Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DO TEMA AGROTÓXICOS:UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO IFG - CÂMPUS ITUMBIARA
AUTORES: Medeiros, M.S. (IFG) ; Almeida, M.S. (IFG) ; Goulart, S.M. (IFG)
RESUMO: Os agrotóxicos são substâncias químicas que tem por finalidade o controle de
pragas, sejam elas animais ou vegetais. Além da agricultura e pecuária, os
agrotóxicos também são aplicados para fins domissanitários. A utilização da
temática como eixo norteador para se trabalhar conceitos químicos é de grande
interesse na área de Ensino de Química principalmente aplicando em áreas como
Química Ambiental, Analítica, dos Elementos e Orgânica, visto que uma das
maiores preocupações na Ciência Química é o modo como os educadores conduzem
suas disciplinas específicas com os seus discentes. Após a realização de
entrevista semi-estruturada com professores de áreas distintas da Química do
Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara, o tema está sendo contextualizado
na forma de um caderno didático.
PALAVRAS CHAVES: agrotóxicos; abordagem contextualizada; caderno didático
INTRODUÇÃO: Os agrotóxicos são substâncias químicas biocidas amplamente utilizados no
combate às pragas e às doenças das plantas, que também podem causar sérios
riscos à saúde dos seres humanos, animais e meio ambiente (CEVS, 2005). Esses
fatos motivam o desenvolvimento de linhas de pesquisa que permitam associar a
temática central agrotóxicos com diversos conteúdos químicos presentes em
disciplinas específicas como Química Ambiental, Química Analítica, Química
Orgânica dentre outras.
A partir da abordagem do tema podem ser explorados conceitos de Química tais
como átomos, moléculas, substâncias e suas relações com os princípios ativos dos
agrotóxicos; funções orgânicas; análise de agrotóxicos em solos, água,
alimentos, fluídos biológicos; a historicidade desses agrotóxicos e a
valorização da educação ambiental no controle de acidentes com trabalhadores
rurais e na preservação dos recursos naturais (ZAPPE, 2011).
Trabalhos relacionados ao tema apontam para objetivos como conscientizar os
alunos sobre as implicações do uso de agrotóxicos e a sua relação com conceitos
químicos, principalmente para aqueles estudantes que vivenciam a agricultura
local, no manuseio desses produtos, proporcionando, assim, uma aproximação do
conhecimento químico com a realidade que os cerca (BRAIBANTE; ZAPPE, 2011). Em
Itumbiara-GO, a ampla utilização de agrotóxicos em função da forte agricultura
local, permite uma aproximação da realidade do aluno com conteúdos de química.
O objetivo desse trabalho foi contextualizar o tema com as diversas áreas da
Química, inclusive, com a Química Ambiental, dos Elementos, Analítica e
Orgânica. Os resultados de contextualização foram obtidos por meio de entrevista
semi-estruturada com professores das áreas citadas e estão sendo convertidos em
um caderno didático.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização do trabalho foram consultadas diversas produções literárias
que fazem menção ao tema Agrotóxicos, principalmente, as que relacionam o Ensino
de Química ao tratamento desse tema ambiental e social. Essa revisão de
literatura buscou identificar quais são as propostas de ensino voltadas para
investigação do tema acima e, dessa forma, procurou identificar quais possíveis
conteúdos de Química podem ser trabalhados em sala de aula partindo-se dessa
investigação, nas disciplinas de Química Ambiental, Analítica e Orgânica.
Além da pesquisa bibliográfica, foram investigados dados estatísticos, leis e/ou
portarias que regulamentam a utilização de agrotóxicos por agricultores no
estado de Goiás e, principalmente, dados quantitativos sobre os principais
cultivos da região sul do Estado de Goiás.
Considerando os dados obtidos nas etapas anteriores, foi elaborado um
questionário com cinco perguntas abertas para ser aplicado a professores da área
de Química por meio de uma entrevista semi-estruturada (TRIVIÑOS, 1987). As
questões buscam, basicamente, investigar a percepção dos professores quanto à
definição de agrotóxicos; verificar como eles obtiveram essa concepção;
averiguar quais metodologias de ensino são utilizadas pelos professores para
tratar os conteúdos de suas disciplinas específicas; questionar se os
professores utilizam o tema para contextualização de sua disciplina e
identificar quais conteúdos químicos que podem ser explorados a partir da
temática.
Com base nos dados obtidos em entrevista com seis professores de Química do
Ensino Superior, Curso de Licenciatura em Química, foi realizada a análise dos
resultados. Para a finalização da contextualização, está sendo produzido um
caderno didático como ferramenta de apoio aos discentes entrevistados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nesse trabalho o questionário foi aplicado na forma de entrevista semi-
estruturada. Ela favorece não só a descrição dos fenômenos sociais, mas também
sua explicação e a compreensão de sua totalidade além de manter a presença
consciente e atuante do pesquisador no processo de coleta de informações
(TRIVIÑOS, 1987).
Com os dados obtidos com os professores da área da Química, cerca de 70% admitem
que a concepção de agrotóxicos esteja relacionada a um produto utilizado na
agricultura para fins de aumento de produtividade além de combater pragas em
lavouras. Em contrapartida, cerca de 20% acredita que são substâncias químicas
utilizadas não somente na agricultura, mas também na pecuária e para fins
domissanitários no intuito de reduzir pragas. Também pôde-se constatar que é
mínima a contextualização do tema às disciplinas específicas, com exceção da
Química Ambiental e Analítica. Isso porque os professores dessas áreas já
trabalharam com projetos de pesquisa voltados para o tema. Um material didático
para dar suporte aos professores será importante para que a contextualização do
tema seja uma ferramenta para o ensino de seus conteúdos e a aproximação da
realidade do aluno na aprendizagem significativa da Química.
Apesar da utilização dos agrotóxicos trazerem benefícios, os professores apontam
que há um uso indiscriminado dessa substância não levando em conta seus impactos
ambientais e que, por isso, sua aplicação deveria ser mais seletiva. A Figura 1
mostra as definições de agrotóxicos apontadas pelos professores entrevistados.
A Tabela 1 apresenta os conteúdos citados pelos professores que poderiam ser
trabalhados em aulas a partir da contextualização do tema agrotóxicos.
A partir dos conteúdos acima, um material didático está sendo construído como
suporte aos professores.
Figura 1
Percepção dos professores quanto à definição de
Agrotóxicos.
Tabela 1
Conteúdos das disciplinas específicas citados na
entrevista.
CONCLUSÕES: Na entrevista semi-estruturada realizada com professores das áreas de Química foi
possível observar que a temática agrotóxicos pode ser bem explorada extraindo
diversos conteúdos químicos. O tema ainda é pouco explorado em sala de aula,
entretanto esse trabalho trouxe um novo olhar ao tema e sua importância regional e
principalmente o seu potencial para contextualização nas diversas áreas da
Química.
AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Goiás; ao grupo PET Química: Educação, Ambiente e
Sociedade e ao MEC-FNDE pela bolsa concedida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRAIBANTE, Maria Elisa Fortes; ZAPPE, Janessa Aline. 2011. A Química dos Agrotóxicos. Revista Química Nova na Escola, vol.34, n.1.
Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). 2005. Agrotóxicos: impactos à saúde e ao meio ambiente. CEVS: Porto Alegre.
TRIVIÑOS, A. N. S. 1987. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
ZAPPE, Janessa Aline. 2011. Agrotóxicos no contexto Químico e Social. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria RS.