Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A VISÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA POLUIÇÃO QUÍMICA AMBIENTAL.
AUTORES: Silva, N.S.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Souza, A.R.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Neves, P.A.P.F.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Mendes, M.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Oliveira, L.C.V. (SEDUC)
RESUMO: Com o objetivo de abordar assuntos do cotidiano, utilizou-se a temática “Poluição
Química Ambiental” com alunos de uma escola da rede pública de ensino, através do
Programa de Bolsas para Iniciação á Docência (PIBID), financiado pela CAPES. Para
coleta de dados foi aplicado um questionário constituindo de cinco questões
abertas e fechadas, sobre a poluição química, assim como sua as consequências para
saúde e meio ambiente. Desse modo, trabalharam-se as causas e as consequências dos
tipos de poluição química (ar, água e solo), assim como os métodos de tratamento,
relacionando com o bem estar da população e do meio ambiente. Observou-se que mais
de 85% dos alunos entrevistados associaram a poluição química em geral à poluição
atmosférica.
PALAVRAS CHAVES: Poluição Química; PIBID; Ensino de Química
INTRODUÇÃO: Desde o início da civilização, o Homem que vivia em grupos ou tribos dependeu do
meio ambiente para obter alimentos para sua sobrevivência. Tais grupos
deslocavam-se constantemente de região para região em busca do seu sustento
(VAISTMAN; VAISTMAN, 2006). O homem primitivo respeitava o fluxo da natureza, ou
seja, procurava em cada região o que ela poderia oferecer como alimento no
período certo, consumia-se assim apenas o necessário. Até nesse período o
conhecimento no que se refere ao meio ambiente e os desastres ambientais
ocasionados pelo homem, não era suficientemente desenvolvido. Somente na década
de 70, que os problemas ambientais passaram a ser tratados de forma integrada
devido ao avanço dos estudos ambientais que comprovaram a influência dos
problemas ambientais locais na escala global. Há vários tipos de poluição
química, como a atmosférica, do solo e da água, que prejudicam os seres vivos
causando problemas de saúde e até mesmo a morte, além de ocasionar danos ao
ambiente. Esse tipo de poluição é ocasionado por produtos químicos, que em sua
maioria são tóxicos, como produtos de limpeza, combustíveis, agrotóxicos, dentre
outros que prejudicam a saúde dos seres vivos. Partindo deste contexto, o
presente trabalho teve como objetivo trabalhar as causas e as consequências dos
tipos de poluição química (ar, água e solo), assim como os métodos de
tratamento, relacionando com o bem estar da população e do meio ambiente.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública, localizada na cidade
de Belém-PA, tendo como participantes da pesquisa 20 alunos do 2º ano. Para coleta
de dados foi aplicado um questionário constituindo de cinco questões abertas e
fechadas, sobre a poluição química, assim como sua as consequências para saúde e
meio ambiente. A pesquisa foi realizada em três momentos: o primeiro momento
consistiu no levantamento bibliográfico para realização da pesquisa;
posteriormente foi realizada a elaboração do material utilizado na pesquisa (aula
e vídeo); o terceiro momento consistiu na aplicação do questionário, a fim de
avaliar o nível de conhecimento que os alunos possuíam sobre o assunto em estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com as análises dos questionários aplicados aos alunos participantes
da pesquisa, verificou-se que 60,0% eram do sexo feminino e 40,0% do sexo
masculino. Quando questionados o que entendiam por poluição química, 85,0% dos
alunos responderam a esta questão, porém 88,3% responderam somente apontando a
poluição atmosférica, demonstrando uma visão limitada dos vários tipos de
poluição. Tal resultado é demonstrado pela resposta de um aluno: “Eu entendo que
a poluição é causada por gases tóxicos, liberados pelos carros e indústria.”. Em
relação ao uso de produtos químicos no cotidiano, 100,0% dos alunos responderam
a este questionamento, citando os produtos de limpeza (água sanitária, soda
caustica e detergente) produtos de higiene (creme dental, sabonete e shampoo) e
alimentos (óleo, vinagre e sal). Também se verificou que em relação aos
tratamentos que podem ser utilizados para tratar a poluição química presente no
meio ambiente, foram citados: coleta seletiva (45,5%), tratamento de água e
esgoto (36,3%) e filtros para redução da poluição atmosférica (18,2%). Em
relação aos prejuízos da utilização de produtos químicos sobre a saúde e meio
ambiente, 90,0% dos alunos reconhece que a utilização dos produtos químicos
apresenta grande potencial em trazer prejuízos para a humanidade. Sobre as
doenças que a poluição química pode trazer ao ser humano foram citadas: doenças
respiratórias (90,0%) e doenças de veiculação hídrica (10,0%), demonstrando que
as respostas estão fortemente associadas com a poluição atmosférica.
CONCLUSÕES: A partir da análise dos resultados é possível perceber a contribuição deste
trabalho para o aprendizado dos alunos entrevistados, na qual se enfatizou as
consequências produzidas pelo homem e as medidas que se pode ter quanto à
preservação do meio ambiente. Porém, há necessidade de mais atividades com o foco
ambiental, pois percebemos que os alunos possuem uma visão limitada acerca do tema
discutido, visto que os mesmos associam as diversas formas de poluição química
somente a poluição atmosférica, assim como as doenças que afetam o ser humano
proveniente deste tipo de poluição.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GOUVEIA, F. Poluição química e química antipoluição. Revista Pré-Univesp, São Paulo, n.8, 2011.
LISBOA, H. M.; SCHIRMER, W. N. Metodologia de controle da poluição atmosférica. ENS/UFSC, v. 1, Montreal, 2007.
VAITSMAN, E. P.; VAITSMAN, D. S. Química & Meio Ambiente: Ensino contextualizado. Editora Interciência. Rio de Janeiro, 2006.