53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Experimentos de química como elemento para auxiliar no aprendizado dos alunos do EJA: relato de uma experiência

AUTORES: Mendonça, M.L.T.G. (COLÉGIO PEDRO II) ; Cruz, R.P. (UFRRJ)

RESUMO: O trabalho foi feito no sentido de criar motivação aos alunos pertencentes ao programa de ensino para jovens e adultos (EJA) e tentar concretizar os conteúdos relacionados à disciplina de Química, para isso foi selecionado alguns experimentos. O resultado obtido foi bastante satisfatório mostrando o aumento do interesse, da curiosidade, da atenção e das próprias notas das avaliações realizadas.

PALAVRAS CHAVES: EJA; experimento; dificuldade

INTRODUÇÃO: O trabalho realizado foi feito com os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino médio da primeira série do Colégio Pedro II Campus Tijuca II. O horário do EJA é noturno, consequentemente, os alunos, que geralmente trabalham o dia todo, chegam cansados e, como em sua maioria, pararam de estudar já há algum tempo, encontram-se desmotivados e apresentando uma dificuldade enorme. A escolha da série inicial (primeira do EJA) foi feita justamente com a intenção de desmistificar que Química “é o bicho papão”, colocando a disciplina bem próxima dos alunos com experimentos para concretizar os conteúdos e com ligação do dia-a-dia do aluno. Foram escolhidos quatro experimentos, para ser feitos um em cada bimestre: 1-Diferença entre as propriedades de compostos iônicos e moleculares através da condutividade elétrica; 2-Fabricação de sabão de uma maneira sustentável; 3- Confecção de amaciante; 4- Transformação do álcool líquido em gel (CRUZ e GALHARDO FILHO, 2009). A vantagem desses experimentos é que todos os materiais foram adquiridos em loja de ferragem, farmácia, supermercado e em loja de perfumaria, portanto, são muito fáceis de serem realizados e trazem um interesse enorme por parte dos alunos do EJA.

MATERIAL E MÉTODOS: O primeiro experimento teve o objetivo de concretizar o conteúdo de ligação iônica e covalente através das diferenças de propriedades entre os compostos na condução da corrente elétrica, testando a luminosidade de uma lâmpada diante várias soluções como: ácido clorídrico, hidróxido de sódio, álcool etílico, cloreto de sódio e açúcar. O segundo experimento, fabricação de sabão de uma maneira sustentável, apresenta vários conteúdos que podem ser explorados:dissolução de determinadas sustâncias que podem liberar calor (processo exotérmico), no caso a solubilização do hidróxido em água; a formação de uma reação química que apresenta um tempo necessário para ocorrer (cinética da reação), que foi a reação do óleo (os alunos trouxeram o óleo já utilizado em casa) com a base e a bipolaridade do sabão que tanto é solúvel em substâncias polares como apolares, por isso é empregado para limpeza. O terceiro experimento, confecção de amaciante, também foi feito de uma maneira sustentável, os alunos trouxeram restos de sabonetes, que foram dissolvidos em água quente e depois foi acrescentado essência e glicerina e é esta que vai conferir maciez nas roupas, através da ligação de Hidrogênio que vai reter um filme de água. O último experimento, transformação do álcool líquido em gel, consiste em formar uma solução de álcool etílico com um polímero, no caso o carbopol, adicionar essência e corante e por último a trietanolamina, que tem a finalidade de neutralizar o pH. Este experimento pode fazer a interdisciplinaridade com a Biologia, com a questão, embora o álcool na forma de gel apresente uma concentração menor de álcool etílico é mais recomendado o seu uso, porque a película de polímero faz com que o tempo de evaporação do álcool seja maior eliminando assim os microrganismos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os experimentos foram realizados por um grupo pequeno, três alunos, com isso todos puderam realmente participar da aula. Na primeira aula, sobre as diferenças de propriedades dos compostos iônicos e moleculares, os alunos encontravam-se com receio de manusear a vidraria e os reagentes utilizados na prática, mas ficaram fascinados quando a luz da lâmpada acendia. Na fabricação de sabão, o receio já foi menor, cada aluno queria fazer o melhor sabão da turma, colocando essências e corantes (Figura 1), mostrando uma participação ativa. Na confecção de amaciante, os alunos já se encontravam bem mais desenvolvidos para a realização do experimento, mas ainda necessitavam de um apoio do professor ao seu lado. No último experimento, transformação do álcool líquido em gel (Figura 2), os alunos já estavam bastante independentes, não precisando que o professor os acompanhassem em todos os procedimentos. Os alunos do EJA por apresentarem uma dificuldade grande de aprendizagem, houve a preocupação neste trabalho com a avaliação e valorização da parte qualitativa dos alunos, motivação, interesse, curiosidades e fazer a ligação com o dia-a-dia deles, com experimentos de fabricação de algo que poderia ser usado, isso faz uma diferença singular, porque ocorre no aluno um reconhecimento da sua capacidade de produção, aumentando a sua autoestima.

Figura 1

A-Condução da eletricidade das soluções aquosas dos compostos iônicos, B-Fabricação de sabão

Figura 2

A-Confecção do amaciante, B-Transformação do álcool etílico líquido em gel

CONCLUSÕES: Conclui-se que experimentos geram, de uma maneira geral, uma motivação e um interesse amplo por parte dos alunos, principalmente, alunos pertencentes ao programa do EJA, por apresentarem uma dificuldade muito grande no aprendizado. Então de uma maneira lúdica, descontraída e principalmente concreta, o aluno do EJA adquire os conteúdos referentes à disciplina de Química.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos do EJA e ao professor Nilo Sergio Fabbio Lentini, que faleceu este ano, do Colégio Pedro II Campus Tijuca II, pela colaboração.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: <http://www.se.df.gov.br/?page_id=228> acesso em 02 jul. 2013
CRUZ, R; GALHARDO FILHO, E;Experimentos de química em micro escala e de baixo custo, Editora Livraria da Física, 2 Ed.; São Paulo, 2009.