53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES.

AUTORES: Confessor, J.J.O. (IFRN) ; Macêdo, V.P. (IFRN) ; Cruz, P.J.G. (IFRN) ; Silva, A.B. (IFRN) ; Morais, R.O. (IFRN) ; Oliveira, J.J.S. (IFRN) ; Alves, J.P.D. (IFRN) ; Silva, D.M. (IFRN) ; Pereira, L.F. (IFRN)

RESUMO: O trabalho analisou os fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na disciplina de Química em três escolas do Ensino Médio da rede estadual de ensino do município de Currais Novos e Lagoa Nova-RN. O estudo foi realizado por meio da aplicação de questionários a professores que ministram a disciplina de Química. Os dados da pesquisa indicaram que na prática dos professores ainda prevalecem o uso de quadro negro e resolução de exercício dos livros didáticos; abordagem dos conteúdos desvinculados da realidade social dos alunos. Considera-se necessária a adoção de uma nova postura em relação ao ensino e aprendizagem de maneira que o trabalho pedagógico contribua de forma significativa no processo de aprendizagem dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Ensino; Aprendizagem; Química

INTRODUÇÃO: Na atualidade, observa-se que inúmeros desafios têm emergido no cenário de atuação profissional dos docentes de modo que não basta apenas dominar os conteúdos a serem ministrados tendo em vista que as novas formas de ensinar e aprender impõem ao professor a necessidade de buscar constantemente atualizar seus conhecimentos e tornar-se um mediador e facilitador do processo de aprendizagem dos alunos. Todavia, Miranda e Costa (2012) afirmam que, na maioria das escolas têm-se dado maior ênfase à transmissão de conteúdos e à memorização de fatos, símbolos, nomes, fórmulas, deixando de considerar estratégias de ensino e aprendizagem que contribuam de maneira mais efetiva para a construção do conhecimento científico dos alunos, bem como, percebe-se uma desvinculação entre o conhecimento químico e o cotidiano. O uso de estratégias pedagógicas que estabeleçam relação entre o conhecimento químico e o cotidiano poderá se constituir numa ferramenta adequada para a aprendizagem dos alunos, assim como, minimizar a percepção negativa que os alunos possuem da disciplina de química. Compreendemos que trabalhar com educação não é uma tarefa fácil tendo em vista os inúmeros desafios existentes na profissão docente, mas as atividades pedagógicas dos professores poderão se tornar mais significativas se esses profissionais assumirem o papel de orientar, estimular a discussão e a reflexão crítica dos assuntos estudados. É fato que os alunos apreciam desafios e no momento em que o professor estabelece objetivos claros e promove atividades dinâmicas e prazerosas poderá favorecer a concretização de novas aprendizagens. Tomando como base essas ideias, esse trabalho busca analisar as estratégias didáticas utilizadas pelos professores que ministram o componente curricular Química.

MATERIAL E MÉTODOS: O campo empírico da pesquisa foi três escolas públicas da rede estadual de ensino do município de Currais Novos e Lagoa Nova. Os sujeitos da pesquisa foram 6 professores que ministram o componente curricular Química no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e aplicação de questionários. A pesquisa bibliográfica permitiu fazer uma revisão da literatura que discute as novas demandas para o professor de química de modo que sejam construídas estratégias de ensino e aprendizagem que contribuam para a reconstrução das práticas pedagógicas e melhoria da aprendizagem dos alunos. A coleta de dados realizada por meio de questionários forneceu informações sobre as estratégias didáticas utilizadas pelos professores de Química em três escolas públicas da rede estadual de ensino do município de Currais Novos. Após a aplicação dos questionários, procedeu-se a tabulação dos dados. Os resultados foram analisados e confrontamos os aspectos ressaltados pelos sujeitos respondentes com os debates teóricos elaborados por autores que discutem a temática prática pedagógica no ensino de química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Um dos objetivos da educação escolar na atualidade é formar jovens capacitados preparando-os para participar de uma sociedade complexa como a atual que requer aprendizagem autônoma e contínua. No que diz respeito às estratégias de ensino utilizadas pelos professores de química/sujeitos da pesquisa, 60% destes destacaram que utilizam aulas expositivas para abordar os conteúdos e o livro didático. 90% afirmaram não utilizar filmes. Um dado relevante de ser discutido e que está relacionado a essa realidade constatada na pesquisa é a inexistência ou a (defasagem) nas escolas de laboratório de química para a realização de experimentos no caso 80% delas. E o tempo de magistério 80% dos professores com mais de 10 anos. A realidade empírica nos possibilita constatar que parece haver dificuldade dos professores em dinamizar a prática pedagógica. Essa frágil dinamização da prática pedagógica contribui para a desmotivação por parte dos alunos. Ao se contrapor ao enfoque tradicional no ensino de química Chassot (2003, p.126), afirma que “o conhecimento químico tal como é usualmente transmitido, desvinculado da realidade do aluno, significa muito pouco para ele”. Segundo Santos e Aquino (2011, p. 160), como estratégia de ultrapassar as inúmeras dificuldades no ensino de ciências os professores têm sido estimulados a irem de encontro ao formalismo matemático na disciplina, a adequar sempre que possível o conteúdo abordado ao cotidiano do aluno e a dialogar com disciplinas que apresentem conceitos em comum. Assim, faz-se necessário aos docentes discutir com seus pares e elaborar estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem aos alunos refletir, analisar os conteúdos estudados e perceber que o conhecimento é construído com a mediação pedagógica do professor.

TABULAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DO

DADOS COLETADOS DE TODOS OS PROFESSORES QUE LECIONAM QUÍMICA NAS REFERIDAS ESCOLAS, PESQUISA DO TIPO CENSO (DADOS EM PORCENTAGEM).

CONCLUSÕES: Dessa forma, nas escolas em estudo faz-se necessário um repensar por parte dos professores sobre o trabalho pedagógico desenvolvido na disciplina de Química, no sentido de repensar a forma como os conteúdos e estratégias de ensino têm sido desenvolvidas, se elas estão contribuindo para a participação do aluno no processo de construção do conhecimento ou apenas para a memorização de fatos, nomes, leis, que são aprendidas para serem demonstrados nas provas, sem trazerem um significado e contribuição consistente para o seu processo de aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiramente a Deus por me dar a saúde e ao (PIBID)-CAPES por todo apoio fornecido através de bolsas de iniciação a docência.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MIRANDA, Dinaldo das Graças P; COSTA, Noberto Souza. Professor de Química: Formação, competências/habilidades e posturas. Disponível em: http://www.ufpa.br/eduquim/formdoc.html. Acesso em: 30 jun. 2013

Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2003.

SANTOS, Paloma N. dos; AQUINO, Kátia Aparecida da S. Utilização do cinema na sala de aula: aplicação da química dos perfumes no ensino de funções orgânicas oxigenadas e bioquímica. Química Nova na Escola, n. 3, v. 33, 2011.