Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: INCLUSÃO DE RECURSOS MIDIÁTICOS FOCADOS EM TEMAS SOCIAIS NO ENSINO DA QUÍMICA
AUTORES: Messeder, J.C. (IFRJ) ; Pires, T.C.A. (IFRJ)
RESUMO: Para que as propostas de ensino CTS atuem na práxis educacional é necessária uma
nova configuração curricular na discussão de temas de relevância social, além da
utilização de diferentes tipos de materiais didáticos que reflitam o cotidiano dos
alunos. Neste sentido, nota-se a necessidade da confecção de recursos didáticos
que estejam mais próximos da realidade dos alunos, proporcionando-lhes o despertar
à Ciência. A presente pesquisa vem sendo realizada por licenciandos em Química do
IFRJ/Nilópolis, com a proposta de incluir recursos midiáticos focados em temas
sociais no ensino da Química. Os resultados alcançados mostram que a difusão entre
os saberes químicos adquiridos nas licenciaturas em Química e a Comunidade deve
ter uma atenção especial, com aplicações reais nas salas de aula.
PALAVRAS CHAVES: CTS; recursos midiáticos; temas sociais
INTRODUÇÃO: O debate em torno do Movimento CTS vem crescendo cada vez mais, o que comprova o
crescente número de publicações de artigos referentes ao assunto, por parte de
estudiosos e educadores, cuja principal preocupação é de que forma desenvolver e
empregar um enfoque CTS nas atuais estruturas curriculares, com o intuito de dar
uma nova roupagem aos conteúdos das mesmas, tornando-as assim instrumentos
capacitadores de uma nova geração de educadores, capazes de desenvolver com seus
alunos uma nova visão do mundo contemporâneo e entender melhor como se deu o
desenvolvimento das atuais tecnologias (RICARDO, 2007). A cerca dos materiais
didáticos, concebidos na temática CTS, Zuin, et al. (2008) reforçam o discurso
acerca da necessidade da confecção de novas ferramentas educacionais como
recursos midiáticos, por exemplo, e que estejam mais próximos da realidade dos
alunos. O uso de tais recursos pode auxiliar na perspectiva de aprimoramento e
estímulo na aprendizagem (TERUYA & MORAES, 2009). A proposta norteadora da
presente pesquisa é a criação de materiais midiáticos que exploram temas
químicos do cotidiano. A primeira série dos materiais produzidos seguiu uma
proposta de ensino CTS, com atenção aos assuntos Segurança Alimentar, e
Segurança Química em Ambientes Domésticos, com uma coletânea de recursos
audiovisuais que abordam os perigos para a saúde, como, por exemplo, quando
alimentos comercializados em feiras livres não seguem as normas de higiene, ou
quando os produtos de limpeza são usados de forma indiscriminada. Procurou-se
uma abordagem educacional em CTS, na busca de favorecer aos licenciandos espaços
para reflexão sobre Ciência, Tecnologia e sua implicação na Sociedade, levando
ainda em consideração os saberes prévios desses atores em ambientes fora da
Academia.
MATERIAL E MÉTODOS: Desde 2008 vários recursos didáticos como, por exemplo, DVDs contendo vídeos
experimentais, livros e revistas digitais vêm sendo produzidos no curso de
Licenciatura em Química do IFRJ (campus Nilópolis) como propostas de ensino CTS,
sendo divulgados em vários eventos da área de Ensino de Ciências e artigos
científicos. Um dos materiais é: “Alimentos: Vídeos Educativos Contextualizando
o Ambiente Feira Livre” (no formato Digital Versatile Disc). Cópias desse DVD já
foram distribuídas para professores de Química do Ensino Médio de escolas
públicas de Nilópolis/RJ, para que os mesmos fossem multiplicadores desses temas
sociais, e ao mesmo tempo pudessem exercer uma prática de ensino CTS (MATTOS,
2010). Outro material, ainda em forma de slides, usando o programa Microsoft
PowerPoint®, tem como tema principal o assunto Riscos Químicos em Ambientes
Domésticos. Tal material é composto de uma coletânea de recursos audiovisuais
que abordam os perigos para a saúde relacionados com contaminação alimentar,
agrotóxicos e produtos de limpeza de um modo geral. Alunos do curso de
licenciatura em Química do IFRJ fizeram apresentações desses materiais em
diversas instituições situadas no município de Nilópolis/RJ, ao longo de 2012.
