Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O Ensino de química ambiental voltado para a formação consciente do cidadão
AUTORES: Izarias, N.S. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)) ; Vieira, G.A.C. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)) ; Carvalho, R.A. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)) ; Queiroz, S.C.S. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)) ; Silva, T.S.T. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG))
RESUMO: A educação é importante e fundamental na formação da consciência ambiental do
indivíduo, buscando a defesa da natureza e da própria existência. O objetivo
deste trabalho foi analisar e discutir qual a contribuição do ensino da educação
ambiental na formação consciente da cidadania. Através da aplicação de
questionários para 47 alunos da Licenciatura em Química do Instituto Federal de
Goiás, da cidade de Uruaçu-GO e, participação, observação e conversa informal a
participante de uma caminhada ecológica coletiva. Constatamos nas respostas ao
questionário que temas químicos ambientais e de saúde são os que mais estariam
ligados a consciência do cidadão. Na caminhada ecológica percebemos que a
educação ambiental está sendo ineficiente, sendo imprescindíveis ações
ambientais concretas.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Meio Ambiente; Formação do Cidadão
INTRODUÇÃO: A questão ambiental está presente na sociedade contemporânea e tem representado
um desafio para preservação da qualidade de vida da humanidade. O colapso
ambiental que o planeta vive, e as consequências a que estamos sujeitos, têm
movimentado várias esferas da sociedade: autoridades civis, instituições
governamentais e não governamentais. Esta preocupação mundial com o meio
ambiente tem motivado a realização de encontros internacionais e locais, visando
a discussão e elaboração de propostas e soluções para o assunto. (ABREU, 2004).
A existência de uma sociedade sustentável que garanta, ao mesmo tempo, o
desenvolvimento econômico e a preservação de recursos naturais, passa pelo
estabelecimento de diálogo entre escolas, comunidade, empresários e autoridades
locais. Desta forma, justifica-se a importância de ações de educação ambiental,
como medida preventiva e mitigadora dos impactos causados pela sociedade de
consumo.
A Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96), afirma a obrigatoriedade da Educação
Ambiental para todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a
preservação do meio ambiente. Neste sentido, esta pesquisa objetiva analisar e
discutir qual a contribuição do ensino da educação ambiental na formação
consciente da cidadania.
Buscamos entender através de questionários como está ocorrendo a formação para a
cidadania do futuro educador em química. Procuramos observar através de uma
mobilização coletiva em defesa do meio ambiente, o comportamento da comunidade
em relação a preservação do meio ambiente, bem como a opinião dos cidadãos
presentes na caminhada ecológica, quanto a sua visão frente a eficiência dessas
mobilizações.
MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa foi realizada no município de Uruaçu, localizado na região centro
norte do Estado de Goiás. Os dados inerentes a esta, foram realizados
através de aplicação de questionários para os alunos da Licenciatura em Química do
Instituto Federal de Goiás, desta cidade, objetivando verificar como ensino de
química tem contribuído na formação do cidadão. E, também a participação,
observação e conversa informal com alunos, professores e comunidade participantes
de uma caminhada ecológica coletiva na cidade de Uruaçu-GO.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram entrevistados 48 alunos de Licenciatura em Química do Instituto Federal de
Goiás – Campus Uruaçu, os quais responderam a vários questionamentos, dentre
eles se o ensino de química que temos ministrado em nossas escolas atualmente
tem preparado nossos alunos para o exercício consciente da cidadania e de que
forma. Como resposta dos entrevistados 79% afirmaram que o ensino de química não
tem contribuído para a formação consciente da cidadania e 21% disseram que sim.
Os alunos que afirmaram que o ensino de química não contribui para formação
consciente da cidadania alegaram que fatores responsáveis são: falta
de professores qualificados, qualidade precária do ensino e falta de
metodologias diferenciadas.
Foi solicitado aos alunos que marcasse com um X nos conteúdos que consideravam
temas químicos sociais, podiam marcar mais de uma opção. Como resultado
obtivemos o tema química ambiental com 42 votos, seguido de medicamentos com 39,
drogas com 37, água com 33, recursos naturais com 28 entre outros apresentados
na tabela 1, adaptada de Santos e Schnetzler (1996).
A caminha ecológica foi organizada pela Prefeitura Municipal de Uruaçu, estando
presentes escolas Municipais, Estaduais, Federais e a população Uruaçu. No
percurso dessa mobilização foi realizada conversas informais com 80
participantes, buscando resposta para a seguinte pergunta: Esse tipo de
mobilização contribui para mudar a sua consciência e ação ambiental com cidadão?
As opiniões variam, prevalecendo os aspectos negativos, os quais estão descrito
na tabela 2.
A caminhada teve encerramento no Parque das Araras - parque ecológico, da cidade
de Uruaçu. Foi distribuído à população mexerica, maçã, pipoca, picolé, etc.
Observou-se ao final do evento a quantidade de lixo espalhado pelo parque.
Tabela 1
Tópicos mais votados como temas químicos sociais
tabela 2
Opiniões dos manifestantes à importância da
caminhada ecológica.
CONCLUSÕES: Percebe-se como resposta dos licenciandos que os temas químicos ambientais e de
saúde somaram uma maior preocupação, quanto ao ensino de química, comprovando que
o ensino deve ser discutido dentro de um viés ambiental e de saúde.
A partir da caminhada ecológica, foi possível entender que a educação ambiental
não está sendo trabalhada de forma eficiente nas escolas. Observamos um resultado
contrário ao final da mobilização. As atitudes da comunidade participante
evidenciou comportamentos negativos, comprovando a falta de consciência ambiental
e social, vindo ao encontro das opiniões negativas.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABREU, Daniela Gonçalves; Educação ambiental nas escolas da região de Ribeirão Preto- São Paulo, 2004. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422008000300037&script=sci_arttext . Acessado em 04 de julho de 2013.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.
SANTOS, Wildson Luiz P. dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Química e Cidadania. Química Nova na Escola, N° 4, Novembro 1996