Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO
AUTORES: Pinto, T.J.S. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA) ; Santos, W.W.R. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA) ; Oliveira, F.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA) ; Cesar, J.V.C. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA) ; Estok, A.F. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA) ; Cunha, E.M.F. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA) ; Silva, A.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA)
RESUMO: O uso da prática torna o ensino da química menos maçante além de auxiliar na
assimilação do conteúdo. A preocupação com a água tem crescido à medida que se
encara esse bem como um recurso vulnerável em termos quali e quantitativos. Diante
dessa preocupação e a aplicação de alguns conteúdos na disciplina de química o
objetivo do trabalho foi desenvolver uma oficina sobre Oxigênio Dissolvido (OD).
Para isso realizou-se uma discussão teórica e a determinação do OD foi realizada
através do método de Winkler. Os alunos puderam calcular a concentração de OD e
comparar os valores com a legislação vigente, aplicar os conceitos teóricos e
discutir acerca da qualidade da água. Com a realização da oficina notou-se uma
facilidade na compreensão do conteúdo e uma mudança do ponto de vista ambiental.
PALAVRAS CHAVES: Oxigênio Dissolvido; Educação Ambiental; Oficina
INTRODUÇÃO: A utilização da escola como espaço de promoção da Educação Ambiental (EA) é
crucial na formação de cidadãos ambientalmente conscientes, segundo Sato et al.
(2003) as tendências da EA brasileira representa um grande desafio. Para que
esses desafios sejam rompidos é necessário que não só os conteúdos programáticos
de cada disciplina sejam cumpridos, mas que o desenvolvimento desses conteúdos
vise à contextualização com as problemáticas ambientais e consequentemente a
formação de cidadãos ambientalmente conscientes. De acordo com as Orientações
Curriculares para o Ensino Médio (2006) o ensino de química não está propiciando
ao aluno um aprendizado que possibilite a compreensão dos processos químicos e a
construção de um conhecimento químico em estreita ligação com o meio cultural e
natural, em todas as suas dimensões, com implicações ambientais, sociais,
econômicas, ético-políticas, científicas e tecnológicas.
A inserção de discussões ambientais no desenvolvimento de um ensino
contextualizado de química e o envolvimento dos alunos em estudos ambientais
contribui não só para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos da
disciplina como também na formação de cidadãos conscientes das questões e
problemáticas ambientais. Levando em consideração a importância da
contextualização e a formação crítica do aluno o objetivo desse trabalho foi
desenvolver uma oficina sobre Oxigênio Dissolvido (OD) promovendo a discussão
sobre sua importância, assim como aplicação de conceitos químicos.
MATERIAL E MÉTODOS: A oficina foi realizada com alunos do segundo ano do ensino médio e conduzida em
duas etapas: a primeira consistiu na apresentação teórica e discussão da
importância do OD para os ecossistemas aquáticos e os mecanismos químicos pelos
quais esse oxigênio se encontra disponível, além disso, foram apresentados os
métodos de coleta, amostragem e metodologia utilizada para a análise da água. A
segunda parte da oficina consistiu da determinação do OD através do Método de
Winkler modificado adaptado da Instrução Técnica L-22 da Marinha do Brasil e a
Norma Técnica L5.169 da CETESB (1978). A turma foi dividida em 5 grupos e os
alunos realizaram coleta da água de 2 bebedouros da escola.
Coletou-se 300ml de água em frascos para DBO, obedecendo às regras de amostragem
apresentada na primeira etapa. No momento da coleta a temperatura da água foi
medida e imediatamente o oxigênio foi fixado com a adição de 1,5mL de uma
solução de sulfato de manganês II 2,42mol.L-1 (MnSO4), adicionou-se também uma
solução alcalina de iodeto de potássio (KI + NaOH). A fixação do oxigênio pôde
ser observada pela formação de um precipitado amarelado. O precipitado foi
novamente dissolvido na solução com a adição de 2,5mL de uma solução de ácido
sulfúrico 0,5 mol.L-1 (H2SO4), foi coletado um volume de 50mL da amostra, que
foi adicionado a um erlenmeyer juntamente com 05 gotas de solução de amido, que
serviu como o indicador do término da reação. Realizou-se a titulação com uma
solução de tiossulfato de sódio 0,003mol.L-1 (Na2S2O3 . 5H2O) até que a solução
se tornasse incolor, com o resultado da titulação foram realizados os cálculos
para a determinação da concentração de OD na amostra, todas as titulações foram
realizadas em triplicata.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Embora não tenha sido possível levar os alunos até um corpo hídrico para que
eles pudessem observar aquilo que foi discutido em sala e que principalmente
fosse realizada uma coleta in loco e posterior análise dessa água, o uso de
amostras da própria escola trouxe resultados interessantes, pois os alunos
estavam trabalhando com a água que eles consomem diariamente o que despertou uma
maior preocupação para a obtenção dos resultados analíticos, em termos de
precisão e exatidão. Com os resultados da análise em mãos os alunos puderam
compará-los com duas tabelas, a primeira relacionava a solubilidade do oxigênio
com a temperatura, com o auxílio dessa tabela os alunos puderam calcular a
saturação, em porcentagem, de oxigênio na amostra; a segunda tabela trazia a
classificação da qualidade da água segundo a resolução CONAMA 357 (2005), os
alunos enquadraram então as suas amostras dentro de uma das 5 classes
apresentadas na resolução utilizando os valores de OD obtidos.Eles tiveram a
liberdade de enquadrar as suas amostras e realizar a análise dos resultados,
visto que eles já possuíam embasamento teórico para isso. Apenas um grupo
enquadrou sua amostra na classe III, o restante obteve um enquadramento na
classe II, ambas classes com características muito próximas, os resultados do
cálculo de saturação e enquadramento foi apresentado para toda a turma e as
discussões finais foram feitas então entre todos. Os alunos demonstraram uma
visão mais crítica dentro dessa discussão final, utilizando inclusive alguns
termos químicos, como solubilidade, reação e oxidação, o que demonstra uma
assimilação do conteúdo trabalhado além de uma maturação na compreensão das
dinâmicas ambientais dentro de um ecossistema aquático.
CONCLUSÕES: No desenvolvimento dessa oficina foi possível observar que embora os alunos
soubessem que o oxigênio é essencial para os seres vivos, eles não compreendiam
como ele está disponível nos ecossistemas aquáticos e não sabiam que a
concentração do OD pode ser um indicador de qualidade da água e degradação
ambiental. Ao final da oficina os alunos não só puderam por em prática alguns
conteúdos estudados na disciplina de química, mas também compreender algumas
dinâmicas do meio aquático e a importância de sua manutenção para a preservação da
saúde humana e ambiental.
AGRADECIMENTOS: À CAPES pelo apoio financeiro e à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Professor José Francisco dos Santos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SATO, M.; SANTOS, J. E. 2003. Tendências nas pesquisas em educação ambiental. In
NOAL, F.; BARCELOS, V. (Orgs.) Educação ambiental e cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, p. 253-283.
Resolução CONAMA N° 357, de 17 de Março de 2005. Publicada no DOU nº 053, de 18/03/2005, págs. 58-63
Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. (Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 2)
Norma Técnica L5.169, Janeiro de 1978, CETESB. Determinação de oxigênio dissolvido em águas – método de Winkler modificado pela azida sódica: método de ensaio.p.01-08.