53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: EJA: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DA QUÍMICA NO COTIDIANO DO ALUNO.

AUTORES: Palheta, K.S.F. (IFPA) ; Gomes, B.S. (IFPA) ; Abreu Neto, J.N. (IFPA) ; Damasceno, T.V. (IFPA) ; Farias, M. (IFPA)

RESUMO: Neste trabalho apresentamos uma proposta metodológica pra o ensino de química na EJA, que foi aplicado na E.E.E.F.M. Augusto Meira. Esta proposta busca aproximar a química do cotidiano dos alunos, tornando o ensino de química atraente para este público. Desta maneira, foi elaborado uma unidade didática que contempla os conteúdos: Introdução ao estudo da química, Classificação dos elementos químicos, Ligações química e Ácido-Base.A proposta elaborada inclui o uso de software, textos, exibição de vídeos e experimentos realizados no laboratório multidisciplinar da escola. Os resultados demonstram que os alunos se sentem motivados quanto a essa proposta, principalmente quando elas ocorrem em laboratório,com isso os discentes conseguem associar os conteúdos abordados em sala ao cotidiano.

PALAVRAS CHAVES: EJA; ensino de química; metodologia

INTRODUÇÃO: A EJA é uma modalidade de ensino reconhecida na LDB 9.394/96 que no seu artigo 37 destaca: “ A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.” (BRASIL, 1996, p.15). São alunos que têm pouco tempo de estudo e muitas responsabilidades financeiras e familiares, sendo a grande maioria trabalhadora e responsável pelo sustento de sua família. Sua rotina é cansativa e há um grande sentimento de culpa, vergonha por não ter concluído seus estudos na época oportuna.Na prática diária se observa que o aluno da EJA quer ver a aplicação do que está aprendendo, por esse motivo é necessário mudar a forma de ensino. Para isso é preciso expor o conteúdo relacionando-o ao contexto em que o aluno está inserido, para que assim ele possa ter uma visão mais ampla e crítica do conhecimento. Essa concepção embasada na própria constituição Brasileira de 1999, no artigo 22 da LDB: “A Educação Básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhes meios de progredir no trabalho em estudos posteriores.” (BRASIL,1999).Para isso é necessário que a qualidade do ensino de química melhore, aplicando metodologias que adequadas à realidade econômica, política e social do meio onde se insere a escola,bem como a necessidade de execução de experimentos que tenham como resultados dados observados na realidade.Por esse motivo o presente trabalho apresenta uma proposta metodológica para o ensino de química no cotidiano do aluno da EJA. Essa proposta metodológica foi elaborada e aplicada em uma escola pública de ensino fundamental e médio da cidade de Belém do Pará, com o intuito de instigar a curiosidade do educando.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta proposta metodológica foi aplicada em uma turma de 1ª etapa da EJA, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Meira, localizada na Av. José Bonifácio na cidade de Belém. A implementação da proposta teve início em 25 de outubro de 2011, com um coletivo formado por 16 alunos e foi finalizada em 33 horas, em um dia na semana no horário das 07h:30min às 09h:45min. Na primeira semana de aulas foi aplicado aos alunos um questionário de coleta de dados com o objetivo de conhecer o perfil dos educandos e, dessa forma dar maior suporte ao trabalho. Em cada aula era entregue aos alunos uma apostila com os assuntos a serem ministrados, os conteúdos desenvolvidos em sala de aula foram: Tabela Periódica, Polaridade e solubilidade, Condutividade elétrica em soluções aquosas e Funções Inorgânicas. Os assuntos foram desenvolvidos dentro de uma perspectiva problematizadora, tendo como elo a vivência dos alunos e valorizando seus conhecimentos. Foram realizadas diversas metodologias dentre as quais: realização de experimentos, aulas com multimídia e textos contextualizados, durante a aplicação deste trabalho foram realizadas avaliações com questões discursivas e de múltipla escolha. Nas avaliações foram valorizadas as participações em aula, resolução de exercícios, pesquisas e relatórios dos experimentos realizados durante as aulas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A seguir foram realizadas duas atividades experimentais no laboratório multidisciplinar da escola (apresentadas na tabela 1). Com os temas: Produção de desinfetante e Preparo de soluções-Perfume e Colônia qual a diferença?(anexos). Nas ciências, em especial a química “ a importância da inclusão da experimentação está na caracterização de seu papel investigativo e de sua função pedagógica em auxiliar o aluno na compreensão dos fenômenos químicos e é muito importante e altamente instrutivo o experimento realizado em sala.” (SANTOS E SCHNETZLER, 1996). Como a turma é pequena, empregou-se a experimentação investigativa (GIL e CASTRO, 1996) onde o experimento é realizado antes da discussão e apresentação dos conceitos relacionados. Esse tipo de abordagem teve por objetivo obter observações para dar suporte á discussão, à análise, ás indagações e ás explicações. Os alunos acompanharam a realização de experimentos de simples execução podendo observar as fases das misturas e anotar os resultados. Esse tipo de experiência colaborou para a compreensão de alguns conceitos de solução e conhecer algumas formas de expressar as concentrações de soluções. Dentro dessa perspectiva evidenciou-se a discussão ampla dos conceitos, onde os alunos foram estimulados a pensar e discutir sobre conteúdos envolvidos.

aula prática

durante essa aula os alunos aprenderam a fabricar um detergente caseiro com o auxilio do professor do laboratório e também com a nossa orientação.

fabricação de detergente

muitos alunos tiveram contato com instrumentos laboratoriais pela 1ª vez durante essa aula.

CONCLUSÕES: A forma intencional de articular o cotidiano com os conteúdos trabalhados em sala de aula possibilitou aos alunos maior apropriação de conteúdos de química, visto que, valorizou as suas vivências e oportunizou sua participação. As atividades experimentais desenvolvidas foram simples, consideradas dinâmicas, criativas e interativas, o que instigou os alunos a exposição de suas ideias e opiniões sobre os temas, dando possibilidades a busca de vários conhecimentos.Acredita-se que esse trabalho contribuiu para que o aluno da EJA aprenda a vislumbrar o mundo com os olhos da Química.

AGRADECIMENTOS:

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