Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PERCEPÇÕES INICIAIS DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFG – CAMPUS ITUMBIARA COMO FERRAMENTA PARA AÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET)
AUTORES: Silva, A.K. (IFG) ; Medeiros, M.S. (IFG) ; Goulart, A.C. (IFG) ; Almeida, M.S. (IFG) ; Cardoso, A.G. (IFG) ; Goulart, S.M. (IFG)
RESUMO: O presente trabalho abordará as percepções iniciais dos ingressantes em 2013/1
do curso de Licenciatura em Química do IFG – Campus Itumbiara com o intuito de
diagnosticar motivos que levam a evasão, tão presentes no curso ofertado. O
diagnóstico foi realizado a partir de entrevista semi-estruturada. O curso de
Licenciatura em Química está atendendo a expectativa de 88,2% dos alunos. As
disciplinas consideradas mais difíceis foram Transformações Químicas (41,1%) e
Matemática Elementar (35,3%). Esses resultados indicaram uma maior atuação nessa
área. 35,3% dos alunos disseram que estão cursando Licenciatura em Química
devido à gratuidade da instituição. Nenhum aluno escolheu o curso por vontade de
ser professor de Química, sendo necessário o trabalho do PET em relação à
carreira docente.
PALAVRAS CHAVES: ingressantes; motivação; evasão
INTRODUÇÃO: O curso de Licenciatura em Química do IFG-Campus Itumbiara, começou a ser
ofertado em agosto de 2008 no período noturno com duração mínima de quatro anos.
O curso tem como objetivo principal a formação de educadores em Química para
atuação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, podendo oportunamente exercer
também outras atividades como direção, supervisão, entre outras. Contudo, ano
após ano, o curso vem enfrentando sérios problemas de evasão e retenção. Sabe-se
que a retenção caracteriza-se pelo fato do aluno repetir a disciplina, na qual
não tenha conseguido aprovação, já a evasão escolar é caracterizada pelo
abandono do aluno antes de completar sua escolaridade (PAZ; BARBOSA; AZEVEDO,
2005). Antes de tudo é importante ressaltar que a evasão deve ser contabilizada
no item despesas do ensino superior público e não somente como uma simples
indecisão ou falta de vocação do estudante para determinada profissão. Por isso,
todos os esforços cabíveis devem ser realizados para permanência dos estudantes
em seus cursos. A vaga que não é usada é uma despesa muito grande para o Brasil,
com muitas prioridades que, por falta de recursos, não são atendidas (MACHADO;
FILHO; PINTO, 2005). “O Programa de Educação Tutorial, PET Química: Educação
Ambiente e Sociedade” tem como foco a atuação em Ensino, Pesquisa e Extensão,
principalmente contribuindo Para a qualidade acadêmica e redução da evasão e
retenção. O Grupo PET propôs um estudo para verificar a motivação dos alunos
ingressantes, suas expectativas e suas principais percepções a respeito do curso
de Licenciatura em Química, a fim de auxiliá-los e criar um ambiente favorável à
formação dos mesmos, buscando redução dos índices de retenção e de evasão, bem
como proporcionando a elevação da qualidade acadêmica.
MATERIAL E MÉTODOS: Para o referido estudo, a metodologia aplicada foi em forma de entrevista semi-
estruturada. A mesma foi aplicada a 17 alunos ingressantes em 2013/1 do Curso de
Licenciatura em Química do IFG, que se dispuseram a participar da pesquisa sem se
identificarem.
Destas entrevistas foram coletadas informações, a partir de uma análise e
interpretação de dados, a respeito das expectativas dos alunos, as dificuldades, a
motivação, a razão pela qual escolheram o curso e como eles acham que o grupo PET
Química poderá auxiliá-los nas suas dificuldades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Tabela 1 apresenta um resumo das principais questões abordadas na entrevista e
as respostas dos alunos.Dados de 2008/2 a 2012/1 apontam que a disciplina com
maior índice de reprovação no 1º período de Licenciatura em Química foi
Matemática Elementar (74,8%). Enquanto na disciplina de Transformações Químicas
o índice de reprovação foi 57%(SISTEC, 2013). No presente trabalho, a maior
dificuldade dos alunos foi Transformações Químicas.Sobre a pergunta do motivo da
escolha do curso, nenhum aluno deste período disse que escolheu este curso por
vontade de ser um professor de Química. É evidente que se torna necessário um
trabalho do PET em relação à carreira docente, afinal é um curso de
Licenciatura. Os alunos apontaram ações extraclasses para o grupo PET como
ferramenta para melhoria do curso. Os resultados estão apresentados na Figura 1.
O Grupo PET já está implementando as ações propostas visando sanar as
dificuldades apresentadas pelos alunos Licenciatura em Química do IFG. Os
resultados apresentados indicam que mesmo que a maioria esteja motivada com o
curso, e sendo atendida em suas expectativas, a questão sobre os motivos que
levaram os alunos a escolherem o curso de Licenciatura em Química revela que
maior parte dos entrevistados foi por falta de opção, ou pela gratuidade da
Instituição. E esta é uma questão alarmante, pois possivelmente se estes alunos
forem aprovados em outro vestibular a chance deles evadirem do curso de
Licenciatura em Química é muito grande. Experiências para permanência dos
estudantes nos Cursos de Química estão sendo descritas em diferentes partes do
planeta (MACHADO; FILHO; PINTO, 2005) o que estimula a discussão do tema, e
assim cada vez mais aparecerão novas ideias poderão ser implementadas.
Tabela 1.
Levantamento dos dados obtidos nas entrevistas semi-
estruturadas.
Figura 1.
Ações do PET para melhorar o desempenho do curso.
CONCLUSÕES: Como principais conclusões, verificou-se que mudanças e aplicações simples devem
ser feitas, motivando a permanência dos alunos, atendendo às suas expectativas e
proporcionando qualidade do ensino. O Grupo PET trabalhará com essas percepções
para que os alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Química do IFG
consigam vencer suas limitações, e que lhes permitam repassar estas experiências a
outras pessoas e que tenham prazer na prática docente.
AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Goiás; Ao grupo PET Química: Educação, Ambiente e
Sociedade; E ao MEC-FNDE pela bolsa concedida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MACHADO, S. P.; FILHO, J. M. M.; PINTO, A. C. 2005. A evasão nos cursos de graduação de química. Uma experiência de sucesso feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para diminuir a evasão. Química Nova, 28: 41-43.
PAZ, R. A. da; BARBOSA, E. A.; AZEVEDO, L. G. de. 2005. Evasão e repetência: O caso do curso de Licenciatura em Química da UEPB. XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Campina Grande- PB.
SISTEC - Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, 2013. Instituto Federal de Goiás, Câmpus Itumbiara.