53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS A PARTIR DE AULAS PRÁTICAS

AUTORES: Menezes Costa, F. (UEPA) ; Castelano Gama, M. (UEPA) ; Trindade Oliveira, M. (UEPA) ; Regina Rosa Venâncio, C. (UEPA) ; Dulcimar de Brito Silva, M. (UEPA) ; Costa Santos, I. (EEEM PEDRO AMAZONAS PEDROSO) ; Maria Teixeira Araújo, E. (EEEM PEDRO AMAZONAS PEDROSO) ; Rodrigues Ferreira, L. (UEPA)

RESUMO: Atualmente, a preocupação na qualidade de ensino estimula muitos pesquisadores para o trabalho científico voltado para a diversificação de metodologias. Baseado nesta ideia, o trabalho teve como objetivo principal trabalhar a experimentação nas aulas de química por meio do conteúdo “Reações Químicas” como recurso facilitador no processo de ensino aprendizagem em uma Escola da Rede Pública de Belém-PA durante a realização do estágio supervisionado IV com alunos oriundos do 1º ano. O método proposto neste trabalho contou com a aplicação de um questionário de sondagem e outro questionário para avaliar o processo de ensino-aprendizagem no final. Percebeu-se que através dessa atividade, os objetivos foram alcançados com êxito, pelos resultados expressivos apresentados ao longo do trabalho.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Experimentação; Reações Químicas

INTRODUÇÃO: A experimentação em química fomenta a necessidade de atividades que consigam articular a teoria à prática de maneira única, contextualizada e inovadora, enfrentando a prática docente costumeiramente aplicada no ensino médio. A proposta desta atividade remete-se à formação de uma postura crítica por parte do professor, na busca por práticas diferenciadas para o ensino de química. Com base nessas ações, alunos oriundos da 1º série do ensino médio, representaram o público alvo desta atividade no intuito de alcançar os objetivos propostos. Entende-se que a rotina de uma escola é caracterizada por méritos, tentativa e muitas vezes, erros e acertos. Muitos são os entraves que influenciam diretamente no trabalho do professor. A carência de espaços adequados nas escolas e de materiais didáticos, a falta de professores mais comprometidos e estimulados, além do desinteresse dos alunos, dentre outros aspectos, cria um ambiente sem estímulo ao aprendizado e integração. Há necessidades reais de sensibilização e conscientização gradativa dos professores em usar diferentes recursos, a fim de promover a experimentação científica, tendo o intuito de avançar em pesquisas tecnológicas, assim como em buscar atender vários aspectos importantes na educação. Para isso, foram realizadas atividades no laboratório de química que possibilitaram aos alunos ter contato com a teoria e a prática sobre os assuntos de Química, através de conceitos e informações sobre o cotidiano, interagindo entre si.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi feito com 22 alunos de turmas do 1º ano do ensino médio da escola Pedro Amazonas Pedroso. No início das atividades, foi feito um questionário de sondagem para a turma e levantar dados sobre os seus conceitos de Reações Químicas. Este questionário teve o objetivo de observar como estava o aprendizado desta matéria pela turma e para, durante a prática, mostrar conceitos mais complexos considerados por eles. Após a análise dos questionários, buscou-se através de 4 experimentos envolver as principais evidências de reações químicas como mudanças de temperatura e cor, formação de gás e precipitado. Antes de começar os experimentos, foi feita uma aula teórica no laboratório, pois foi detectada nos questionários uma dificuldade no assunto. Em seguida, dividimos a turma em 5 bancadas, nas mesmas estavam todos os materiais necessários para a realização das reações. Foi feito um detalhamento e depois os alunos realizaram os experimentos. No 1º experimento foi utilizado uma reação com liberação de calor com uma solução de HCl e outra solução de NaOH. No 2º experimento, para demonstrar uma reação com mudança de cor utilizou-se uma solução de Cu(SO4) e uma amostra de Fe (palha de aço). Para demonstrar uma reação com formação gasosa utilizou-se uma solução de HCl e uma amostra de Fe. Por último, para demonstrar uma reação com formação de precipitado utilizou-se a solução que seria descartada no experimento 3 de Cu(SO4), esta foi colocada em um tudo de ensaio e foi adicionada uma solução de NaOH. Depois da realização dos experimentos, os alunos responderam perguntas referentes ao que ocorreu durante a prática. Estas perguntas serviram para a professora avaliar a atividade feita pela turma. Logo depois os alunos responderam um questionário final para otimizar o trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade com a turma evidenciou que até os alunos com pouca experiência em laboratório podem atuar como disseminadores de conhecimentos, que de acordo com Brandão (2005) “conhecimentos, valores e teorias de como fazer na prática estão permanentemente em fluxo, sendo passados e transmitidos de uma pessoa a outra”. Na tabela abaixo observa-se o rendimento da turma antes e depois da atividade: Baseado nas respostas da turma percebeu-se que existe interesse neste tipo de método além de possibilitar uma aprendizagem melhor. Isto se comprova quando 21 de 22 alunos responderam que sim a pergunta “Você acha que a experimentação auxilia no processo de ensino aprendizagem?”. Uma resposta corroborou para a efetivação deste trabalho “Sim, porque não basta só ler ou só escrever. Eu tenho que ver pra poder entender melhor e o laboratório é o melhor lugar para estudar química”. A observação foi feita por um aluno, e comprovou que é possível fazer atividades práticas a fim de facilitar a aprendizagem. Apesar dos alunos terem dificuldade na matéria, práticas simples que podem ser feitas e a discussão teórica feita no início proporcionaram um ambiente de aprendizagem qualitativo. De acordo com Mortimer & Miranda (1995) “uma das formas de lidar com essas dificuldades e promover uma evolução na concepção dos alunos é discutir as explicações que eles fornecem a algumas transformações químicas bem simples, que podem ser realizadas numa sala de aula comum”.

CONCLUSÕES: Com a realização dos experimentos, os discentes puderam compreender que assuntos trabalhados no laboratório podem auxiliá-los de maneira significativa no tocante ao aprendizado. No momento teórico foi possível discutir as diferentes reações químicas existentes no nosso cotidiano apresentando-lhes uma Química muito próxima da nossa vivência. Na discussão também houve troca de ideias que possibilitaram os alunos a absorverem os conceitos abordados e assim alcançando os objetivos propostos que seria o ensino de conceitos de reações químicas.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Escola Pedro Amazonas Pedroso que nos possibilitou realizar este trabalho e aos participantes que colaboraram para que este tenha dado certo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRANDÃO, C. R. Comunidades aprendentes. In: Encontro e caminhos: formação de educadoras (ES) ambientais e coletivos educadores / Luiz Antônio Ferraro Junior (Organizador). Brasília: MMA Diretoria de educação ambiental, 2005.

MORTIMER, E. F. MIRANDA, L. C. Transformações: Concepções de estudantes sobre reações químicas. Química Nova na Escola. N° 2, NOVEMBRO 1995.