Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: As aulas práticas no ensino de Química: um relato de experiência, dos bolsistas do PIBID/IFRN-CAMPUS Currais Novos.
AUTORES: Morais, R.O. (IFRN) ; Silva, T.S. (IFRN) ; Simões, B.M. (IFRN) ; Cardoso, J.L.S. (IFRN) ; Azevedo, A.C. (IFRN)
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas
pelos
bolsistas do PIBID, durante uma Mostra Científica e Cultural, na Escola Estadual
Tristão de Barros no município de Currais Novos-RN. É possível observar a
importância deste tipo de atividade, tanto para os bolsistas de iniciação a
docência, que experimentaram na prática, uma forma de docência mais lúdica e
significativa, quanto para os alunos participantes do evento, que tiveram
contato
com a Química como ela realmente é, sem mitos, e relacionada ao seu cotidiano,
favorecendo assim a aprendizagem dos mesmos. De fato observou-se que os
estudantes
participantes da mostra, demonstraram total domínio do conteúdo trabalhado e das
experiências realizadas, evidenciando assim que houve aprendizagem
significativa.
PALAVRAS CHAVES: PIBID; Ensino de Química; Aulas Práticas
INTRODUÇÃO: Atualmente é uma opinião quase unânime no meio acadêmico, entre os professores
de Química, a importância da experimentação no ensino desta disciplina. De fato
é largamente encontrado na literatura, trabalhos versando sobre essa temática, e
destacando a sua importância (NÓBREGA, 2011; SOUZA, 2012). Seguindo esta
premissa,é de extrema importância que os futuros professores de Química, tenham
domínio dos mais diversos experimentos, que possibilitem uma prática docente
mais significativa e lúdica, favorecendo a aprendizagem do aluno, porém,
Nóbrega (2011) afirma que os professores de Química enfrentam alguns problemas
na sala de aula, no que diz respeito as aulas práticas, como; falta de
experiência dos professores para incluir as atividades de laboratório no escasso
tempo
disponível, más condições das instalações dos laboratórios, e a falta de tempo
do próprio professor na hora de preparar as aulas práticas, entre outros. Deste
modo é de extrema importância, buscar soluções alternativas, que possibilitem
suprir essa necessidade de aulas práticas no ensino médio.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID/Currais
Novos, tem o objetivo de favorecer a formação de professores de forma mais
efetiva, proporcionando uma prática docente ainda nos primeiros anos de
graduação, e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de nível
médio, através de aulas de reforço e atividades diversas.
Foi pensando na boa formação dos futuros professores, e na importância da
experimentação para o ensino de Química, que foi pensada, uma mostra de Química,
durante a Mostra Cultural e Científica, da Escola Estadual Tristão Barros,
objetivando, proporcionar aos alunos da escola o contato com a experimentação,
favorecendo assim sua aprendizagem.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho relata a experiência docente, vivenciada pelos alunos do PIBID/CN
na Escola Estadual Tristão de Barros, durante a Mostra Cultural e Cientifica
realizada no dia 07 de Novembro de 2012. Onde na ocasião organizou-se uma mostra
de Química, que consistia numa série de experimentos de baixo custo, realizados
pelos alunos da escola, estes orientados pelos bolsistas. As experiências foram
preparadas e testadas previamente no laboratório do Instituto Federal de
Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Currais Novos, e
tratavam diversos temas relevantes do ensino de Química para o ensino médio,
sendo algumas delas enumeradas a seguir: Teste das Chamas, o fogo que Pula, o
Fogo que não queima, o sangue do diabo, analise de eletrólitos entre outros.
Organizou-se ainda, uma série de seminários versando sobre algumas
curiosidades Químicas encontradas no cotidiano, como, a influência do pH dos
shampoos nos tratamentos de beleza, os princípios por traz dos fogos de
artifício, e outros. Os resultados obtidos foram divulgados durante a Mostra
Cultural na forma de cartazes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a Mostra Cultural, observou-se grande interesse por parte dos alunos,
todos estavam envolvidos com os conteúdos abordados nos experimentos,
apresentando grande domínio do que apresentavam ao público. Durante a mostra
cultural da referida escola a sala destinada ao PIBID e/ou sala de Química
apresentou um resultado muito satisfatório, contando com a visita de 213
pessoas, entre eles, estudantes da EETB, estudantes de outras escolas,
familiares, professores e funcionários. Com os experimentos, foi possível
abordar vários conteúdos relacionados à Química; com o teste da chama, pode-se
observar espectroscopia, saltos eletrônicos e outros; liberação de gases com o
experimento tromba de elefante abordando conhecimentos sobre reações exotérmicas
e endotérmicas; o fogo que pula, que relaciona os elementos essenciais para que
ocorra a combustão, como também o ciclo do fogo; camaleão Químico, tratando
assuntos como cinética, velocidades de reações, estequiometria, reações de dupla
troca; analise de eletrólitos, abordando condutividade de
soluções iônicas e moleculares, como também em compostos sólidos; além desses,
outros experimentos foram tratados durante a mostra cultural. Os bolsistas do
PIBID do IFRN-Currais Novos, orientaram os alunos na confecção de cartazes,
esses por sua vez versavam sobre curiosidades do dia a dia do alunado, como por
exemplo, shampoo sem sal, Química do amor, fogos de artifício e outros, todos os
cartazes foram apresentados de forma que os espectadores pudessem entender
quais as reações envolvidas em cada processo citado. Cada experimento foi
apresentado cerca de 32 vezes, a referida mostra cultural iniciou-se as 8:30 do
dia 07 de dezembro e se encerrou as 16:30 por que o material utilizado nas
reações acabou.
CONCLUSÕES: A atividade realizada, mostrou-se extremamente proveitosa, para os alunos da
escola, que tiveram uma aprendizagem significativa, comprovada durante as
apresentações no evento, além de terem a oportunidade de vivenciarem práticas
científicas laboratórias, difíceis de acontecerem durante as aulas regulares.
Percebeu-se um aumento na procura pelas atividades do PIBID depois do Evento,
mostrando o sucesso do mesmo. Para os bolsistas, a atividade mostrou-se
proveitosa, possibilitando uma prática docente além da regência tradicional em
sala de aula, com experimentos e orientação de seminário.
AGRADECIMENTOS: A Deus, por tudo. Ao IFRN pelo apoio durante as atividades e reagentes fornecidos,
a CAPES por meio do PIBID/IFRN-CN pelo Fomento, e a EETB.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DECCACHE-MAIA, Eline et al. AULAS PRÁTICAS COMO ESTIMULO AO ENSINO DE CIÊNCIAS: relato de uma experiência de formação de professores. Estudos Iat, Salvador, v. 2, n. 2, p.24-38, 2012.
SOUZA, Girlene Lima de et al. A realização de práticas de Química na Escola Estadual São Sebastião, no Sertão Pernambucano, como contribuição do PIBID. In: VII CONNEPI, 2012, Palmas-TO.
GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova Na Escola, v. 31, n. 3, p.198-202, ago. 2009.
NOBREGA, A. M. ; SILVA, T. S. ; DELGADO, V. K. S. ; SILVA, M. T. S. ; SANTOS, J. S. . ANÁLISES E HIPÓTESES DE TÉCNICAS DE ENSINO QUE VENHAM A FAVORECER NO ESTUDO DA QUÍMICA. In: VI CONNEPI, 2011, NATAL. Ciências Exatas e da Terra. Natal: Copyright, 2011. v. Único. p. 2653-2659.