Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A importância da história da Química para alunos do nível Médio de Ensino.
AUTORES: Silva, T.S. (IFRN) ; Morais, R.O. (IFRN) ; Cardoso, J.L.S. (IFRN) ; Medeiros, L.N. (IFRN)
RESUMO: Tendo em vista que a Química é uma ciência que trabalha com fórmulas e conceitos e
muitas vezes torna-se de difícil compreensão estudá-la, é de extrema necessidade
que os alunos, antes de conhecerem esses conceitos, saibam como eles surgiram e o
que ocasionou a descoberta destes. Para isso foi aplicada a 60 alunos da Escola
Estadual Tristão de Barros no Município de Currais Novos – RN, pelos bolsistas do
programa PIBID financiado pela CAPES, uma oficina com o tema “História da
Química”, com o intuito de fazer com que os alunos se interessassem mais pela
disciplina e que promovesse uma melhor aprendizagem de certos conceitos e
fórmulas. A oficina apresentou um resultado muito satisfatório, constatando que a
história da Química deve ser apresentada aos alunos antes dos conceitos.
PALAVRAS CHAVES: História da Química; estratégias de ensino; cotidiano do aluno
INTRODUÇÃO: Atualmente o ensino da Química tem se pautado apenas em fórmulas e em conceitos,
que por sua vez acabam sendo de difícil compreensão e que confundem os alunos.
Desse modo, a Química acaba se tornando uma ciência temida por esses discentes,
algumas estratégias são traçadas para que esse temor pela disciplina seja
minimizada, como por exemplo, as aulas práticas, e o envolvimento da Química com
o cotidiano do aluno; essas estratégias se tornam positivas e é quase unânime a
opinião de autores quando se trata da eficiência desses (BERNARDELLI, 2004).
Uma estratégia que pouco se usa, e que pouco se fala na literatura é sobre a
história da Química. Os alunos, apesar de estudarem essa ciência, desconhecem
sua historia, (NOBREGA 2011) como ela surgiu, e como ela está envolvida em
nossas vidas, como em filmes, desenhos, brincadeiras e outros. Em determinados
conteúdos, como em tabela periódica, a mesma é simplesmente colocada ao aluno
sem a devida explicação de como ela é importante, e como foi seu desenvolvimento
ao longo dos tempos. Muitos podem dizer que conteúdos como este não interessam
ao aluno, sendo dispensável. Partindo assim, para os conceitos e fórmulas
consideradas fundamentais.
Muitos historiadores afirmam que se estuda História para que se possa entender o
presente e o futuro, conceito esse, que também deve ser introduzido na Química.
Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivida por bolsistas do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID/Currais Novos,
em uma oficina realizada na Escola Tristão de Barros do mesmo município, cujo
tema tratado era “História da Química” abordando os conteúdos: Da Alquimia a
Química e A ordem dos Elementos.
MATERIAL E MÉTODOS: Na oportunidade, e averiguando que era de estrema importância promover o contato
de discentes do nível médio com a história da Química, criou-se uma oficina
abordando conteúdos como: A Transição da Alquimia para a Química e da descoberta
dos elementos até a construção da tabela periódica atual. Foram introduzidas
curiosidades durante a apresentação dos bolsistas na referida escola, que tanto
os discentes quanto docentes desconheciam, entretanto que são de relevante
importância.
A oficina contou também com experimentos simples, entretanto que causaram a
evolução da Química, trazendo transformações que construíram o mundo atual e/ou
a Química moderna. Foi abordado e discutido sobre a evolução da tabela
periódica, apresentando os autores e suas teorias que lutaram para impor uma
ordem aos elementos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A apresentação da oficina “História da Química” foi realizada durante dois dias.
No primeiro dia abordou-se o tema: “Da Alquimia a Química” onde os bolsistas
mostraram aos alunos esse processo de transição que resultou em descobertas que
revolucionaram o mundo, um dos assuntos tratados neste dia foi a pedra
filosofal, todos os participantes afirmaram já ter ouvido falar sobre ela,
entretanto poucos sabiam o que ela era, e qual sua relação com a Química. Na
oportunidade os docentes apresentaram um trecho do filme “Harry Potter e a Pedra
Filosofal”, onde foi encontrado facilmente as respostas para as perguntas dos
discentes, com isso, mostrou-se que a Química, como sua história está presente
em lugares diversos. Ainda no primeiro dia de oficina falou-se sobre
Iatroquímica; a corrida pelos metais; o flogístico; a busca pelo ouro,
relacionando com o desenho “cavaleiros do zodíaco”; teoria dos 4 elementos,
utilizando desenhos como “A lenda de Aang”, e “Capitão Planeta”; entre outros.
Houve grande manifestação por parte dos discentes que assistiam as
apresentações, várias curiosidades começaram a fluir dos alunos, a oficina
tornou-se então um mar de discursões.
No segundo dia falou-se sobre “A descoberta dos Elementos”, onde
discutiu-se experimentos que revelavam os elementos escondidos em compostos
químicos, e como esses elementos foram parar na tabela periódica. Falou-se sobre
a Lei das Oitavas, Parafuso de Telúrio, e outras. Como no primeiro dia de
oficina, mostrou-se vídeos e fez-se experimentos, obtendo também um resultado
muito positivo.
CONCLUSÕES: A oficina obteve um resultado muito satisfatório, a participação e o interesse dos
alunos da EETB, mostra que a Química não deve ser tratada apenas com conceitos e
fórmulas, o aluno passa a se interessar pela disciplina quando se tem um
conhecimento maior sobre o seu surgimento. Pode-se perceber também que não basta
usar uma estratégia de ensino para que o aluno se interesse pela Química. Na
oficina foi relacionado experimentos, relacionando a Química com o cotidiano dos
discentes e por fim, apresentando a história dessa ciência.
AGRADECIMENTOS: A Deus, ao IFRN- Campus Currais Novos, a CAPES – PIBID, e a Escola Tristão de
Barros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERNARDELLI, Marlize Spagolla. Encantar para ensinar um procedimento alternativo para o ensino da Química. Foz do Iguaçu, 2004.
NOBREGA, Aeryslannia Moreira; SILVA, Tiago dos Santos. et al. ANÁLISES E HIPÓTESES DE TÉCNICAS DE ENSINO QUE FAVORECEM NO ESTUDO DA QUÍMICA. In: VI CONNEPI. Natal. 2011.