53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O Ensino de química ambiental voltado para a formação consciente do cidadão

AUTORES: Izarias, N.S. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)) ; Vieira, G.A.C. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)) ; Carvalho, R.A. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)) ; Queiroz, S.C.S. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)) ; Silva, T.S.T. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG))

RESUMO: A educação é importante e fundamental na formação da consciência ambiental do indivíduo, buscando a defesa da natureza e da própria existência. O objetivo deste trabalho foi analisar e discutir qual a contribuição do ensino da educação ambiental na formação consciente da cidadania. Através da aplicação de questionários para 47 alunos da Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás, da cidade de Uruaçu-GO e, participação, observação e conversa informal a participante de uma caminhada ecológica coletiva. Constatamos nas respostas ao questionário que temas químicos ambientais e de saúde são os que mais estariam ligados a consciência do cidadão. Na caminhada ecológica percebemos que a educação ambiental está sendo ineficiente, sendo imprescindíveis ações ambientais concretas.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Meio Ambiente; Formação do Cidadão

INTRODUÇÃO: A questão ambiental está presente na sociedade contemporânea e tem representado um desafio para preservação da qualidade de vida da humanidade. O colapso ambiental que o planeta vive, e as consequências a que estamos sujeitos, têm movimentado várias esferas da sociedade: autoridades civis, instituições governamentais e não governamentais. Esta preocupação mundial com o meio ambiente tem motivado a realização de encontros internacionais e locais, visando a discussão e elaboração de propostas e soluções para o assunto. (ABREU, 2004). A existência de uma sociedade sustentável que garanta, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e a preservação de recursos naturais, passa pelo estabelecimento de diálogo entre escolas, comunidade, empresários e autoridades locais. Desta forma, justifica-se a importância de ações de educação ambiental, como medida preventiva e mitigadora dos impactos causados pela sociedade de consumo. A Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96), afirma a obrigatoriedade da Educação Ambiental para todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Neste sentido, esta pesquisa objetiva analisar e discutir qual a contribuição do ensino da educação ambiental na formação consciente da cidadania. Buscamos entender através de questionários como está ocorrendo a formação para a cidadania do futuro educador em química. Procuramos observar através de uma mobilização coletiva em defesa do meio ambiente, o comportamento da comunidade em relação a preservação do meio ambiente, bem como a opinião dos cidadãos presentes na caminhada ecológica, quanto a sua visão frente a eficiência dessas mobilizações.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa foi realizada no município de Uruaçu, localizado na região centro norte do Estado de Goiás. Os dados inerentes a esta, foram realizados através de aplicação de questionários para os alunos da Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás, desta cidade, objetivando verificar como ensino de química tem contribuído na formação do cidadão. E, também a participação, observação e conversa informal com alunos, professores e comunidade participantes de uma caminhada ecológica coletiva na cidade de Uruaçu-GO.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram entrevistados 48 alunos de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu, os quais responderam a vários questionamentos, dentre eles se o ensino de química que temos ministrado em nossas escolas atualmente tem preparado nossos alunos para o exercício consciente da cidadania e de que forma. Como resposta dos entrevistados 79% afirmaram que o ensino de química não tem contribuído para a formação consciente da cidadania e 21% disseram que sim. Os alunos que afirmaram que o ensino de química não contribui para formação consciente da cidadania alegaram que fatores responsáveis são: falta de professores qualificados, qualidade precária do ensino e falta de metodologias diferenciadas. Foi solicitado aos alunos que marcasse com um X nos conteúdos que consideravam temas químicos sociais, podiam marcar mais de uma opção. Como resultado obtivemos o tema química ambiental com 42 votos, seguido de medicamentos com 39, drogas com 37, água com 33, recursos naturais com 28 entre outros apresentados na tabela 1, adaptada de Santos e Schnetzler (1996). A caminha ecológica foi organizada pela Prefeitura Municipal de Uruaçu, estando presentes escolas Municipais, Estaduais, Federais e a população Uruaçu. No percurso dessa mobilização foi realizada conversas informais com 80 participantes, buscando resposta para a seguinte pergunta: Esse tipo de mobilização contribui para mudar a sua consciência e ação ambiental com cidadão? As opiniões variam, prevalecendo os aspectos negativos, os quais estão descrito na tabela 2. A caminhada teve encerramento no Parque das Araras - parque ecológico, da cidade de Uruaçu. Foi distribuído à população mexerica, maçã, pipoca, picolé, etc. Observou-se ao final do evento a quantidade de lixo espalhado pelo parque.

Tabela 1

Tópicos mais votados como temas químicos sociais

tabela 2

Opiniões dos manifestantes à importância da caminhada ecológica.

CONCLUSÕES: Percebe-se como resposta dos licenciandos que os temas químicos ambientais e de saúde somaram uma maior preocupação, quanto ao ensino de química, comprovando que o ensino deve ser discutido dentro de um viés ambiental e de saúde. A partir da caminhada ecológica, foi possível entender que a educação ambiental não está sendo trabalhada de forma eficiente nas escolas. Observamos um resultado contrário ao final da mobilização. As atitudes da comunidade participante evidenciou comportamentos negativos, comprovando a falta de consciência ambiental e social, vindo ao encontro das opiniões negativas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABREU, Daniela Gonçalves; Educação ambiental nas escolas da região de Ribeirão Preto- São Paulo, 2004. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422008000300037&script=sci_arttext . Acessado em 04 de julho de 2013.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

SANTOS, Wildson Luiz P. dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Química e Cidadania. Química Nova na Escola, N° 4, Novembro 1996