Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Programas e simuladores educacionais: ferramentas atraindo atenção dos jovens para o estudo de química no sertão pernambucano.
AUTORES: Daniel Barros, M. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)
RESUMO: O presente trabalho aborda o uso de programas computacionais para desenvolver
uma visão de estudo mais abrangente e atrativa para os alunos do sertão no
estado de Pernambuco. Com o avanço da tecnologia sabemos que atualmente existe
uma enorme gama de programa e simuladores que facilitam o desenvolvimento
didático do professor. Com o avanço da informática o professor pode mostrar uma
reação química ou a estrutura de um composto orgânico em três dimensões na sala
de aula ou em um laboratório de informática com o auxilio de um computador.
No desenvolvimento deste trabalho foram utilizados alguns simuladores de reações
químicas e um programa de modelagem molecular, ao qual, permitiu desenhar
estruturas químicas, incluindo compostos orgânicos como polímeros entre outras
estruturas e desenhos.
PALAVRAS CHAVES: Educação; Informática; Tecnologia
INTRODUÇÃO: Pense em um adolescente e como é difícil para ele entender como ocorre uma
reação química ou como calcular o numero de átomos em um mol de solução, pois,
os átomos e moléculas são invisíveis a olho nu. O quanto é complexo para o
professor explicar estes conceitos, sendo uma difícil missão se trabalhando
apenas com pincel, lousa e livro, e pode se tornar bem mais simples quando
recorremos ao uso de slides, vídeos etc.
Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de
aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. De acordo com Almeida
(1999, p.27), “A utilização do computador dentro de uma metodologia que
privilegie a descoberta, a produção, a criação e a autoria torna o professor e o
aluno autores e criadores do processo educacional, respeitando a singularidade
de cada um, enriquecendo o ambiente com a presença das diversidades e
multiplicidades. O computador encaminhado adequadamente pode despertar uma
característica importante e inerente ao ser humano que não pode ser esquecida –
o lúdico, fator marcante no desenvolvimento do aprender com prazer, que promove
o prazer de aprender.” O computador, representando as diversas ferramentas da
informática e os softwares educativos usados na educação, torna-se cada vez mais
um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos,
professores e das próprias instituições de ensino.
Os meios da informatização são verdadeiras “extensões do homem”, devemos usa-los
começando pela infância num sentido construtivo. A educação aliada à tecnologia
tem quebrado barreiras, tem levado o aluno a uma viajem muito distante do seu
entendimento facilitando a interpretação não alcançada em uma lousa ou em uma
figura de um livro.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente projeto foi realizado no município de Serra Talhada-PE, localizada no
sertão do Pajeú, interior do estado situada a 414 km de distancia da capital
Recife, entre o período de 11 de março de 2013 a 10 de maio de 2013.
Foram estabelecidas algumas prioridades do projeto, onde a formação dos alunos
para fossem voltadas para compreender as ações e reações químicas no seu
cotidiano, a preparação dos mesmos para exames avaliativos de vestibulares
convencionais e ENEM e a inserção destes jovens a técnicas computacionais para
melhor compreender a química, nas suas reações e estruturas.
A primeira etapa para realização do projeto foi a de lançar a proposta à gestão
da escola estadual Methódio de Godoy Lima, onde fomos bem recebidos e aceitos
para realizar nosso trabalho. Logo mais foram feitas as divulgações nas turmas
dos terceiros anos do ensino médio. A coordenação escolar fez algumas sugestões
de horários contraturnos, dando todo apoio e suporte técnico para o bom
desempenho do projeto.
Após finalizar esta primeira etapa foram realizada uma avaliação, a fim de medir
o nível de conhecimento químico dos alunos, assim tirando o espelho da real
situação daqueles alunos.
A segunda etapa do projeto partiu algumas aulas expositivas, a fim de inserir a
teoria química, ao qual, todos participaram de forma satisfatória.
Em seguida foi realizada a terceira e etapa, onde os alunos foram levados ao
laboratório de informática para participar da aula no computador, passando a
conhecer e realizar varias atividades com o programa Chemsketch e simuladores
interativos PhET.
A quarta e ultima etapa partiu de avaliações de conhecimento, abordando todos os
conteúdos e temáticas abordados no projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao iniciar o projeto, foi realizada uma avaliação a fim de verificar o nível de
conhecimento em química dos alunos envolvidos no projeto.
A partir do resultado desta avaliação foram feitas a observação que boa parte
dos alunos se encontravam em um nível muito baixo de conhecimento da disciplina
de química como mostra a figura 1.
No decorrer do projeto diversas ferramentas de ensino foram utilizadas para
melhor apresentar os conteúdos aos alunos. No caso as aulas expositivas, e
principalmente a aula instrumental no computador, onde os alunos puderam ver de
forma mais agradável simulação de reações químicas, balanceamento de equações e
puderam desenhar estruturas orgânicas de forma bem eficiente e divertida.
Após o término de todas as etapas, realizou-se uma nova avaliação, onde se
observou um avanço muito significativo nos conhecimentos dos alunos na
disciplina de Química. Este dado encontra-se no figura 2.
Com esta avaliação, pode-se analisar que dificuldade do aluno parte de uma
questão interpretação de conceitos, pois, poucas aulas expositivas foram
regidas, mas a deficiência da interpretação foi bem suprida pelo uso de
programas e simuladores, os alunos relacionando o conteúdo explicado com a
funcionalidade do software pode compreender de forma satisfatória a excluir boa
parte de suas duvidas.
Ao final do projeto os alunos apresentaram uma menor dificuldade junto à
disciplina curricular de química, e comentaram sobre a facilidade de entender o
conteúdo quando trabalhado com o computador, pois, alguns alegavam que nunca
tinha conseguindo imaginar que a disciplina de química poderia ser estuda de uma
forma tão legal.
FIGURA 1
Rendimento dos alunos na avaliação 1.
FIGURA 2
Rendimento dos alunos na avaliação 2.
CONCLUSÕES: A partir do desenvolvimento deste projeto, observou-se a importância de se evoluir
em uma forma de relacionar os meios tecnológicos de educação a disciplina de
Química. Pode-se verificar com este projeto a importância do uso da atualização
das práticas pedagógicas para não tornar o ensino de química monótono e
desestimulante aos alunos.
Demonstrando também a importância da experimentação no ensino de química não se
limita apenas a um laboratório, devido à visualização que auxilia a compreensão
dos alunos sobre temas mais abstratos.
AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus, Meus pais, minha namorada e professores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. (col.). Aprender construindo. A Informática se transformando com os professores. Ministério da Educação (MEC), 1999. (Coleção Informática para mudança na educação).
FREIRE, L. I. F. Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de Química.Dissertação de mestrado. Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em http://www.tede.ufsc.br/teses/PECT0057-D.pdf