53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O USO DA GINCANA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO EM QUÍMICA.

AUTORES: Silva Pereira, C. (IFMA) ; Nogueira Moraes, P. (IFMA) ; Souza Santos, S. (IFMA) ; Ribeiro Almeida Junior, V. (IFMA) ; Maria Mendonça, J. (IFMA) ; Carlos Corvel Carvalho, R. (IFMA)

RESUMO: A gincana é uma prática competitiva composta de atividades lúdicas que visa observar a capacidade de raciocínio dos discentes. Sendo uma prática bastante diferenciada das aulas consideradas tradicionais, provoca no aluno curiosidade sobre o tema e a forma de ensino. E com o objetivo de despertar o interesse desse aluno, foi proposta uma gincana envolvendo assuntos já dado na teoria a fim de perceber a assimilação do educando. Envolvendo-se atividades como palavras cruzadas, caça-palavras entre outras, utilizando materiais alternativos, possibilitou-se uma maior interação dos alunos com o professor e com o assunto abordado de Cinética e Propriedades Coligativas. A gincana mostrou-se ser uma estratégia de ensino eficaz ao provocar um grande interesse e aceitação por pate dos estudantes.

PALAVRAS CHAVES: atividades lúdicas; aprendizagem; ensino de química

INTRODUÇÃO: O estudo da química lecionado no ensino médio expõe certos assuntos que são de difícil compreensão ao educando. A metodologia tradicional, muito utilizada pelos docentes, na maioria das vezes não contribui para um melhor entendimento do aluno. Favorecendo assim, a falta de interesse do discente em aprender e assimilar a matéria. Segundo OLIVEIRA (2004), estudos e pesquisas mostram que o Ensino de Química é em geral tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade em que os alunos se encontram nessa situação, a química torna-se uma disciplina maçante fazendo com que os próprios estudantes questionem o motivo pelo qual estão estudando, pois o conteúdo apresentado é totalmente descontextualizado. Visto o desinteresse dos estudantes pela matéria, cabe ao professor utilizar de estratégias que possa estimular e auxiliar em uma aprendizagem significativa.Tendo em vista que as atividades lúdicas proporcionam um ensino mais dinâmico e que consegue envolver e facilitar no processo de aprendizagem. E com o objetivo de facilitar e despertar o interesse do aluno na disciplina de química. Foi proposto aos alunos do segundo ano da escola pública (CEGEL, de São Luís, MA.) uma espécie de atividade lúdica competitiva envolvendo os assuntos de Propriedades Coligativas e Cinética Química.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a elaboração da gincana foi feita uma lista de programação constituída de atividades lúdicas e outras apenas recreativas. Para a elaboração das atividades lúdicas como: cruzadas, caça-palavras, e jogo de perguntas e respostas foram utilizadas cartolinas, pincéis, tesouras e colas. As atividades recreativas como cabo de aço e telefone sem fio foram realizadas para complementar a dinâmica da gincana. Por fim foi proposta aos alunos que criassem uma musica ou grito de guerra relacionado com Cinética Química. A gincana foi realizada com uma turma de 40 alunos do segundo ano do ensino médio do Centro de Ensino Governador Edison Lobão, em São Luis – MA. O grupo de alunos foi dividido em duas equipes sendo elas distribuídas igualmente sem diferenciação de meninos e meninas. A gincana foi realizada no pátio da escola e coordenada pelos alunos bolsistas do PIBID junto com o professor de química da escola. Para a obtenção dos resultados após a realização da gincana foi elaborado um questionário de cinco questões com os seguintes tópicos: 1. Entendimento do conteúdo abordado; 2. A contextualização do tema com seu cotidiano; 3. A metodologia utilizada; sendo estas questões objetivas contendo alternativas de A a D como parâmetro (Excelente, Bom, Regular e Ruim) e as outras duas questões subjetivas onde foi indagado sobre quais as dificuldades encontradas com relação ao conteúdo e qual a relação que ele possuía com a matéria estudada. O resultado final foi realizado com o levantamento dos dados obtidos anteriormente a gincana (realização de pequenas atividades), comparando-os com as resposta didáticas feitas na gincana e com o resultado do questionário final.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O resultado obtido do questionário realizado com os 40 alunos do segundo ano foi satisfatório. Quanto ao entendimento do conteúdo após a realização da Gincana 52,5% dos alunos responderam que conseguiram assimilar o conteúdo de Cinética Química e Propriedades Coligativas enquanto 47,5% tiveram dificuldade. Comparando o resultado obtido com os exercícios realizados em sala de aula e as atividades realizadas na gincana, percebeu-se uma maior participação dos alunos e uma maior compreensão principalmente com o conteúdo Cinética Química, sendo que nas atividades, realizadas em sala de aula, muitos alunos não respondiam ou se manifestavam. Com relação à contextualização e a metodologia obteve-se um resultado bastante positivo de 100% isso em vista de todos terem se mostrado interessados e empolgados com a gincana, além de ampliarem sua visão da química que antes era vista apenas como produtos químicos e perigosos. Porém, nas questões subjetivas quanto à dificuldade, mais que a metade dos alunos se viram com dificuldade com o conteúdo de Propriedade Coligativa devido aos nomes de suas propriedades serem difícil de memorização. Quanto à relação com a matéria, a maioria se mostrou positiva. Durante a gincana o fator que mais se observou foi a contextualização do conteúdo com o cotidiano, além da assimilação dos conceitos. Fatores observados no jogo de caça-palavras, perguntas e respostas e principalmente no grito de guerra As melhorias que se obteve com a gincana foi: os alunos demonstraram mais interesse; O conceito de quimica foi visto de forma mais ampla contextualizado mais com o cotidiano; Os alunos buscaram novos conceitos a cerca do conteúdo.

Jogo de Caça-palavras

Alunos realizando uma das atividades ludicas da gincana

Modelo do questionário

Modelo do questionário realizado após a gincana.

CONCLUSÕES: A gincana realizada propôs atividades simples e que foram assimiladas e concluídas facilmente pelos alunos. As atividades alcançaram o objetivo ao despertar o interesse do aluno. O trabalho efetivado teve boa aceitação por parte dos alunos desenvolvendo capacitações como criatividade, trabalho em equipe e raciocínio.

AGRADECIMENTOS: A CAPES. Ao coordenador de química, Francisco; ao professor de química da escola, Anderson, que ajudaram na realização desse projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: OLIVEIRA, Vera Barros de. Jogos de regras e resoluções de problemas. Editora:
Vozes, 2ª edição –2004.