Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Percepções dos alunos universitários sobre o tema agrotóxicos como ferramenta para elaboração de cartilha educativa.
AUTORES: Silva, V.H. (IFG) ; Silva, A.K. (IFG) ; Andrade, L.V. (IFG) ; Goulart, S.M. (IFG)
RESUMO: Os agrotóxicos podem ser considerados como produtos químicos que se destinam ao
controle de pragas e doenças que podem causar prejuízo à produção agrícola. Esse é
um tema de interesse principalmente na Química Ambiental e na Toxicologia. Com o
intuito de verificar o conhecimento dos alunos universitários sobre o tema
Agrotóxicos, foi aplicado um questionário aos alunos do curso de Licenciatura em
Química de uma instituição de ensino superior da cidade de Itumbiara-GO. Tendo
como base a análise desses questionários,será construída uma cartilha em forma de
manual sobre o tema Agrotóxico que, depois de finalizada, será distribuída aos
alunos na instituição onde foi realizada a pesquisa.
PALAVRAS CHAVES: agrotóxico; cartilha; meio ambiente
INTRODUÇÃO: Um dos maiores desafios para um professor ao ensinar Química, nas diferentes
etapas de ensino é fazer uma ponte que associe o conhecimento escolar e o mundo
real dos estudantes (CAVACANTI et. al., 2010). Assim torna-se interessante ao
professor usar de recursos paradidáticos para que os conteúdos dessa disciplina
possam ser transmitidos aos alunos de uma forma atraente e interessante ao
aluno.
Nesse sentido, o tema agrotóxicos merece destaque em função da ampla utilização
dessas substâncias no controle de pragas e manejo de animais (BARROS; PAULINO,
2010) . De acordo com CEVS(2008), os agrotóxicos se caracterizam como produtos
de origem química usados para combater pragas e doenças de plantas que podem
causar problemas ao meio ambiente e aos organismos.
Esta pesquisa justifica-se por sua relevância científica e por ser um tema de
interesse principalmente na Química Ambiental e na Toxicologia. O
desenvolvimento de recursos pedagógicos associados a esse tema com o intuito de
atender as necessidades e as expectativas dos alunos, além de facilitar o
trabalho docente, será o foco do presente projeto. O principal objetivo é
analisar o conhecimento dos discentes sobre o tema agrotóxicos como ferramenta
para a confecção de uma cartilha educativa.
MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa foi apresentada aos alunos deforma clara, coerente e concisa para
que não os induzisse a erros na formulação de suas respostas. Para elaboração
dos questionários, em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa na
literatura para se obter mais conhecimento sobre o tema agrotóxicos.
Após elaboração do questionário,que foi organizado abordando desde os
conceitos básicos do tema agrotóxicos até a acumulação no ambiente, ocorreu à
aplicação em sala de aula.O questionário apresentado aos estudantes de Química
continha 10 questões objetivas e 01 questão discursiva. Como última pergunta do
questionário, pediu-se ao discente para que ele elaborasse uma pergunta para a
qual gostaria de obter a resposta.O questionário foi aplicado a 97 alunos de
todos os períodos de graduação do curso de Licenciatura em Química do Instituto
Federal de Goiás, Campus Itumbiara, sendo: 34 alunos do 1º Período e 63 dos
demais períodos (2º ao 8º). Após o término desta etapa fez-se uma análise das
respostas dos alunos.
Com base nas repostas escritas pelos alunos e na última pergunta do
questionário, está sendo elaborada uma cartilha em forma de manual sobre o tema
Agrotóxicos, focando-se as maiores dificuldades encontradas pelos alunos ao
responder o questionário. Após a finalização da cartilha, serão distribuídos
alguns exemplares aos alunos da instituição de ensino que participaram da
pesquisa. Essa ferramenta será importante para os docentes que trabalham com
áreas afins a essa temática.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Figura 1 apresenta o número de estudantes que acertaram as questões do
questionário, no primeiro e nos demais períodos, respectivamente.Para a
pergunta: O que são agrotóxicos? No 1º período mais da metade dos alunos (18
alunos) responderam a pergunta de forma correta. Do 2º ao 8º períodos o
resultado foi semelhante, pouco mais da metade dos entrevistados (33)
assinalaram também a resposta certa.A maioria dos discentes que estudam na
instituição moram na cidade e alguns deles nunca tiveram contato com
agrotóxicos.
Na questão que envolvia conhecimentos específicos do tema agrotóxicos, foi
pedido ao aluno que “Assinalasse a alternativa que apresenta as vias nas quais
os agrotóxicos podem entrar no organismo”. A maioria dos alunos do 1° (21) e dos
2°, 3°, 4°, 5°, 6°, 7° e 8° períodos do curso (52) responderam corretamente.
Noutro momento, perguntou-se ao aluno se ele sabia “Como era feito o
armazenamento dos agrotóxicos”. A maioria dos alunos responderam de forma
correta (22 alunos no 1° período e 45 alunos nos demais semestres do curso).
Felizmente, pode-se perceber que os estudantes têm consciência de que as
embalagens vazias de agrotóxicos não podem ser descartadas no meio ambiente.
Também foi exposto aos alunos se eles sabiam que “Carrapaticidas são
agrotóxicos”. Poucos entrevistados (14 alunos no 1° período e 32 nos demais)
acertaram a resposta; mostrando que essa seria uma das temáticas de interesse na
confecção da cartilha educativa.
Como última questão, os alunos redigiram uma pergunta no qual eles gostariam de
saber a resposta na cartilha,às mesmas estão apresentadas na Tabela 1.
Todas essas questões e suas respostas serão aprofundadas e servirão de
ferramenta para elaboração de uma cartilha sobre o tema Agrotóxicos.
Figura 1
Respostas dos alunos a algumas questões do
questionário.
Tabela 1
Perguntas redigidas pelos alunos.
CONCLUSÕES: Nesse trabalho verificou-se que a maioria dos alunos entrevistados possuem apenas
conhecimentos básicos e do senso comum sobre o tema agrotóxicos.A falta de
conhecimento sobre agrotóxicos e suas relações com conteúdos de química foi o
maior interesse dos alunos. Nesse sentido, a construção de uma cartilha educativa
sobre agrotóxicos em um curso de Química, torna-se uma ideia relevante porque
permitirá ao aluno aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Além disso, a
produção da cartilha será uma ferramenta facilitadora do trabalho docente.
AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Goiás, ao Grupo PET e ao MEC.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARROS, C.; PAULINO, W. Ciências: o meio ambiente, 2010. Editora Ática. São Paulo.
CAVALCANTI, J. A.; FREITAS, J. C. R. de; MELO, A. C. N. de, FREITAS F. J. 2010. Agrotóxicos: uma temática para o ensino de Química. Química Nova na Escola, 32: 31-36.
CEVS - Centro Estadual de Vigilância em Saúde, 2008. Cartilha: Agrotóxicos: Impactos a saúde e ao meio ambiente, Rio Grande do Sul.