Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
AUTORES: Santos, M.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA) ; Ventura, M.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA) ; Santos, S. (COLEGIO ESTADUAL CORONEL VIRGILIO TAVORA)
RESUMO: O desenvolvimento deste trabalho foi muito importante para se ter uma avaliação de como as aulas práticas estão sendo aplicadas na escola pesquisada. Para o qual foi escolhida uma turma do colégio Estadual Coronel Virgílio Távora, foi aplicado um questionário para alunos e para a professora da turma, fazendo um levantamento de como as aulas práticas estão sendo aplicadas na escola, foi também realizada uma aula prática no laboratório da escola. E por fim, um último questionário para os alunos com questões objetivas avaliando possíveis melhorias no aprendizado após a atividade prática.
PALAVRAS CHAVES: Aulas práticas; qualidade no ensino; Pesquisa
INTRODUÇÃO: A química como ciência é em boa parte experimental, sendo fundamental a realização de aulas práticas. Nos cursos de ensino médio e até mesmo nas universidades são poucas as que mantêm uma periodicidade de atividade práticas, as disciplinas teóricas predominam. A falta de laboratórios adequados nas instituições é apontada como as maiores causas de não realização de atividades práticas. Outros fatores relevantes podem ser apontados como falta de equipamentos e reagentes.
De acordo com (FARIAS 2004) “em qualquer disciplina que se baseia na observação dos fenômenos naturais, as práticas constituem-se ponto chave para uma verdadeira aprendizagem. No tocante à ciência química, isso é particularmente verdadeiro”.
As aulas práticas no ensino de química são necessárias para se ter um embasamento sólido a respeito do assunto estudado, além de despertar no aluno o interesse pela pesquisa e com isso se ter novas descobertas. Muitos dos valiosos experimentos que conhecemos hoje foram produzidos em pequenos laboratórios, quando Lavoisier obteve conhecimento da conservação das massas ele ainda não era considerado o “pai da química”.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais “o princípio contextualização trata de que os conteúdos curriculares devem ser relacionados às práticas, às experiências cotidianas, relacionando as competências adquiridas do aluno presentes na vida social, pessoal, cultural, reforçando a interação imprescindível entre teoria e prática”. (PCNs, 2003).
Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de avaliar os conhecimentos teóricos e práticos dos alunos, para isso foram aplicados dois questionários, sendo um antes e outro depois da aula prática.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada na escola Estadual Coronel Virgílio Távora, atualmente com 1280 alunos foi fundada no dia 27 de maio de 1965, fica localizada no centro do município de Quixadá, desde a fundação sempre teve o mesmo endereço, na rua Epitácio Pessoa, 1498, é uma das escolas mais antigas do município, a referida escola já passou por várias gerações pedagógicas e já formou muitas personalidades da localidade.
A prática foi realizada no laboratório do colégio na ocasião participaram alunos do 1 ano “H” ensino médio, antes da realização da atividade prática foi aplicado um questionário,. Foi usado para os experimentos, Becker, tubos de ensaio, pipetas graduada, foram também usados os seguintes reagentes; ácido clorídrico, sulfato de cobre, hidróxido de amônio, magnésio sólido e bicarbonato de sódio, sendo todos 0,1 M, foi usado 1ml de cada reagente.
Fez-se três experimentos com a turma; mudança de cor, usou-se CuSO4 e NH4OH. Para o ensaio de tipo de precipitados, usou-se de HCl com AgNO3. E por último, para o ensaio de liberação de gás utilizou-se NaHCO3 com HCl.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nos questionários foram levantados vários questionamento a respeito do assunto. Como falta de equipamentos, reagentes, laboratório adequado e carga horária. Algumas respostas estão abaixo: No questionário 2 foi gerado um gráfico, avaliando as possíveis melhorias após a ativade prática.
Para uma das alunas entrevistada a frequência é boa, porém existem muitas dificuldades e a principal é o pequeno espaço do laboratório já que este é dividido com a disciplina de biologia. Outro ponto abordado pela aluna é falta de materiais para as práticas e de segurança, como por exemplo, vestimentas.
Para a professora, a frequência é ótima e compatível com o planejamento de muitos professores.
Todos os entrevistados concordam que as atividades práticas, são importantes para fixação do conteúdo/conceitos abordados teoricamente. Para a professora as turmas lotadas e falta de carga horária é outro ponto negativo.
A atividade prática foi satisfatória, os alunos observaram nos experimentos formação de precipitado AgCl, liberação de gás (borbulhamento), ao reagi HCl com Mg e mudança de cor com a junção de dois reagentes CuSO4 e NH4OH, evidenciando que ocorreu uma reação química. O CuSO4, possui coloração azul claro e o NH4OH é incolor. Ao misturá-los, observou-se que esses dois reagentes a cor obtida foi azul escura quase lilás.
De acordo com as respostas obtidas, alunos e professores, todos concordam que as aulas práticas são importantes para o aprimoramento do conhecimento. Infelizmente, como já foi mencionado o que se ver, são as disciplinas de ciências com aulas apenas teóricas. No segundo questionário, após a aula prática,os alunos mostraram melhor compreensão ao conteúdo estudado anteriormente em sala de aula.
Figura 1 Gráfico
Gráfico do segundo questionário com as repostas dos alunos, ótima, bom e insuficiente. Referente a aplicação da atividade prática.
Figura 2 Aula prática
CONCLUSÕES: Percebe-se que este trabalho colaborou com o projeto que a escola vive atualmente, ver-se que alunos e professores têm o desejo de melhorias no ensino em especial no assunto tratado. Este trabalho será dado continuidade no decorrer do ano letivo, pois, a interação com os alunos para o licenciando é de suma importância para a prática da docência. No ato da realização da atividade prática, observou-se encantamento dos alunos pela aula de química bem diferente do comportamento em sala de aula no qual muitos ficam dispersos sem dar atenção ao conteúdo ministrado em sala.
AGRADECIMENTOS: O presente trabalho foi realizado com apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência–PIBID.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação, p. 45, Porto Alegre: Artmed , 2000.
2. FARIAS, Robson Fernandes de, Práticas de Química Inorgânica, Campinas, São Paulo, Átomo, 2004.
3. http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 18 de junho de 2013