Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Abordagem do tema plásticos na EJA como proposta interdisciplinar no ensino de química
AUTORES: dos Santos, A.E. (UFRJ) ; da Silva, J.L. (CVT-CDD) ; Garrido, N.A. (CVT-CDD) ; da Silva, F. (CVT-CDD) ; Silva, I.S. (CVT-CDD)
RESUMO: O presente trabalho visa relatar a experiência vivenciada no desenvolvimento da
disciplina de química enquanto participante do projeto integrador executado na
turma do projeto EMEJA pólo Cidade de Deus. No referido projeto o tema "Plástico
- bem supérfluo ou mal necessário?" foi abordado sob um enfoque
interdisciplinar. Como resultado observou-se uma expressiva sensibilização dos
alunos a cerca dos impactos ambientais provocados pelo uso de plásticos, bem
como um interessante trabalho prático de reciclagem onde os mesmos utilizando
materiais descartáveis produziram utensílios diversos como: bolsas, vassouras,
brinquedos, peças decorativas, dentre outros.O trabalho possibilitou maior
interação entre os alunos bem como sua sensibilização a cerca dos impactos
provocados pelo uso dos plásticos
PALAVRAS CHAVES: plásticos; ensino de química; EJA
INTRODUÇÃO: A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que requer
metodologias educacionais adequadas ao público a que se destina. No entanto, o
que se presencia nas turmas da EJA é o uso da mesma metodologia empregada no
ensino regular. Sendo incapaz de incorporar e inserir no contexto escolar as
experiências de vida do aluno da EJA, fundamental no processo de ensino-
aprendizagem [1].
Embora os plásticos desempenhem um importante papel na sociedade moderna
e seja um tema de grande relevância, observa-se que seu estudo principalmente
dentro da disciplina de química, não tem recebido a devida atenção, sendo
relegado a um plano secundário [2]. A fim de reverter este quadro, o trabalho
ora apresentado foi fruto da elaboração e execução do projeto integrador pelos
alunos do 3º módulo do Projeto EMEJA no pólo Cidade de Deus que teve como tema:
Plástico – bem supérfluo ou mal necessário?
MATERIAL E MÉTODOS: O Projeto EMEJA foi criado através da parceria entre FAETEC e Fundação CECIERJ
com a finalidade de implementar uma modalidade de ensino semi-presencial cujo
objetivo era proporcionar uma nova opção para jovens e adultos retomarem seus
estudos e concluírem sua formação básica, além de servir como modelo para a
posterior implementação na rede estadual. Um dos pólos contemplados por este
projeto foi o Centro Vocacional Tecnológico da Cidade de Deus (CVT-CDD), onde o
projeto foi oferecido por 3 módulos, atendendo a alunos da região e adjacências.
O projeto integrador trata-se de um trabalho interdisciplinar desenvolvido ao
final de cada um dos três módulos do projeto EMEJA, onde um tema gerador é
escolhido e trabalhado dentro do contexto de diferentes disciplinas, sempre de
maneira contextualizada.
No projeto integrador referente ao terceiro (último) módulo do projeto EMEJA, o
tema "Plástico - bem supérfluo ou mal necessário?" foi abordado e trabalho sob
um enfoque interdisciplinar. Dentro da química foram abordados e desenvolvidos
conteúdos como: polímeros, composição química de diferentes tipos de plásticos,
coleta seletiva e reciclagem, vantagens e desvantagens ambientais do uso de
plásticos, dentre outros. O referencial teórico foi desenvolvido através da
pesquisa bibliográfica, bem como pela realização de oficinas sobre o tema. O
método de avaliação consistiu na avaliação individual e em grupo do trabalho
escrito, bem como da apresentação do trabalho à comunidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A execução do projeto proporcionou uma maior interação entre os alunos,
permitindo com que os mesmos relatassem e trocassem experiências, discutindo e
refletindo o tema proposto. As atividades não ficaram restritas á sala de aula,
atividades extra sala de aula foram realizadas, dentre elas a reciclagem de
materiais descartáveis que foram utilizados na produção de materiais diversos
como: bolsas, vassouras, brinquedos, peças decorativas, dentre outros, trabalho
este desenvolvido em parceria com a disciplina de Artes.
Ao final do projeto os alunos fizeram uma reflexão e relataram sua satisfação,
dizendo terem aprendido bastante com a realização do projeto. Relataram ainda
uma mudança de comportamento e grande sensibilização a cerca das questões
ambientais, onde os mesmos disseram estar mais atentos e participantes, passando
por exemplo a descartar corretamente o lixo nos dois pontos de coleta seletiva
existentes no pólo, hábito que muitos até então não tinham. Através do estudo
dos diferentes tipos de plásticos os alunos perceberam que os impactos
ambientais provocados por seu uso se devem principalmente ao longo tempo
necessário para sua decomposição que por sua vez é dependente de cada tipo de
plástico. Um dos tópicos abordados pelos alunos durante a apresentação à
comunidade refere-se às vantagens e diferentes aplicações dos plásticos em
diversas áreas como medicina, agricultura e indústria. Ao final da apresentação
os alunos apresentaram sua conclusão a cerca do tema do trabalho, apontando que
embora os plásticos representem uma potencial fonte causadora de impactos
ambientais, seu uso em situações diversas é extremamente necessário sendo cada
vez mais presente em nossa sociedade.
CONCLUSÕES: A contextualização do ensino da química incorporando e inserindo as experiências
de cada aluno no contexto escolar, contribui para o desenvolvimento de uma prática
educativa mais efetiva e próxima do aluno, em especial na EJA que deve ser pensada
e encarada com um modelo pedagógico próprio que atenda as necessidades do público
ao qual se destina. O uso de projetos interdisciplinares representa uma
interessante e eficiente estratégia não somente para a contextualização dos
conteúdos, mas por permitir e valorizar as experiências e conhecimentos inerentes
a estes alunos.
AGRADECIMENTOS: A coordenadora de Química do Projeto EMEJA Andrea Borges e toda equipe docente,
funcionários e direção do CVT-CDD.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Oliveira, I.B. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar, n. 29, p. 83-100. 2007.
Canto, E.L. Plástico:bem supérfluo ou mal necessário? 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.