53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Aulas práticas no ensino de Química: uma motivação na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio.

AUTORES: Moreira, K.C. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Silva, A.B. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Silva, D.M. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Silva, M.T.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Morais, R.O. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Pereira, L.F. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Confesor, J.J.O. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Oliveira, J.J.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Alves, J.P.D. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS)

RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de divulgar o resultado de uma aula prática de Química utilizada para despertar o interesse de alunos do ensino médio pela disciplina. A aula denominada “Show da Química” trata-se de uma estratégia em que bolsistas PIBID lançaram mão para divulgar o programa, bem como despertar o interesse por Química nestes alunos. Assim, o presente artigo objetiva descrever toda a metodologia utilizada nesta aula, e ainda os resultados desta, utilizando referenciais teóricos para fundamentar-se.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; aulas práticas; ensino de Química

INTRODUÇÃO: Atualmente, um número cada vez maior de pesquisadores preocupam-se com o papel da prática no processo de ensino aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao ensino de ciências. Sobre isso, Marques A. L. et al (2008, p. 01) afirma que o uso de aulas práticas favorece esse processo, por proporcionar um aprendizado mais significativo e lúdico, além de desmistificá-las, pois, muitas vezes são vistas como disciplinas de difícil compreensão e sem nenhuma utilidade prática. Assim, O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID é um programa do Governo Federal, vinculado a CAPES, que objetiva proporcionar aos alunos de licenciatura, uma prática docente prematura, possibilitando a aquisição de competências essenciais à sala de aula, além de auxiliar nas dificuldades encontradas nas escolas públicas em relação ao ensino de Química, também se preocupa com o favorecimento da aprendizagem em química. Essa interação entre graduandos e escolas públicas tem rendido bons frutos, os trabalhos de Barbosa, S. M. & Júlio, R. S. além de Santos, A. O. & Lorenzo, J. G. F. são alguns exemplos de registro sobre estes rendimentos, onde há uma ajuda mútua entre bolsistas, alunos e escolas vinculadas ao programa. Objetivou neste trabalho apresentar os resultados de uma aula prática motivacional aqui denominada pela equipe de Show da Química em que os alunos pudessem perceber a importância da Química tal como vincular as teorias aprendidas em sala de aula com o que foi apresentado. Os alunos da escola campo de atuação dos bolsistas PIBID foram convidados por meio desta aula a participarem das aulas de reforço ministradas por estes bolsistas PIBID, favorecendo o auxílio em seu aprendizado e na expansão de conhecimentos em relação à Química.

MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se neste trabalho uma divulgação prévia da aula prática que iria ser apresentada na escola, sendo esta a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Instituto Vivaldo Pereira (IVP), localizada na cidade de Currais Novos – RN, tendo como público alvo todos os alunos da 1º a 3º série do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental. Para gerar um pequeno impacto já na divulgação do show da Química, levou-se uma solução conhecida como “sangue do diabo”, uma solução com pequena concentração de Hidróxido de Amônio e fenolftaleína, deixando a solução com cor avermelhada. Essa solução foi aplicada na roupa de alguns alunos, onde, dizia-se que se a mancha desaparecesse eles estariam convocados a irem para a aula proposta. Após a divulgação, iniciou-se então o Show da Química, evento ocorrido na escola dois dias após sua divulgação. Nessa aula prática, que aconteceu ao ar livre (no pátio da escola), realizou-se vários experimentos, entre eles, a decomposição do isopor em acetona a 98% de pureza, reações de precipitação, reações de catalisação e decomposição de compostos, sempre explicando e exemplificando o que ocorreu de fato naqueles experimentos, bem como contextualizando com as vivências pessoais dos alunos, considerando ainda os conceitos de interdisciplinaridade. Ao final do Show da Química todos os alunos presentes foram convidados a participarem das aulas que estão sendo realizadas pelos bolsistas PIBID que atuam no IVP, mostrando para eles a importância de se estudar a disciplina de Química, auxiliando em sua aprendizagem e desmitificando a ideia de que Química é uma Ciência de difícil compreensão e sem utilidade prática.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao longo de toda a aula prática de Química, foi possível notar um grande interesse por parte dos alunos presentes, eles participaram ativamente do Show da Química, questionando as reações ocorridas. Nessa aula, desenvolvida no pátio da escola (imagens 01), estiveram presentes diversos alunos, sendo possível que todos pudessem observar o que era realizado. O 1º experimento elaborado envolveu a neutralização de uma base (hidróxido de sódio a 0,01 N) através do CO2, o 2º experimento foi a decomposição do peróxido de hidrogênio utilizando iodeto de potássio como catalizador da reação, o 3º experimento elaborado foi uma reação de precipitação utilizando nitrato de prata e cloreto de sódio seguido da decomposição do isopor em acetona a 98% de pureza (imagem 02). Todos os experimentos apresentados foram devidamente explicados, possibilitando aos alunos presentes a possibilidade de observarem a construção do conhecimento e refletirem sobre as diversas reações químicas apresentadas na aula. Houve um grande entusiasmo durante toda a apresentação, o que demonstrou que a aula foi muito dinâmica e interessante. Em relação aos bolsistas PIBID, essa aula rendeu muitos resultados positivos, pois a experiência favoreceu o exercício da práxis educativa, isto é, unir conceitos teóricos e práticos durante o processo de ensino e aprendizagem. Em última observação, vale ressaltar que todos os experimentos foram realizados usando os devidos equipamentos (luvas, jaleco, máscara, etc), tomando também cuidado com todos os materiais utilizados, minimizando significativamente o risco de acidentes que pudessem ocorrer, destaca-se também que, todos os reagentes utilizados, com exceção da acetona a 98% de pureza, estavam em uma concentração mínima ou não representavam risco ao pessoal presente.

Imagem 01

Aula realizada no pátio do IVP (Instituto Vivaldo Pereira – Currais Novos/RN). Fonte: Própria.

Imagem 02

Todos os experimentos realizados, seguindo a sequência do 1º ao 4º. Fonte: Própria.

CONCLUSÕES: Pode-se então concluir que as aulas práticas são de grande importância no processo de aprendizagem, com elas, os alunos interagem bastante e participam efetivamente, questionando e refletindo sobre as reações ocorridas, possibilitando assim a construção do conhecimento. Essas aulas, além de propiciarem todas essas vantagens, quebram o paradigma de que aluno só aprende com caneta e papel em mãos, e professor só ensina utilizando-se de quadro e giz. Essa prática também propiciou aos bolsistas o ganho de experiência profissional, um dos objetivos principais do programa PIBID.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos Primeiramente a Deus, a CAPES-Brasil (PIBID - Currais Novos) pelo fomento, agradecemos a nossa orientadora e ao Coordenador de área do PIBID.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARBOSA, S. M. C. & SOARES, J. R. A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Disponível em: <http://www.prg.unicamp.br/pibid/evento/resumos/paginas/resumos/63.html>. Acesso em: 20 de jun. 2013.

MARQUES A. L. et all. A importância de aulas práticas no ensino de química para melhor compreensão e abstração de conceitos químicos. In.____. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). Curitiba – PR, 2008.

SANTOS, A. O. & LORENZO, J. G. F. A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFPB, CAMPUS JOÃO PESSOA. Disponível em: <http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/T4395-1.pdf>. Acesso em: 24 de jun. 2013.