Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Experimentos de química como elemento para auxiliar no aprendizado dos alunos do EJA: relato de uma experiência
AUTORES: Mendonça, M.L.T.G. (COLÉGIO PEDRO II) ; Cruz, R.P. (UFRRJ)
RESUMO: O trabalho foi feito no sentido de criar motivação aos alunos pertencentes ao
programa de ensino para jovens e adultos (EJA) e tentar concretizar os conteúdos
relacionados à disciplina de Química, para isso foi selecionado alguns
experimentos. O resultado obtido foi bastante satisfatório mostrando o aumento do
interesse, da curiosidade, da atenção e das próprias notas das avaliações
realizadas.
PALAVRAS CHAVES: EJA; experimento; dificuldade
INTRODUÇÃO: O trabalho realizado foi feito com os alunos do EJA (Educação de Jovens e
Adultos) do ensino médio da primeira série do Colégio Pedro II Campus Tijuca II.
O horário do EJA é noturno, consequentemente, os alunos, que geralmente
trabalham o dia todo, chegam cansados e, como em sua maioria, pararam de estudar
já há algum tempo, encontram-se desmotivados e apresentando uma dificuldade
enorme. A escolha da série inicial (primeira do EJA) foi feita
justamente com a intenção de desmistificar que Química “é o bicho papão”,
colocando a disciplina bem próxima dos alunos com experimentos para concretizar
os conteúdos e com ligação do dia-a-dia do aluno. Foram escolhidos quatro
experimentos, para ser feitos um em cada bimestre: 1-Diferença entre as
propriedades de compostos iônicos e moleculares através da condutividade
elétrica; 2-Fabricação de sabão de uma maneira sustentável; 3- Confecção de
amaciante; 4- Transformação do álcool líquido em gel (CRUZ e GALHARDO FILHO,
2009). A vantagem desses experimentos é que todos os materiais foram adquiridos
em loja de ferragem, farmácia, supermercado e em loja de perfumaria, portanto,
são muito fáceis de serem realizados e trazem um interesse enorme por parte dos
alunos do EJA.
MATERIAL E MÉTODOS: O primeiro experimento teve o objetivo de concretizar o conteúdo de ligação
iônica e covalente através das diferenças de propriedades entre os compostos na
condução da corrente elétrica, testando a luminosidade de uma lâmpada diante
várias soluções como: ácido clorídrico, hidróxido de sódio, álcool etílico,
cloreto de sódio e açúcar. O segundo experimento, fabricação de sabão de uma
maneira sustentável, apresenta vários conteúdos que podem ser
explorados:dissolução de determinadas sustâncias que podem liberar calor
(processo exotérmico), no caso a solubilização do hidróxido em água; a formação
de uma reação química que apresenta um tempo necessário para ocorrer (cinética
da reação), que foi a reação do óleo (os alunos trouxeram o óleo já utilizado em
casa) com a base e a bipolaridade do sabão que tanto é solúvel em substâncias
polares como apolares, por isso é empregado para limpeza. O terceiro
experimento, confecção de amaciante, também foi feito de uma maneira
sustentável, os alunos trouxeram restos de sabonetes, que foram dissolvidos em
água quente e depois foi acrescentado essência e glicerina e é esta que vai
conferir maciez nas roupas, através da ligação de Hidrogênio que vai reter um
filme de água. O último experimento, transformação do álcool líquido em gel,
consiste em formar uma solução de álcool etílico com um polímero, no caso o
carbopol, adicionar essência e corante e por último a trietanolamina, que tem a
finalidade de neutralizar o pH. Este experimento pode fazer a
interdisciplinaridade com a Biologia, com a questão, embora o álcool na forma de
gel apresente uma concentração menor de álcool etílico é mais recomendado o seu
uso, porque a película de polímero faz com que o tempo de evaporação do álcool
seja maior eliminando assim os microrganismos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os experimentos foram realizados por um grupo pequeno, três alunos, com isso
todos puderam realmente participar da aula. Na primeira aula, sobre as
diferenças de propriedades dos compostos iônicos e moleculares, os alunos
encontravam-se com receio de manusear a vidraria e os reagentes utilizados na
prática, mas ficaram fascinados quando a luz da lâmpada acendia. Na fabricação
de sabão, o receio já foi menor, cada aluno queria fazer o melhor sabão da
turma, colocando essências e corantes (Figura 1), mostrando uma participação
ativa. Na confecção de amaciante, os alunos já se encontravam bem mais
desenvolvidos para a realização do experimento, mas ainda necessitavam de um
apoio do professor ao seu lado. No último experimento, transformação do álcool
líquido em gel (Figura 2), os alunos já estavam bastante independentes, não
precisando que o professor os acompanhassem em todos os procedimentos. Os alunos
do EJA por apresentarem uma dificuldade grande de aprendizagem, houve a
preocupação neste trabalho com a avaliação e valorização da parte qualitativa
dos alunos, motivação, interesse, curiosidades e fazer a ligação com o dia-a-dia
deles, com experimentos de fabricação de algo que poderia ser usado, isso faz
uma diferença singular, porque ocorre no aluno um reconhecimento da sua
capacidade de produção, aumentando a sua autoestima.
Figura 1
A-Condução da eletricidade das soluções aquosas dos
compostos iônicos, B-Fabricação de sabão
Figura 2
A-Confecção do amaciante, B-Transformação do álcool
etílico líquido em gel
CONCLUSÕES: Conclui-se que experimentos geram, de uma maneira geral, uma motivação e um
interesse amplo por parte dos alunos, principalmente, alunos pertencentes ao
programa do EJA, por apresentarem uma dificuldade muito grande no aprendizado.
Então de uma maneira lúdica, descontraída e principalmente concreta, o aluno do
EJA adquire os conteúdos referentes à disciplina de Química.
AGRADECIMENTOS: Aos alunos do EJA e ao professor Nilo Sergio Fabbio Lentini, que faleceu este ano,
do Colégio Pedro II Campus Tijuca II, pela colaboração.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: <http://www.se.df.gov.br/?page_id=228> acesso em 02 jul. 2013
CRUZ, R; GALHARDO FILHO, E;Experimentos de química em micro escala e de baixo custo, Editora Livraria da Física, 2 Ed.; São Paulo, 2009.