Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Aplicação de Aulas Práticas de Química nas Escolas do Ensino Médio do Município de Mauriti no Ceará.
AUTORES: Batista Frota, E. (UECE) ; de Sousa, M.R. (UECE) ; Tavares Cavalcanti Liberato, M.C. (UECE)
RESUMO: Um estudo de caso com delineamento local, sobre aplicação de aulas práticas de Química em escolas de Ensino Médio de Mauriti – CE foi realizado. Abordou-se a existência e infraestrutura de laboratórios, frequência de aulas práticas, formação dos professores, opinião dos alunos e sugestões sobre aulas experimentais. Os resultados mostraram que 60% das escolas de Ensino Médio possuem laboratório, e que só 12% dos professores consideram excelente a infraestrutura. Foi observado que apenas 17% dos professores são habilitados em Química, sendo talvez o motivo para a pouca frequência das aulas experimentais de Química.
PALAVRAS CHAVES: ENSINO; LABORATÓRIO; QUÍMICA
INTRODUÇÃO: Mauriti situa-se a 491,8 km de Fortaleza, com uma população de 44.240 habitantes. A economia baseia-se na agricultura e no comércio. Possui muitas escolas de Ensino Médio, onde o ensino de Química está presente. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000) dizem que a Química enfatiza as transformações geradoras de novos materiais, Sendo uma ciência experimental, é impossível compreender seu conteúdo sem a aula em laboratório, ou mesmo na sala de aula. Sem uma articulação entre as duas atividades, os conteúdos apresentados não terão significados relevantes para a formação do cidadão ou terão pouco impacto no desenvolvimento cognitivo do aluno. Apesar de sua importância, a aula prática ainda é pouco frequente em razão de fatores como infraestrutura deficitária das unidades escolares, inexistência de Laboratórios, ou existe, mas faltam equipamentos e ou reagentes suficientes, ou o professor não se sente seguro para desenvolver esta atividade. Porém experimentos de fácil execução podem ser realizados mesmo em sala de aula como a extração dos pigmentos das folhas de espinafre fresco seguido por separação cromatográfica, usando sílica obtida da cinza de arroz (DE FREITAS FILHO et al., 2012), exemplo simples de aplicação da prática laboratorial em aula de Química. Uma das finalidades da educação, segundo a Lei de 9.394/96 (LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, 1996) é preparar o educando para o exercício da cidadania. O ensino de Química participa do desenvolvimento científico-tecnológico com contribuições específicas para a formação cidadã, nas esferas sociais, econômicas e políticas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a situação relativa à aplicação das aulas práticas de Química em Mauriti.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram aplicados questionários aos professores de Química e alunos das escolas de ensino médio do município de Mauriti, no Estado do Ceará, sendo as escolas em estudo divididas em quatro grupos de estudo com situações diferentes, para melhor compreensão dos dados: escola pública de ensino regular com Laboratório de Ciência, escola pública de ensino regular sem Laboratório de Ciência, escola pública de ensino integral profissionalizante com Laboratório de Ciências e por fim escola particular. Os questionários foram usados de forma individual com perguntas fechadas e abertas com o público-alvo: professores e alunos. Deve-se constar que os questionários foram aplicados no período de Março e Abril de 2013. Após a coleta dos dados, os mesmos foram tabulados e agrupados em frequência percentual, a fim de chegar-se a uma conclusão concreta dos fatos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Constatou-se que apenas 60% das escolas de Ensino Médio de Mauriti - CE, contam com Laboratório. Segundo os professores de Química das escolas estudadas e com laboratório, o prédio é bom, mas apenas 12% consideram excelente a infraestrutura geral dos laboratórios. No que se refere às condições de uso dos Laboratórios, a maioria dos professores de Química das escolas estudadas e com Laboratórios respondeu que existem professores para as aulas práticas bem como mobiliário em boas condições de uso e quantidade suficiente. Com relação às vidrarias três quartos dos professores disseram que existem vidrarias em boas condições de uso, mas em quantidade insuficiente para trabalhar com os alunos. Quanto à existência de reagentes nos Laboratórios, 62% dos professores disseram que existe em quantidade suficiente e tem acesso ao uso. Em relação à aplicação de práticas nas aulas de Química a maioria dos professores, das escolas com laboratório, afirmou fazer uso do laboratório ou aplicar alguma prática em sala de aula.
CONCLUSÕES: Existe grande deficiência de aulas práticas nas escolas de Ensino Médio do município de Mauriti, já que há existência de escolas sem Laboratório de Ciências e mesmo as que possuem com infraestrutura boa, sofrem com falta de equipamentos, reagentes. O laboratório é essencial para a realização de práticas seguras, desenvolvimento de projetos e interação entre a teoria e a prática. O maior obstáculo, porém, é a falta de professores formados em Química, pois apenas 17% são habilitados na área e a maior parte sente-se inseguro para a realização de práticas quer em laboratório ou em sala de aula.
AGRADECIMENTOS: UECE/CAPES/UAB
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. (PCN) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.
DE FREITAS FILHO, J. R., DE FREITAS, J. J. R. SILVA, L. P., FREITAS, J. C. R. Investigando cinza da casca do arroz como fase estacionária em cromatografia: uma proposta de aula experimental nos cursos de graduação. Química Nova, v. 35, n. 2, p. 416-419, 2012.
BRASIL, Lei Nº 9.394. Ministério da Educação. Brasília: 1.996.