Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PESQUISA – AÇÃO: ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS INSTITUCIONAIS
(PIBID E PAPIM) VOLTADOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Moraes, S. (UFPA) ; Dorighetto, P. (UFPA) ; Favacho, A. (UFPA) ; Ribeiro, F. (UFPA) ; Lima, C. (UFPA) ; Freitas, H. (UFPA) ; Oliveira, G. (UFPA) ; Alves, A. (UFPA) ; Pinto, G. (UFPA)
RESUMO: As tendências CTS trazem uma ideia de promover a educação científica e
tecnológica dos cidadãos.Desta forma os trabalhos de IC aplicados devem estar
voltados a incentivar os alunos das escolas à pesquisar, facilitando o acesso a
informações científicas. O presente trabalho é o resultado de subprojetos dos
Programas PAPIM e PIBID de Marabá/PA e visou contribuir para o processo de
ensinoaprendizagem dos alunos de uma escola pública, valorizando a universidade
como espaço de transformação,além do envolvimento de alunos de graduação à
IC.Alunos de quatro escolas públicas foram selecionados e estimulados a
pesquisar a respeito sobre assunto relacionados à Química: óleos essenciais,
oxidação enzimática, acidez no leite, ácidos/bases e álcool em gasolina, sendo
este último com maior enfoque.
PALAVRAS CHAVES: Pesquisa-ação; Iniciação Científica; Intervenção metodológica
INTRODUÇÃO: A prática vivenciada pelos graduandos dos cursos de licenciatura nas salas de
aula de escolas pública, cujo ambiente será vivido por tais, pouco é realizado,
dificultando a visualização da realidade presente nas escolas vivenciada pelos
alunos, inibindo os discentes a buscar alternativas viáveis para melhorias
dentro do ensino fundamental e médio. A IC vem como um instrumento que permite
introduzir os estudantes na pesquisa cientifica. Tendo como objetivos despertar
vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes, mediante
sua participação em projetos de pesquisa, introduzindo-o no domínio do método
científico, proporcionar ao bolsista, a aprendizagem de técnicas e métodos, bem
como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade
decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de
pesquisa e despertar no bolsista uma nova mentalidade em relação à pesquisa.
Diversos programas institucionais apoiam iniciativas que possam contribuir para
a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Os Programas Institucionais PIBID e
PAPIM têm como objetivo principal proporcionar aos futuros professores
participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de
caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas
identificados no processo de ensinoaprendizagem. Com os projetos “Formação
docente e a construção de metodologias inovadoras para o ensino de Química: Um
intercâmbio universidade/escola pública do município de Marabá/PA” financiado
pela CAPES e “A Escola Faz Ciência: Transposição de Temas de Ciências para o
Ensino Básico” financiado pela UFPA, os alunos poderão realizar seus trabalhos.
MATERIAL E MÉTODOS: Preliminarmente, foram efetuadas visitas a quatro escolas do município de
Marabá, onde os alunos-bolsistas entraram em contato com o corpo docente, de sua
escola escolhida, para que pudesse ser feito uma explanação dos sub-projetos a
serem implementados. Em seguida houve a seleção dos alunos, sendo esta etapa
realizada de acordo com o tempo e interesse disposto pelo aluno, onde se deu
inicio a discussão a vários assuntos relacionados à disciplina de química,
priorizando o tema em que abordariam nos seus sub-projetos. Foi explanado também
um pouco a respeito da Iniciação Cientifica decorrente do projeto, os quais eles
participariam e também sobre o que eles pensavam em relação a ingressar em uma
universidade pública.Os alunos fizeram o levantamento bibliográfico referente ao
sub-projeto em que estavam inseridos, para que pudessem ter um conhecimento
teórico a respeito de seus respectivos temas, após esse processo, os alunos
foram devidamente orientados e treinados pelos alunos-bolsistas, para que então
pudesse ser feita a coleta e estudo de seus materiais. Durante a realização dos
experimentos os alunos participaram de forma ativa na execução dos mesmos,
participando na coleta do material, realizando eles mesmos os experimentos e
efetuando os cálculos necessários. Ao final das atividades alguns alunos
participantes puderam expor aos seus colegas de classe os seus respectivos sub-
projetos. Esta etapa teve por finalidade treinar a desenvoltura de apresentação
e produção de pôsteres.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As visitas às escolas realizadas pelos alunos-bolsistas foram bem sucedidas.
Apesar de algumas não possuírem laboratório de química, os subprojetos puderam
ser executadas no Laboratório de Química da FEMAT, localizado no campus II da
UFPA ou até mesmo nas salas de aula das escolas atuantes. Durante o
desenvolvimento dos sub-projetos foi observado que os alunos mostraram-se
bastante interessados e receptivos com relação aos experimentos. Ao se depararem
com uma aula diferente estes interagiram de forma dinâmica e aplicada, onde se
sentiram estimulados a pesquisar além do que lhes foi passado. No decorrer dos
Projetos de Intervenções notou-se que o emprego de atividades alternativas em
sala de aula aumenta o rendimento do aluno, já que o aproxima da sua realidade.
Pôde ser concluído que os resultados dessa intervenção didática indicam que a
contextualização de atividades experimentais pode ser uma boa forma de
contribuir para a melhoria do ensino de ciência. Desta forma, os trabalhos
acadêmicos visam, antes de tudo, estimular o conhecimento e, ao mesmo tempo,
preparar e integrar o profissional às novas exigências do mundo profissional.
Notou-se, ainda, que a vivência dos graduandos nas salas de escolas
públicas é de grande importância para ambos, pois no decorrer do projeto gera
uma interação dos alunos do nível básico com os universitários em ambientes
diferenciados aos que convivem diariamente, contribuindo com a valorização da
universidade como espaço de transformação, e a pesquisa científica. Com o
término dos trabalhos (sub-projetos) observou-se que a inserção de atividades
que se diferem com as que os alunos das Escolas públicas estão acostumados a
vivenciar em sala de aula se mostra produtiva e animadora.
CONCLUSÕES: Ao realizar uma parceria Universidade-Escola os alunos inseridos no ensino
básico puderam usufruir através dos sub-projetos de informações científicas e
aparatos tecnológicos (CTS), sendo referenciado através de pesquisas realizadas em
conjunto ao aluno-bolsista ou até com vidrarias e reagentes utilizados por eles.
Ao se depararem com informações e situações diferentes eles expressaram interesse
em buscar o conhecimento através da leitura, sendo observado pelos alunosbolsistas
que a cada dia os alunos apresentavam uma observação diferente referente ao tema
em que atuavam.
AGRADECIMENTOS: A UFPA, a Capes e a todos os alunos envolvidos da realização desse trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ACEVEDO J. A. D.; Cambiando la práctica docente em la enseñanza de las
ciencias através de CTS. Borrador, n.13, p. 26-30, 1996ª.
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