53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DO TEMA AGROTÓXICOS:UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO IFG - CÂMPUS ITUMBIARA

AUTORES: Medeiros, M.S. (IFG) ; Almeida, M.S. (IFG) ; Goulart, S.M. (IFG)

RESUMO: Os agrotóxicos são substâncias químicas que tem por finalidade o controle de pragas, sejam elas animais ou vegetais. Além da agricultura e pecuária, os agrotóxicos também são aplicados para fins domissanitários. A utilização da temática como eixo norteador para se trabalhar conceitos químicos é de grande interesse na área de Ensino de Química principalmente aplicando em áreas como Química Ambiental, Analítica, dos Elementos e Orgânica, visto que uma das maiores preocupações na Ciência Química é o modo como os educadores conduzem suas disciplinas específicas com os seus discentes. Após a realização de entrevista semi-estruturada com professores de áreas distintas da Química do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara, o tema está sendo contextualizado na forma de um caderno didático.

PALAVRAS CHAVES: agrotóxicos; abordagem contextualizada; caderno didático

INTRODUÇÃO: Os agrotóxicos são substâncias químicas biocidas amplamente utilizados no combate às pragas e às doenças das plantas, que também podem causar sérios riscos à saúde dos seres humanos, animais e meio ambiente (CEVS, 2005). Esses fatos motivam o desenvolvimento de linhas de pesquisa que permitam associar a temática central agrotóxicos com diversos conteúdos químicos presentes em disciplinas específicas como Química Ambiental, Química Analítica, Química Orgânica dentre outras. A partir da abordagem do tema podem ser explorados conceitos de Química tais como átomos, moléculas, substâncias e suas relações com os princípios ativos dos agrotóxicos; funções orgânicas; análise de agrotóxicos em solos, água, alimentos, fluídos biológicos; a historicidade desses agrotóxicos e a valorização da educação ambiental no controle de acidentes com trabalhadores rurais e na preservação dos recursos naturais (ZAPPE, 2011). Trabalhos relacionados ao tema apontam para objetivos como conscientizar os alunos sobre as implicações do uso de agrotóxicos e a sua relação com conceitos químicos, principalmente para aqueles estudantes que vivenciam a agricultura local, no manuseio desses produtos, proporcionando, assim, uma aproximação do conhecimento químico com a realidade que os cerca (BRAIBANTE; ZAPPE, 2011). Em Itumbiara-GO, a ampla utilização de agrotóxicos em função da forte agricultura local, permite uma aproximação da realidade do aluno com conteúdos de química. O objetivo desse trabalho foi contextualizar o tema com as diversas áreas da Química, inclusive, com a Química Ambiental, dos Elementos, Analítica e Orgânica. Os resultados de contextualização foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada com professores das áreas citadas e estão sendo convertidos em um caderno didático.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização do trabalho foram consultadas diversas produções literárias que fazem menção ao tema Agrotóxicos, principalmente, as que relacionam o Ensino de Química ao tratamento desse tema ambiental e social. Essa revisão de literatura buscou identificar quais são as propostas de ensino voltadas para investigação do tema acima e, dessa forma, procurou identificar quais possíveis conteúdos de Química podem ser trabalhados em sala de aula partindo-se dessa investigação, nas disciplinas de Química Ambiental, Analítica e Orgânica. Além da pesquisa bibliográfica, foram investigados dados estatísticos, leis e/ou portarias que regulamentam a utilização de agrotóxicos por agricultores no estado de Goiás e, principalmente, dados quantitativos sobre os principais cultivos da região sul do Estado de Goiás. Considerando os dados obtidos nas etapas anteriores, foi elaborado um questionário com cinco perguntas abertas para ser aplicado a professores da área de Química por meio de uma entrevista semi-estruturada (TRIVIÑOS, 1987). As questões buscam, basicamente, investigar a percepção dos professores quanto à definição de agrotóxicos; verificar como eles obtiveram essa concepção; averiguar quais metodologias de ensino são utilizadas pelos professores para tratar os conteúdos de suas disciplinas específicas; questionar se os professores utilizam o tema para contextualização de sua disciplina e identificar quais conteúdos químicos que podem ser explorados a partir da temática. Com base nos dados obtidos em entrevista com seis professores de Química do Ensino Superior, Curso de Licenciatura em Química, foi realizada a análise dos resultados. Para a finalização da contextualização, está sendo produzido um caderno didático como ferramenta de apoio aos discentes entrevistados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nesse trabalho o questionário foi aplicado na forma de entrevista semi- estruturada. Ela favorece não só a descrição dos fenômenos sociais, mas também sua explicação e a compreensão de sua totalidade além de manter a presença consciente e atuante do pesquisador no processo de coleta de informações (TRIVIÑOS, 1987). Com os dados obtidos com os professores da área da Química, cerca de 70% admitem que a concepção de agrotóxicos esteja relacionada a um produto utilizado na agricultura para fins de aumento de produtividade além de combater pragas em lavouras. Em contrapartida, cerca de 20% acredita que são substâncias químicas utilizadas não somente na agricultura, mas também na pecuária e para fins domissanitários no intuito de reduzir pragas. Também pôde-se constatar que é mínima a contextualização do tema às disciplinas específicas, com exceção da Química Ambiental e Analítica. Isso porque os professores dessas áreas já trabalharam com projetos de pesquisa voltados para o tema. Um material didático para dar suporte aos professores será importante para que a contextualização do tema seja uma ferramenta para o ensino de seus conteúdos e a aproximação da realidade do aluno na aprendizagem significativa da Química. Apesar da utilização dos agrotóxicos trazerem benefícios, os professores apontam que há um uso indiscriminado dessa substância não levando em conta seus impactos ambientais e que, por isso, sua aplicação deveria ser mais seletiva. A Figura 1 mostra as definições de agrotóxicos apontadas pelos professores entrevistados. A Tabela 1 apresenta os conteúdos citados pelos professores que poderiam ser trabalhados em aulas a partir da contextualização do tema agrotóxicos. A partir dos conteúdos acima, um material didático está sendo construído como suporte aos professores.

Figura 1

Percepção dos professores quanto à definição de Agrotóxicos.

Tabela 1

Conteúdos das disciplinas específicas citados na entrevista.

CONCLUSÕES: Na entrevista semi-estruturada realizada com professores das áreas de Química foi possível observar que a temática agrotóxicos pode ser bem explorada extraindo diversos conteúdos químicos. O tema ainda é pouco explorado em sala de aula, entretanto esse trabalho trouxe um novo olhar ao tema e sua importância regional e principalmente o seu potencial para contextualização nas diversas áreas da Química.

AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Goiás; ao grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade e ao MEC-FNDE pela bolsa concedida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRAIBANTE, Maria Elisa Fortes; ZAPPE, Janessa Aline. 2011. A Química dos Agrotóxicos. Revista Química Nova na Escola, vol.34, n.1.

Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). 2005. Agrotóxicos: impactos à saúde e ao meio ambiente. CEVS: Porto Alegre.

TRIVIÑOS, A. N. S. 1987. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

ZAPPE, Janessa Aline. 2011. Agrotóxicos no contexto Químico e Social. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria RS.