHO, M.M. Recuperação de pastagens degradadas. Coronel Pacheco: EMBRAPA - CNPGL. 1993. 51p. (Documentos, 55).
MEDEIROS, R.B. Integração pasto-lavoura na renovação de pastagem. In: SIMPÓSIO SOBRE MANEJO DE PASTAGEM, 5º. Piracicaba, 1978. Anais... Piracicaba: FEALQ, p.235-301, 1978.