Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA: PRÁTICA E METODOLOGIAS MOTIVADORAS NOS REFORÇOS DO PIBID
AUTORES: Cunha, F.S. (IFRN) ; Farias, A.C. (IFRN) ; Delgado, V.K.S. (IFRN) ; Moreira, K.C. (IFRN) ; Azevedo, J.A. (IFRN) ; Silva, A.F.C. (IFRN)
RESUMO: A relação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem são temáticas que
geram muitas discussões nos ambientes escolares pela funcionalidade de
exteriorizar os conhecimentos teóricos à prática. O ensino de química é
caracterizado pelas representações práticas das descobertas científicas, as quais
proporcionam não só a veracidade. Com o objetivo de incentivar os alunos a
participarem das aulas de reforço de Química, foram desenvolvidas atividades como
gincanas na Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo localizada na
cidade de Acari- RN com as turmas dos Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos), com os
resultados, constatou-se a relevância do projeto na escola para que os alunos
compreendam melhor os conteúdos de química.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Metodologias; PIBID
INTRODUÇÃO: A disciplina de Química trabalhada no Ensino Médio é tema de debates, em meio a
tantas dificuldades apresentada pelos alunos, em respeito à aprendizagem dos
conteúdos na disciplina de Química. Desta forma, o professor como principal
mediador neste processo de ensino-aprendizagem deve abordar metodologias
diferenciadas para construir junto com os alunos um conhecimento significativo
para o seu cotidiano.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do
Norte - campos Currais Novos, vem auxiliando aos futuros docentes a
possibilidade à prática docente para que se adéque à nova realidade escolar, na
peculiaridade de estabelecer o relacionamento entre os futuros professores e
alunos no sistema do ensino, visando a preparação de futuro docentes nas escolas
Estaduais. Fundamentando a teoria prática, estabelecera uma relação contextual e
valorização das ciências, com ênfase ao ensino de química. Diante disso, como
bolsista do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) uma das
atividades propostas a serem desenvolvidas foi a realização de uma gincana, o
dia “Q da Química” na Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo
localizada na cidade de Acari- RN com as turmas dos Ensino Médio (1º,2ºe
3ºanos), seguindo o conteúdo ministrado pela professora. Tendo como objetivo
incentivar os alunos a participarem das aulas de reforço de Química ministrada
pelos bolsistas. Os materiais da gincana eram simples, de baixo custo e
alternativos, mas despertava o interesse e atenção dos alunos.“Saber que Ensinar
não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria
produção ou a sua construção”. (FREIRE, 1996, p. 27).
MATERIAL E MÉTODOS: Foram dividida em salas as turmas, sob orientação da supervisora, onde cada sala
tinha uma metodologia diferente de abordar a suas atividades com os alunos.
1ª série: Foi trabalhado os conteúdos da Tabela Periódica, o jogo lúdico, que
são jogos educativos de atividades que possuem objetivos pedagógicos específicos
para o desenvolvimento do raciocínio e aprendizado.Assim sendo, o “Ludo Químico”
mostrou-se didático, os alunos destacaram que, com o jogo, sentiram-se mais
motivados e ativos na aprendizagem por envolver memorização de regras.
2ª série: Foi preciso três salas, para realizar a caça ao tesouro Químico, onde
cada turma elegeu um líder, que ficava com um mapa do tesouro (mapa da escola),
para que, ao termino da sua etapa pudesse se direcionar para outra. Trabalhando
os conteúdos: Estado da matéria, estequiometria (proporção e balanceamento) e
reconhecimento de elementos e substâncias com o cálculo da massa molar. 1º
sala: Conteúdo, estado da matéria. 2º sala: Conteúdo, estequiometria (proporção
e balanceamento), reconhecimento de elementos e substâncias com o cálculo da
massa molar, com a equação: Fe2(SO4)3 + NaOH → Fe(OH)3 + Na2SO4. 3º sala:
Perguntas e respostas: conteúdos da 1º e 2º série do Ensino Médio. 3ª Série:
Trabalhando os conteúdos de química Orgânica, ou sejas, as funções orgânicas com
o jogo de Palavras Cruzadas, mostrando assim a satisfação e de desenvolvimento
dos alunos durante a realização do jogo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diante do exposto da metodologia defendemos a ideia de que os métodos de
competição entre os alunos podem merecer um espaço na prática pedagógica e
possibilita aos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência ) uma estratégia de motivação aos alunos com os conteúdos
ministrados nos reforços.
Pode-se notar que através da metodologia da gincana, o objetivo pedagógico
proposto, como,o Jogo lúdico, a caça ao Tesouro Químico e o jogo de Palavras-
cruzadas, foi alcançado, uma vez que foram obtidos resultados satisfatórios e
adesão dos alunos, proporcionando um aprendizado mais agradável e significativo.
Os jogos sempre constituíram uma forma de atividade inerente ao ser humano,
representando uma ferramenta de entretenimento, raciocínio, diversão e
integração social desde o seu início. […], é possível recriar uma realidade,
moldá-la e de certa maneira, vivenciá-la (PIAGET, 1975).
Sala da 1ª série, estrutura do jogo lúdico.
Sala da 3ª série, Palavras-cruzadas.
CONCLUSÕES: A parti destas atividades com os alunos percebemos que usando métodos como
gincanas estimula o interesse e fundamenta mais a participação dos alunos nas
aulas de reforço, promovendo uma aproximação aluno-bolsistas e uma maior
frequência nas aulas de reforços.
Usando este método da gincana pode estimular nos alunos a competitividade do
“querer saber mais dos conteúdos de química”, mas para isso aconteça é necessário
que estes sejam desafiados cognitivamente e reforçados os conteúdos de química e
de forma significativa os alunos possam compreender os assuntos abordados em sala
de aula.
AGRADECIMENTOS: Primeiramente a Deus pela força, ao IFRN pelas oportunidades e a CAPES pelo
incentivo aos futuros docentes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE. P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários á Prática Educativa/ Paulo Freire. - São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
GUIMARÃES, C. C. . Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. Vol. 31, n. 3, p.198, agosto 2009.
PACHECO, D. L. M. ; COSTA, T. O. G. ; GALOTTA, A. L. A.. PIBID-QUÍMICA: novas metodologias para o ensino-aprendizagem na escola Ângelo Ramazzotti- Manaus/AM. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/viewFile/7493/5353> Acesso em: 24 de jun. 2013.
PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
VAITSMAN,E. P.; VAITSMAN, D. S..Química & Meio Ambiente: Ensino Contextualizado. Rio de Janeiro, ed. Intercidência, 2006, 252 p.