Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A preparação do Professor de Química na graduação para educação inclusiva. Análise Preliminar.
AUTORES: Silva, S.R.S. (IFPB)
RESUMO: O estudo investigou a preparação dos graduandos do curso superior de Licenciatura
em Química do Instituto Federal da Paraíba, onde foram entrevistados Alguns alunos
do curso sobre a metodologia do ensino da química dentro da educação inclusiva e
como se preparam para enfrentar esse fato. Foram feitas entrevistas e os dados
transcritos foram submetidos à análise de conteúdo. Alguns destacam o despreparo
das escolas da região diante do problema e a criação políticas publicas que
obriguem a secretaria de educação do estado a manter a educação inclusiva em todas
as escolas, para que o aluno se sinta a vontade perante os outros.
PALAVRAS CHAVES: Educação inclusiva; Química; metodologia de ensino
INTRODUÇÃO: Segundo Sant'ana(2005)"Na medida em que a orientação inclusiva implica um ensino
adaptado às diferenças e às necessidades individuais, os educadores precisam
estar habilitados para atuar de forma competente junto aos alunos inseridos, nos
vários níveis de ensino" com isso o professor em sua formação tem que ter uma
base voltada também para educação inclusiva e também segundo Goffredo (1992) e
Manzini (1999)falam que "a implantação da educação inclusiva possui varias
dificuldades além de ser limitada" pois na formação dos professores em todo pois
ainda não é obrigatório adotar uma politica concreta de inclusão educacional
com isso dificultando o acesso de muitos alunos a sala de aula além de não ter
o material necessário de trabalho e uma boa infra-estrutura em algumas escolas.
No curso de Licenciatura em química do IFPB já existe a implantação de políticas
de educação inclusiva na formação do futuros professores nesse caso a disciplina
de LIBRAS e vimos na pesquisa que isso tem ajudando bastante o desenvolvimento
dos profissionais. Diante disso é importante a formação dos professores para que
tenham uma boa base voltada para inclusão educação para assim atenderas
necessidades apresentadas pelos alunos.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram entrevistados 30 alunos do curso superior de licenciatura em química do
IFPB, onde responderam um questionário com perguntas sobre educação inclusiva na
formação do profissional de química. O roteiro focalizou em 4 perguntas sobre o
grau de importância da educação inclusiva, se os graduandos se sentem seguros para
a situação de ministrar aula para um aluno com limitações com os conhecimentos
adquirido em sala de aula durante a graduação, foram também questionados sobre a
preparação e metodologia do professor de LIBRAS e por ultimo o que falta na
graduação para melhorar o conhecimento sobre educação inclusiva da área de
química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados da pesquisa mostram que 98% dos alunos entrevistados acham que a
aprendizagem sobre educação inclusiva na graduação tem grau Maximo e 2 % acham
de grau médio, durante a pesquisa também foi revelado que 66,6% dos
entrevistados se sentem seguros para ministrar aula com o que aprenderam na
graduação e 33,3% ainda não se sentem seguros e que ainda precisam melhoras os
conhecimentos sobre o assunto. Os dados também mostram que 50% dos entrevistados
concordam com a metodologia usada pelos professores da disciplina de LIBRAS, 30%
acham boa, mas discordam em alguns aspectos, 12% acham regular e que precisam de
outros conhecimentos e 8% acham ruim e não concordam com a metodologia utilizada
pelo professor de LIBRAS. Na conclusão de pesquisa 76% dos entrevistados afirmam
que gostariam de ter outros conhecimentos na área de educação inclusiva não só a
disciplina de libras, mas outras como o Braile, 10% acham que deve ser feito
trabalhos com informações sobre as políticas de educação inclusiva na
instituição e 14% não opinaram.
Levando em consideração o que foi pesquisado vimos que ainda precisando
de um conhecimento maior sobre a educação inclusiva durante a graduação para
após isso transmitirmos o conhecimento de forma que nenhum aluno seja ele
limitado ou não tenha dificuldades de aprendizagem.
CONCLUSÕES: Ao finalizar as pesquisas, vimos que a metodologia do ensino de LIBRAS na
graduação de Licenciatura em química é satisfatória, porém algumas coisas ainda
precisam ser melhoradas na área da educação inclusiva como ser implantada novas
disciplinas que favoreça o aprendizado do graduando a busca de outras formas e
metodologia no ensino das disciplinas já existentes, mas ao concluir as pesquisa
vimos que a grande maioria está empenhada no aprendizado da Educação inclusiva.
AGRADECIMENTOS: IFPB,
Cia DOCAS da Paraíba- Porto de Cabedelo
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Goffredo (1992), Manzini (1999), Sant'ana (2005)