53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A importância da história da Química para alunos do nível Médio de Ensino.

AUTORES: Silva, T.S. (IFRN) ; Morais, R.O. (IFRN) ; Cardoso, J.L.S. (IFRN) ; Medeiros, L.N. (IFRN)

RESUMO: Tendo em vista que a Química é uma ciência que trabalha com fórmulas e conceitos e muitas vezes torna-se de difícil compreensão estudá-la, é de extrema necessidade que os alunos, antes de conhecerem esses conceitos, saibam como eles surgiram e o que ocasionou a descoberta destes. Para isso foi aplicada a 60 alunos da Escola Estadual Tristão de Barros no Município de Currais Novos – RN, pelos bolsistas do programa PIBID financiado pela CAPES, uma oficina com o tema “História da Química”, com o intuito de fazer com que os alunos se interessassem mais pela disciplina e que promovesse uma melhor aprendizagem de certos conceitos e fórmulas. A oficina apresentou um resultado muito satisfatório, constatando que a história da Química deve ser apresentada aos alunos antes dos conceitos.

PALAVRAS CHAVES: História da Química; estratégias de ensino; cotidiano do aluno

INTRODUÇÃO: Atualmente o ensino da Química tem se pautado apenas em fórmulas e em conceitos, que por sua vez acabam sendo de difícil compreensão e que confundem os alunos. Desse modo, a Química acaba se tornando uma ciência temida por esses discentes, algumas estratégias são traçadas para que esse temor pela disciplina seja minimizada, como por exemplo, as aulas práticas, e o envolvimento da Química com o cotidiano do aluno; essas estratégias se tornam positivas e é quase unânime a opinião de autores quando se trata da eficiência desses (BERNARDELLI, 2004). Uma estratégia que pouco se usa, e que pouco se fala na literatura é sobre a história da Química. Os alunos, apesar de estudarem essa ciência, desconhecem sua historia, (NOBREGA 2011) como ela surgiu, e como ela está envolvida em nossas vidas, como em filmes, desenhos, brincadeiras e outros. Em determinados conteúdos, como em tabela periódica, a mesma é simplesmente colocada ao aluno sem a devida explicação de como ela é importante, e como foi seu desenvolvimento ao longo dos tempos. Muitos podem dizer que conteúdos como este não interessam ao aluno, sendo dispensável. Partindo assim, para os conceitos e fórmulas consideradas fundamentais. Muitos historiadores afirmam que se estuda História para que se possa entender o presente e o futuro, conceito esse, que também deve ser introduzido na Química. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID/Currais Novos, em uma oficina realizada na Escola Tristão de Barros do mesmo município, cujo tema tratado era “História da Química” abordando os conteúdos: Da Alquimia a Química e A ordem dos Elementos.

MATERIAL E MÉTODOS: Na oportunidade, e averiguando que era de estrema importância promover o contato de discentes do nível médio com a história da Química, criou-se uma oficina abordando conteúdos como: A Transição da Alquimia para a Química e da descoberta dos elementos até a construção da tabela periódica atual. Foram introduzidas curiosidades durante a apresentação dos bolsistas na referida escola, que tanto os discentes quanto docentes desconheciam, entretanto que são de relevante importância. A oficina contou também com experimentos simples, entretanto que causaram a evolução da Química, trazendo transformações que construíram o mundo atual e/ou a Química moderna. Foi abordado e discutido sobre a evolução da tabela periódica, apresentando os autores e suas teorias que lutaram para impor uma ordem aos elementos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A apresentação da oficina “História da Química” foi realizada durante dois dias. No primeiro dia abordou-se o tema: “Da Alquimia a Química” onde os bolsistas mostraram aos alunos esse processo de transição que resultou em descobertas que revolucionaram o mundo, um dos assuntos tratados neste dia foi a pedra filosofal, todos os participantes afirmaram já ter ouvido falar sobre ela, entretanto poucos sabiam o que ela era, e qual sua relação com a Química. Na oportunidade os docentes apresentaram um trecho do filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, onde foi encontrado facilmente as respostas para as perguntas dos discentes, com isso, mostrou-se que a Química, como sua história está presente em lugares diversos. Ainda no primeiro dia de oficina falou-se sobre Iatroquímica; a corrida pelos metais; o flogístico; a busca pelo ouro, relacionando com o desenho “cavaleiros do zodíaco”; teoria dos 4 elementos, utilizando desenhos como “A lenda de Aang”, e “Capitão Planeta”; entre outros. Houve grande manifestação por parte dos discentes que assistiam as apresentações, várias curiosidades começaram a fluir dos alunos, a oficina tornou-se então um mar de discursões. No segundo dia falou-se sobre “A descoberta dos Elementos”, onde discutiu-se experimentos que revelavam os elementos escondidos em compostos químicos, e como esses elementos foram parar na tabela periódica. Falou-se sobre a Lei das Oitavas, Parafuso de Telúrio, e outras. Como no primeiro dia de oficina, mostrou-se vídeos e fez-se experimentos, obtendo também um resultado muito positivo.

CONCLUSÕES: A oficina obteve um resultado muito satisfatório, a participação e o interesse dos alunos da EETB, mostra que a Química não deve ser tratada apenas com conceitos e fórmulas, o aluno passa a se interessar pela disciplina quando se tem um conhecimento maior sobre o seu surgimento. Pode-se perceber também que não basta usar uma estratégia de ensino para que o aluno se interesse pela Química. Na oficina foi relacionado experimentos, relacionando a Química com o cotidiano dos discentes e por fim, apresentando a história dessa ciência.

AGRADECIMENTOS: A Deus, ao IFRN- Campus Currais Novos, a CAPES – PIBID, e a Escola Tristão de Barros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERNARDELLI, Marlize Spagolla. Encantar para ensinar um procedimento alternativo para o ensino da Química. Foz do Iguaçu, 2004.
NOBREGA, Aeryslannia Moreira; SILVA, Tiago dos Santos. et al. ANÁLISES E HIPÓTESES DE TÉCNICAS DE ENSINO QUE FAVORECEM NO ESTUDO DA QUÍMICA. In: VI CONNEPI. Natal. 2011.