Para realização da pesquisa, foi utilizada uma metodologia investigativa de
caráter qualitativo, considerando que esse método é entendido como uma
metodologia de investigação que enfatiza a descrição, a indução, a teoria
fundamentada e o estudo das percepções pessoais (BOGDAN & BIKLEN, 1994).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Uma das palestras foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes
do Estado do Rio de Janeiro (APADERJ), uma instituição filantrópica sem fins
lucrativos situada no município de Nilópolis (http://apaderjnil.blogspot.com/).
Foram discutidos os diversos riscos na alimentação, com exemplificações em
vídeos. Nessa etapa houve a distribuição de um questionário (Quadro 1) para
coletar informações sobre o conhecimento prévio dos participantes (32
responsáveis por alunos com necessidades especiais) acerca de contaminação
alimentar, higiene dos alimentos e como armazenar corretamente os alimentos na
geladeira, e demais assuntos contidos nos seis vídeos organizados no DVD
elaborado na pesquisa. O intuito da inserção dos materiais produzidos em um
ambiente não-formal de ensino foi conscientizar a população participante da
pesquisa sobre diversos problemas onde a tríade Química, Saúde e Meio Ambiente
se relaciona com o tema Segurança. O material sobre Riscos Químicos em Ambientes
Domésticos vem sendo exibido em locais, como: ONGs, igrejas, e centros
comunitários, na região da Baixada Fluminense (RJ). A partir dessas
apresentações percebe-se outro ponto de interesse para o exercício da prática
como componente curricular dos licenciandos em química, que é a prática de
ensino da Química voltada para a dita “educação fora da sala de aula”. Tal
educação é praticada por experiências do cotidiano, através de jornais,
revistas, programas de rádio e televisão, na visita a espaços como museus,
zoo1ógico, bibliotecas, centro de ciências, etc. A meta atual é reunir esses
trabalhos em um único material midiático, com um formato de Almanaque Digital,
que a princípio receberá o nome de “Temas Sociais na Práxis do Licenciando em
Química”.
Quadro 1
Questionário aplicado na APADERJ
CONCLUSÕES: O Almanaque Digital pretendido, usado como recurso didático, possibilitará que o
professor torne sua aula mais atrativa, facilitando a compreensão de vários
conteúdos expostos durante as aulas de Química. Mas o mais importante é que a
inclusão de temas sociais nas aulas pode influenciar os ganhos em termos de
aprendizagem, especialmente no que se refere aos conceitos científicos, à
compreensão da Química e despertar para atitudes cidadãs. Pode-se perceber o
interesse ao ensino CTS por parte dos licenciandos envolvidos, motivando-os a
incluir situações do cotidiano em suas atividades docentes.
AGRADECIMENTOS: Ao IFRJ e ao CNPq pela concessão de bolsas de PROCIÊNCIA/PIBIC e à FAPERJ por
fomentar o projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, p.47-51. 1994.
MATTOS, T. V.; et al. Alimentos em feiras livres: abordagem em vídeo educativo para o ensino de química. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília/DF, 2010.
RICARDO, E.C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para a sua implementação no contexto escolar. Revista Ciência e Ensino, Edição Especial, v.1, nov. 2007.
TERUYA, T.K.; MORAES, R.A. Mídias na educação e formação docente. Revista Linhas Críticas, v. 15, n. 29, p. 327-343. jul/dez. 2009.
ZUIN, V.G. et al. Análise da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade em materiais didáticos. Ciência e Cognição, v.13, p.56-64, mar. 2008.