53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A preparação do Professor de Química na graduação para educação inclusiva. Análise Preliminar.

AUTORES: Silva, S.R.S. (IFPB)

RESUMO: O estudo investigou a preparação dos graduandos do curso superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba, onde foram entrevistados Alguns alunos do curso sobre a metodologia do ensino da química dentro da educação inclusiva e como se preparam para enfrentar esse fato. Foram feitas entrevistas e os dados transcritos foram submetidos à análise de conteúdo. Alguns destacam o despreparo das escolas da região diante do problema e a criação políticas publicas que obriguem a secretaria de educação do estado a manter a educação inclusiva em todas as escolas, para que o aluno se sinta a vontade perante os outros.

PALAVRAS CHAVES: Educação inclusiva; Química; metodologia de ensino

INTRODUÇÃO: Segundo Sant'ana(2005)"Na medida em que a orientação inclusiva implica um ensino adaptado às diferenças e às necessidades individuais, os educadores precisam estar habilitados para atuar de forma competente junto aos alunos inseridos, nos vários níveis de ensino" com isso o professor em sua formação tem que ter uma base voltada também para educação inclusiva e também segundo Goffredo (1992) e Manzini (1999)falam que "a implantação da educação inclusiva possui varias dificuldades além de ser limitada" pois na formação dos professores em todo pois ainda não é obrigatório adotar uma politica concreta de inclusão educacional com isso dificultando o acesso de muitos alunos a sala de aula além de não ter o material necessário de trabalho e uma boa infra-estrutura em algumas escolas. No curso de Licenciatura em química do IFPB já existe a implantação de políticas de educação inclusiva na formação do futuros professores nesse caso a disciplina de LIBRAS e vimos na pesquisa que isso tem ajudando bastante o desenvolvimento dos profissionais. Diante disso é importante a formação dos professores para que tenham uma boa base voltada para inclusão educação para assim atenderas necessidades apresentadas pelos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram entrevistados 30 alunos do curso superior de licenciatura em química do IFPB, onde responderam um questionário com perguntas sobre educação inclusiva na formação do profissional de química. O roteiro focalizou em 4 perguntas sobre o grau de importância da educação inclusiva, se os graduandos se sentem seguros para a situação de ministrar aula para um aluno com limitações com os conhecimentos adquirido em sala de aula durante a graduação, foram também questionados sobre a preparação e metodologia do professor de LIBRAS e por ultimo o que falta na graduação para melhorar o conhecimento sobre educação inclusiva da área de química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados da pesquisa mostram que 98% dos alunos entrevistados acham que a aprendizagem sobre educação inclusiva na graduação tem grau Maximo e 2 % acham de grau médio, durante a pesquisa também foi revelado que 66,6% dos entrevistados se sentem seguros para ministrar aula com o que aprenderam na graduação e 33,3% ainda não se sentem seguros e que ainda precisam melhoras os conhecimentos sobre o assunto. Os dados também mostram que 50% dos entrevistados concordam com a metodologia usada pelos professores da disciplina de LIBRAS, 30% acham boa, mas discordam em alguns aspectos, 12% acham regular e que precisam de outros conhecimentos e 8% acham ruim e não concordam com a metodologia utilizada pelo professor de LIBRAS. Na conclusão de pesquisa 76% dos entrevistados afirmam que gostariam de ter outros conhecimentos na área de educação inclusiva não só a disciplina de libras, mas outras como o Braile, 10% acham que deve ser feito trabalhos com informações sobre as políticas de educação inclusiva na instituição e 14% não opinaram. Levando em consideração o que foi pesquisado vimos que ainda precisando de um conhecimento maior sobre a educação inclusiva durante a graduação para após isso transmitirmos o conhecimento de forma que nenhum aluno seja ele limitado ou não tenha dificuldades de aprendizagem.

CONCLUSÕES: Ao finalizar as pesquisas, vimos que a metodologia do ensino de LIBRAS na graduação de Licenciatura em química é satisfatória, porém algumas coisas ainda precisam ser melhoradas na área da educação inclusiva como ser implantada novas disciplinas que favoreça o aprendizado do graduando a busca de outras formas e metodologia no ensino das disciplinas já existentes, mas ao concluir as pesquisa vimos que a grande maioria está empenhada no aprendizado da Educação inclusiva.

AGRADECIMENTOS: IFPB, Cia DOCAS da Paraíba- Porto de Cabedelo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Goffredo (1992), Manzini (1999), Sant'ana (2005)