Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ANÁLISE DO CONHECIMENTO EM QUIMICA, SUA CORRELAÇÃO COM O DIA A DIA E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DE UMA TURMA DE ENGENHARIA AGRONOMICA DA UESPI
AUTORES: Vieira dos Santos, C. (IFPI) ; José dos Santos, O. (UESPI) ; Santos Carvalho, F.L. (IFPI) ; Decarvalho Ferreira, S. (IFPI) ; dos Santos Veloso, E. (IFPI) ; Isaias de Sousa, F. (IFPI) ; Silva Sousa, F.L. (IFPI) ; dos Santos Carvalho, B.M. (UFPI) ; Sousa Silva, G. (IFPI) ; Bezerra dos Santos, W. (IFPI)
RESUMO: Pesquisas apontam que o ensino de química tem sido tratado longe da realidade
discente, focando apenas na memorização de conceitos. Portanto neste trabalho
procurou-se identificar o conhecimento dos alunos do curso de engenharia
agronômica de um campus da UESPI em química e se eles reconheciam a presença da
química em seu cotidiano. Para isso foi aplicado um questionário a 26 alunos do
curso de engenharia agronômica da UESPI - campus Picos. A partir dos dados
obtidos, constatou-se que embora a maioria dos alunos apresente um conhecimento
básico em química, houve alunos que mostraram algum tipo de deficiência. Também
foi possível perceber que apesar de a maioria correlacionar a química ao seu
cotidiano, todos relataram algum grau de dificuldade em compreender esta
disciplina.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; cotidiano; Percepções
INTRODUÇÃO: O ensino de química deve ser incentivado de forma a desenvolver nos alunos a
capacidade de compreensão dos fenômenos químicos presentes em sua vivencia e de
fazer com que eles se sintam motivados a aprender química e que essa
aprendizagem aconteça de forma prazerosa. Segundo Altet (1999), a aprendizagem é
sempre o objetivo do ensino, embora nem sempre seja obtida pelo ensino. Isto
quer dizer que a educação escolar e o ensino embora tenham por objetivo
possibilitar a aprendizagem, nem sempre ela é possível. Neste trabalho não
estamos buscando as causas que dificultam ou impossibilitam o aprender na
escola, mas detectar a existência de deficiências no processo de aprendizagem em
química. Pesquisas apontam que o ensino de química tem sido tratado longe da
realidade discente, focando apenas na memorização de conceitos. Essa abordagem
está amplamente ligada à forma de atuação docente, tornando a aprendizagem
entediante para os alunos, contribuindo assim para a falta de interesse pela
disciplina (CARDOSO e COLINVAUX, 2000). Porém procurando correlacionar
o ensino de química com o mundo fora da sala de aula dando exemplos do dia a dia
e fazendo experiências mostrando tais fenômenos químicos na realidade, fazendo
com que o aluno veja, sinta e entenda que estes fenômenos ocorrem todos os dias,
todas as horas e que aquilo é química. Por tanto neste trabalho procurou-se
identificar o conhecimento dos alunos do curso de engenharia agronômica de um
campus da UESPI em química e se eles reconheciam a presença da química em seu
cotidiano.
MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa teve como base para desenvolvimento, um questionário aplicado
a 26 alunos do curso de engenharia agronômica da UESPI - campus Picos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com base em um questionário com questões discursivas e objetivas aplicado a 26
alunos indagamos qual seria o grau da aprendizagem da disciplina de química
trazida do ensino médio dos alunos do curso de engenharia agronômica da UESPI de
Picos.
As respostas dos alunos foram organizadas na tabela 1 em anexo.
Para a pergunta “Quais suas dificuldades no aprendizado da matéria de química?”
foi possível agrupar as respostas em três grupos. Os resultados estão na tabela
2 em anexo.Foi possível perceber que a maioria correlaciona a química no seu
cotidiano, porém de forma superficial, pois como a pergunta era aberta as
respostas mostram que eles percebem o uso da química na alimentação, produtos de
beleza, no nosso corpo, porém essa correlação acontece de maneira intuitiva.
Para eles a matéria que já tem suas dificuldades dispõe de poucas aulas para seu
desenvolvimento e o método de ensino dos professores no seu ensino médio foram
fatores que influenciaram para que os mesmos não procurassem entender de forma
significativa esta matéria. Para detectar dificuldades em conhecimentos básicos
foram feito perguntas de múltipla escolha e VERDADEIRO ou FALSO envolvendo
conhecimentos básicos relacionados a química. As respostas mostram que 11 alunos
apresentaram deficiências em conhecimentos básicos de química. Indagados sobre
as dificuldades na matéria além de relatar a quantidade e complexidade do
conteúdo para poucas aulas também foi relatado a dificuldade na matéria
relaciona a cálculos. Sabendo que tudo que acontece ao nosso redor são efeitos
químicos ainda assim, alguns alunos do curso não souberam responder onde estava
presente a química no cotidiano deles.
tabela 1
Tabela 1. Respostas as perguntas do questionário.
Tabela 2
Tabela 2. Respostas do questionário.
CONCLUSÕES: A partir dos dados obtidos, constatou-se que embora a maioria dos alunos apresente
um conhecimento básico em química, houve alunos que mostraram algum tipo de
deficiência. Todos mostraram que sentem dificuldade em compreender a disciplina e
atribuem isso a sua formação no ensino médio, aos cálculos e ao excesso de
conteúdo. Também foi possível detectar que a maioria correlaciona a química em seu
cotidiano, porém fazem isso de forma intuitiva.
AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiramente ao meu DEUS pela saúde, a minha mãe
por sempre está do meu lado e ao meu pai por sempre esta me ajudando em tudo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, v. 23, n. 2, p. 401-404, 2000.
ALTET, Marguerite. As Pedagogias da Aprendizagem. Lisboa: Instituto
Piaget, 1999.