53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL “3D MOLECULAR SYMMETRY SHOCKWAVE” PARA APRENDIZAGEM DE SIMETRIA MOLECULAR

AUTORES: Pereira, L.F. (IFRN) ; Oliveira, J.J.S. (IFRN) ; Silva, T.S. (IFRN) ; Confessor, J.J.O. (IFRN) ; Morais, R.O. (IFRN) ; Silva, A.B. (IFRN) ; Alves, J.P.D. (IFRN) ; Oliveira, J.B. (IFRN)

RESUMO: O uso de ambientes virtuais para o ensino de Química é cada vez mais frequente no meio acadêmico. Assuntos de relativa complexidade como simetria molecular tornam- se mais fáceis de serem compreendidos com o uso destas novas tecnologias. Este trabalho objetiva apresentar o uso do website: “3d molecular symmetry shockwave”; como potencializador da compreensão de operações de simetria, tais como: rotação, reflexão, inversão e inversão imprópria. Este trabalho demonstra, ainda, a opinião de alunos do curso de Licenciatura em Química do IFRN, sobre a utilização deste recurso didático. Bem como, apresenta alternativas de trabalhos a serem realizados sobre esta temática.

PALAVRAS CHAVES: Ambientes Virtuais; Química; Simetria Molecular

INTRODUÇÃO: Segundo Barbosa (2005) a criação e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem têm crescido muito no Brasil nos últimos anos. O que é, sem dúvida, benéfico, pois é uma forma de ampliar os espaços educacionais, proporcionando aos alunos o acesso à informação a qualquer tempo, independentemente dos limites impostos pelo espaço geográfico. Neste sentido, segundo Fletcher (1980) e Frenkel (1990) nos últimos anos, cientistas ligados a atividades acadêmicas e industriais têm criado e validado novas ferramentas de investigação através da engenharia de software, as quais integram as ciências que se beneficiam das visualizações moleculares, como a química, a bioquímica e a biologia molecular,com as tecnologias de hardware e software disponíveis na atualidade. No que se refere às visualizações moleculares é notório a importância de ferramentas que possibilitem a visualização destas representações. Sobre o assunto Hoffman e Laszlo (1991) discorrem que as representações são parte importante do conhecimento químico, por ser uma ciência que trata da matéria em uma escala submicroscópica, ou nanoscópica. Os químicos desenvolveram uma variedade de representações, tais como modelos moleculares, estruturas químicas, fórmulas, equações e símbolos, para investigar fenômenos da natureza. Estas representações são muito úteis no processo de aprendizagem de simetria molecular. Shriver e Atkins (2008) ressaltam que a simetria governa as propriedades físicas e espectroscópicas das moléculas e fornece indicações de como as reações podem ocorrer. Neste sentido é notório que haja uma importante compreensão dos conceitos que envolvem este conteúdo.

MATERIAL E MÉTODOS: Com o intuito de potencializar a compreensão dos alunos apresentou-se nesta produção, o website "3D MOLECULAR SYMMETRY SHOCKWAVE"; Como uma excelente ferramenta de aprendizagem do conteúdo de Simetria. O website foi apresentado por meio de um notebook conectado a um projetor em sala de aula, demonstrando as possíveis operações de simetria das moléculas, bem como o grupo pontual destas. Esta ferramenta permite ao usuário visualizar com clareza as diversas operações de simetria da molécula, bem como os elementos e símbolos de simetria. Neste sentido, apresentou-se a 15 estudantes do curso de licenciatura em Química do IFRN – Currais Novos, este ambiente virtual, questionando-os sobre a relevância desta ferramenta na compreensão do tema. E ainda sobre como estes ambientes virtuais poderiam ser inseridos na realidade acadêmica destes. O questionário era composto por duas questões uma objetiva e outra subjetiva, que diagnosticou dos alunos, como estes avaliaram o website na compreensão de simetria e similarmente que formas poderiam ser utilizadas para divulgar e familiarizar esta ferramenta de ensino aprendizagem para os discentes. Considerando que a utilização de objetos moleculares virtuais gerados por computadores, além de permitir a disposição de múltiplas representações coordenadas e tridimensionalmente projetadas, também favorece variados tipos de manipulação destes objetos, como translação, rotação, aumento ou redução de tamanho, foi realizada esta apresentação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Web site 3D MOLECULAR SYMMETRY SHOCKWAVE (imagem 1)permite ao usuário visualizar em imagem tridimensional as operações de simetria da molécula que seriam difíceis de serem percebidas sem o uso desta tecnologia, a saber: rotação própria, reflexão, rotação imprópria(rotação-reflexão)e inversão (IMAGEM 2). Todos os estudantes que conheceram esta ferramenta neste trabalho consideraram este ambiente um excelente auxiliador de compreensão deste tema. Trinta e três por cento ressalvaram que esta aprendizagem seria ainda mais proveitosa se o website disponibilizasse sua visualização em Português, pois facilitaria reconhecer algumas moléculas. Questionou-se então como poderia esta ferramenta fazer parte do cotidiano dos alunos. A sugestão que veio da maioria dos alunos foi que fosse apresentado uma proposta ao coordenador do curso, para que este fizesse a inserção de um curso de extensão sobre os ambientes virtuais de aprendizagem que podem ser utilizados por estudantes de licenciatura em Química, pois estes serão futuros professores, e como tais, espera-se que apresentem no futuro novas metodologias educacionais.Um novo mundo globalizado e informatizado se apresenta e com ele muitas áreas como a educação tem de rever conceitos, métodos e quebrar paradigmas para suprir as demandas do ensino. Este trabalho caracterizou-se como inovador e indutor de mudanças pedagógicas no ensino de Química, demonstrando ainda, grande aceitabilidade e entusiasmo por parte dos alunos a quem foi apresentado.

FIGURA 1

Interface do web site 3D MOLECULAR SYMMETRY SHOCKWAVE

FIGURA 2

VISUALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL DA MOLÉCULA DE BENZENO EM EIXO DE SIMETRIA NO SITE 3D MOLECULAR SYMMETRY SHOCKWAVE

CONCLUSÕES: A aceitabilidade que os alunos de Química tiveram do ambiente virtual mostra a necessidade que existe de cada vez mais possibilitar ao aluno o acesso às novas mídias digitais. A criação destas mídias não será proveitosa se não houver quem as use. Aqui especificamente no tema Simetria Molecular, observou-se um maior nível de aprendizagem dos alunos por meio de uma visualização mais detalhada das moléculas bem como suas operações de simetria. Incentiva-se um levantamento sobre os ambientes virtuais que os alunos têm a disposição, bem como a criação destes, por profissionais da área.

AGRADECIMENTOS: Ao PIBID (CAPES/CNPQ) pelo apoio acadêmico e financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARBOSA, Melgaço Rommel Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed
,2005.182 p. il. ISBN 85-363-0515-0.

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FLETCHER,R.,1980. Practical Methods of Optimization, Wiley Interscience,New York
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FRENKEL,D.,SMITH, B.,(1990).Understanding Molecular Simulations: from algorithms
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GADOTTI,M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas,2000

GIORDAN, M. (1999). O papel da experimentação no ensino de ciências.Química Nova
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HOFFMAN,R.,LASZLO,P.(1991). Representation in chemistry. Angewandte Chemie, 30,1-16.

SHRIVER & ATKINS Química inorgânica. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 847 p. il. ISBN 978-85-7780-199-2.

WU, H., KRAJCIK, J.S., SOLOWAY, E. (2001). Promoting understanding of chemical
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