Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA À LUZ DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
AUTORES: Cruz, R.P. (UFRRJ) ; Mendonça, M.L.T.G. (COLÉGIO PEDRO II)
RESUMO: O trabalho investigou como a teoria de um projeto político-pedagógico se apresenta
na realidade prática da escola. A temática central do trabalho mostra o vínculo,
ou a falta dele, entre as posições teóricas sobre projeto político-pedagógico e
os diversos problemas relacionados a sua concretização no espaço escolar,
relacionado a disciplina de Química.
PALAVRAS CHAVES: PPP; PCN; ensino de química
INTRODUÇÃO: O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é um documento que expressa sua
proposta educacional no seu processo: o de ensino-aprendizagem. Através dele, a
escola passa a ser uma organização com objetivos próprios, elaborados e
manifestados pela ação coordenada de seus diversos profissionais.
Como o principal objetivo era verificar o ensino de química vinculado a um
projeto político-pedagógico, pesquisou-se de que forma vem sendo feita as
modificações curriculares desta disciplina e sua consonância com o PPP e os
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, levando em conta as
considerações metodológicas da coleta de dados de duas escolas localizadas na
Ilha do Governador (RJ), uma do Sistema Federal de Educação, vinculada ao
Ministério da Aeronáutica e a outra de Sistema de Ensino Comunitário. Analisado
os dados coletados pode-se conceber uma conclusão do que acontece na realidade
prática escolar, visto que, no trabalho, buscou-se enfatizar a relação de um
projeto pedagógico com a gestão escolar, a organização do trabalho escolar, os
desafios multiculturais, a identificação da cidadania, os problemas
curriculares, os problemas de processos avaliativos e a divisão do poder dentro
da escola. Verificou-se, finalmente, que para efetivação do projeto político-
pedagógico, a escola deve estar em sintonia com as questões sociais e
principalmente com valores democráticos, que devem ser expressos na seleção e
tratamento dos conteúdos.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa realizada foi descritiva de cunho bibliográfico e documental,
caracterizado pela interrogação direta dos professores, diretores e técnicos-
pedagógicos cujo comportamento desejava-se conhecer (DELIZOICOY e ANGOTTI,
1994). Basicamente o processo foi à solicitação de informações a um grupo
significativo, em seguida, mediante análise qualitativa e quantitativa, obter as
conclusões correspondentes aos dados coletados. No estudo, a população – alvo
foi composta por um universo de 6 professores de química das duas escolas
pesquisadas (uma do Sistema Federal de educação/Ministério da Aeronáutica e
outra de do Sistema de Educação Comunitária – CENEC, ambas localizadas na Ilha
do Governador (RJ), dois diretores e dois membros da equipe técnico-pedagógicas
dessas instituições. Os instrumentos empregados na coleta dos dados para
efetivar a pesquisa do tema foram dois questionários compostos por questões
abertas e fechadas oferecidas aos dois grupos – professores e diretores /
equipes pedagógicas envolvidas, que serviram como subsídios para a avaliação do
estudo. Os critérios utilizados para a elaboração dos questionários foram
centrados em três categorias (objetivos, conteúdos e projeto pedagógico),
totalizando 10 questões. Na análise do questionário foi utilizado um tratamento
estatístico simples e descritivo, para perguntas fechadas e para as perguntas
abertas, mais abrangentes, no tocante aos conteúdos de ensino da química e
formas de planejamentos, usou-se um tratamento de forma qualitativa, para que se
pudesse avaliar com maior consistência (CHIZOTTI, 1995).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A questão relacionada ao desenvolvimento do trabalho do professor em sala de
aula apresentou duas respostas em sua maioria: “Transmitir os conteúdos desta
disciplina instrumentalizando os alunos para sua posterior utilização durante o
seu curso” e também “Dar continuidade à formação Química para posterior
desempenho de sua profissão”. Observa-se que os objetivos dos professores
limitam-se apenas em preparar os educandos para simples aquisição de
conhecimentos. Esse quantitativo do conteúdo de química tem o escopo do ensino
formal, sistematizado e enciclopédico, visando e preparando o aluno para os
exames do vestibular, sem prévia conscientização em demonstrar a real
importância da utilização destes conteúdos em seu cotidiano. Neste aspecto,
acabam por criar uma situação de desinteresse e de distanciamento dos educandos
para com os conteúdos da disciplina química, por não perceberem a importância e
o sentido real, quer em relação às suas necessidades e realidades, tornando-os
mais significativos. Essa reação pouco positiva poderia ser bem melhor
administrada se esses professores tivessem um entendimento do projeto
político-pedagógico da escola. Com relação a pergunta “Qual a principal
preocupação do professor de Química quando ao desenvolvimento dos conteúdos?
Você adota algum método específico? Qual/Como?” as respostas obtidas foram as
mais díspares: Os conteúdos já estão preestabelecidos, cabe a nós fazer com que
os alunos possam compreendê-los não importando a metodologia utilizada.(Prof. C
da Escola A). Percebe-se no depoimento, a exclusão do professor da concepção e
organização do processo de seleção de conteúdos, e a falta de conhecimento
acadêmico do que vem a ser metodologia de trabalho, visivelmente confundida pelo
respondente como método.
CONCLUSÕES: Conclui-se que a implantação e a construção do projeto político-pedagógico nas
escolas estão encontrando muitos entraves, embora existam debates constantes. Os
PCNs do ensino médio são desconhecidos pela grande maioria dos educadores,ficou
muito bem evidenciado, neste contexto, como os professores encontram dificuldades
em colocar em prática qualquer política educacional. Fica evidenciado como um
processo coletivo na escola parece complicado de ser feito, talvez se houvesse uma
gestão administrativa mais democrática isso seria mais fácil de ser realizado.
AGRADECIMENTOS: A todos da escola do Sistema Federal de educação/Ministério da Aeronáutica e
da escola do Sistema de Educação Comunitária – CENEC
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHIZOTTI, Antônio. pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995
DELIZOICOY, Demétrio e ANGOTTI, José André . Metodologia do ensino de ciências. São Paulo : Cortez Editora. 1994.