Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Métodos pedagógicos e contribuições químicas para educação ambiental
AUTORES: Paz, J.A. (UFRPE) ; Silva, A.S.F. (FAMASUL) ; Silva, E.E. (UFRPE)
RESUMO: O referido trabalho relata um projeto de intervenção realizado em uma escola
municipal situada na zona da mata do estado de Pernambuco. O projeto surgiu de
acordo com a necessidade de mobilização social e desenvolveu o estimulo dos
estudantes uma mudança com relação à preservação do meio ambiente. Os alunos
aprenderam a importância da reutilização dos materiais, o processo químico que
envolve a coleta seletiva, o respeito à natureza com o controle da utilização dos
recursos naturais. O mais gratificante do trabalho foi perceber o desenvolvimento
dos alunos, a participação, o raciocínio, a criatividade, o desejo de ser, de
acontecer, de fazer uma melhoria em sua comunidade.
PALAVRAS CHAVES: Meio-ambiente; Química verde; Química contextualizada
INTRODUÇÃO: De acordo com Mateus, Machado e Brasileiro, (2009) as aulas de química do ensino
médio devem ser permeadas por contextualizações, visto que é uma recomendação do
ministério da educação para este nível de ensino. Com objetivo de dar suporte a
este pré-requisito e visando a formação de seres críticos. É valido realizar
aulas contextualizadas com temas da atualidade, como meio ambiente.
Principalmente por que a química é um espaço privilegiado para o estudo das
transformações de materiais. E são através dessas informações, sobre a geração
de produtos e subprodutos tóxicos que podemos evitar em maior degradação
ambiental utilizando os princípios da química verde (PRADO, 2003). A educação
ambiental é consensual e se mostra como uma das mais importantes ferramentas
para a criação de uma sociedade consciente equilibrada e justa, possibilitando a
formação de cidadãos críticos, criativos e transformadores (ZUIN, 2010).E um
consenso no âmbito educacional à importância que os docentes acarretam a
responsabilidade de uma formação qualificada de seus discentes. Visto que somos
nos educadores e educando o espelho da sociedade, os atuais e futuros cidadãos
responsáveis pelo bem estar da população, e a educação ecológica faz parte dessa
formação escolar.
MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente realizamos um levantamento bibliográfico em livros, apostilas e
artigos sobre a educação ambiental e sua importância relacionada diretamente com
a responsabilidade social de cada cidadão. Posteriormente foi desenvolvida uma
intervenção na escola Municipal Professora Almérita Maria de Araújo da Silva que
está localizada no município de Escada-PE. Utilizamos para tal trabalho uma aula
de intervenção para os alunos nono ano do ensino fundamental, a fim de deixa-los
a par com relação o tema abordado e seus deveres com relação ao mesmo.
Foi elaborado cartazes, maquetes, objetos recicláveis os quais foram utilizados
em uma palestra realizadas pelos estudantes do nono ano do ensino fundamental,
para os outros alunos da escola e comunidade redor. O projeto foi desenvolvido
nos dias 16 e 17 de maio de 2013 das 13:00 as 17:00 horas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ficou claro que os alunos possuem um grande défice ao expressar algumas questões
trazidas em questão sobre o meio ambiente, como: o significado do que termo
preservação do meio ambiente e a sua importância, de que se tratava a coleta
seletiva e se existia em seu bairro. Essas observações nos levaram a perceber
que os docentes estão aplicados em passar o conteúdo programático sem a
realização de intervenções interdisciplinar ou até mesmo correlacionar os
conteúdos que possuem na ementa da componente curricular com os temas da
atualidade. Durante o decorrer das aulas de intervenção foram abordadas as
diferenças dos lixos, os orgânicos produzidos pela cozinha da escola, os de
celulose da secretaria, os papeis higiênicos, os polímeros, pilhas e metais. E a
importância dessa separação químicas dos materiais para posterior reciclagem. Os
alunos começaram a interagir com o tema proposto, então foram surgindo às
dúvidas sobre o meio ambiente e o que fazer no sentindo de contribuir para a sua
preservação, e o mais gratificante foi que os próprios alunos começaram a
desenvolver possíveis ações as quais colaborassem para uma preservação do meio
ambiente. Após uma boa discussão sobre os vários aspectos relacionados ao tema
proposto a turma foi dividida em cinco grupos denominados: água, lixo, efeito
estufa e coleta seletiva. Fomos todos para a biblioteca da escola onde passamos
em torno de uma hora e dez minutos desenvolvendo cartazes informativos e objetos
recicláveis, o qual foi feita uma exposição explicativa na escola para que os
alunos do nono ano pudessem compartilhar a informação adquirida com os
estudantes das outras séries e a comunidade. Os discentes palestrantes abordaram
o assunto economia de água, lixos, desmatamento, poluição da atmosfera e coleta
seletiva.
CONCLUSÕES: Pode-se destacar o ótimo resultado da intervenção tanto para a turma o qual foi
aplicado quanto para a escola num todo e a comunidade. Visto que até o momento a
preservação do meio ambiente se resumia apenas a propagandas de rádio e TV, mas
nada a favor era realizado. Pode se dizer que o trabalho foi muito bem
desenvolvido e conseguiu alcançar seus objetivos, considerando que a mudança
ecológica foi implementada tanto na escola como nas casas dos alunos. E também
podemos concluir que a realização de atividades diferenciadas motivam os alunos à
construção de seus próprios conhecimentos.
AGRADECIMENTOS: A Escola Municipal Professora Almérita de Araújo da Silva
FAMASUL- Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MATEUS, A. L. M. L.; MACHADO, H. A.; BRASILEIRO, L. A. Articulação de conceitos químicos em um contexto por meio do estudo do ciclo de vida de produtos. Química nova na escola. v.31, n.4, p.231-234, 2009.
PRADO, A. G. S. Química verde, os desafios da química do novo milênio. Química Nova, v.26, n. 5, p. 738-744, 2003.
ZUIN, V. G. A inserção da dimensão ambiental na formação de professores de química: um estudo de caso. Tese de doutorado, Faculdade de educação da universidade de São Paulo, 2010.