Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE NOTAÇÕES QUIMICAS EM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Paz, A.E.O. (UECE) ; Menezes, J.L.R. (UECE) ; Lima, S.O. (UECE) ; Cesar, L.M.A. (UECE) ; Barros, L.G. (UECE)
RESUMO: A importância do estudo de Notações Químicas está relacionada com noções de
simbologia, essenciais para a comunicação e compreensão da química como um todo.
Considerando que assimilar este conteúdo, torna-se necessário para o
desenvolvimento e aprendizagem do aluno na disciplina, o presente trabalho tem
como objetivo analisar as dificuldades de alunos do 1º ano do Ensino Médio, quanto
à aprendizagem do conteúdo de Notações Químicas, na disciplina de química. Os
resultados obtidos sugerem que a dificuldade na aprendizagem de notações químicas
está relacionada com deficiências também em outras disciplinas, e na dificuldade
da contextualização do tema por parte dos alunos.
PALAVRAS CHAVES: dificuldades; aprendizagem; notações químicas
INTRODUÇÃO: A química é apontada por muitos alunos como de difícil compreensão e
aprendizagem. No entanto, sabe-se da grande importância desta disciplina, visto
que boa parte do que utilizamos no nosso cotidiano passa por transformações
químicas. Segundo Aquino, Santos & Silva (2012), a química possui sua própria
linguagem e um sistema de significados que vincula alguns conceitos e
terminações especificas. Este vocabulário, muitas vezes de difícil compreensão
para os alunos, torna-se necessário, para sua contextualização e um
desenvolvimento efetivo na disciplina. Desta forma, o ensino do conteúdo de
Notações Químicas é utilizado como um meio de alfabetizar cientificamente os
estudantes, propiciando informações pertinentes ao entendimento da química e sua
aplicação no cotidiano. Um processo de alfabetização científica é necessário
(CARUSO, 2003) e de extrema importância, pois fornece aos elementos de uma
comunidade, o suporte para a tomada de decisões que influenciam diretamente nas
questões relativas à sociedade, democratizando esse conhecimento (DELIZOICOV;
AULER, 2001). Sendo assim, tendo em vista a importância deste tema, este
trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades no aprendizado do conteúdo
de notações químicas, por alunos do 1º ano do Ensino Médio, em uma Escola
Publica do Município de Quixadá- CE.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado com 45 alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio, em
uma Escola Pública, no Município de Quixadá- CE. Primeiramente foram ministradas
aulas expositivas, sobre o conteúdo de notações químicas. Em seguida, solicitou-se
aos alunos que respondessem alguns exercícios propostos sobre o tema. No final da
atividade foi aplicado um questionário contendo questões objetivas, com o intuito
de analisar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos, na aprendizagem do
conteúdo de notações químicas, da disciplina de química. Os dados foram
registrados e analisados por meio de análise estatística simples.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Iniciou-se a pesquisa perguntando aos alunos se eles consideram importante
estudar notações químicas. Foi possível verificar que 91,1 % dos alunos percebem
a importância do tema e sua relevância para o estudo da química. Perguntou-se
também, se havia alguma dificuldade na compreensão do conteúdo de notações
químicas, e 77,8 % dos alunos responderam que sim, sendo as maiores dificuldades
relacionadas a cálculos com 44,4% e dificuldades na contextualização do tema e
sua aplicabilidade, com 31,2% (Figura 1). Quando perguntou-se sobre a afinidade
e o desempenho na disciplina de química, 77,8% dos alunos afirmaram gostar de
estudar química e 62,2% consideram ter bom desempenho na disciplina. Podemos
verificar que os alunos que estão mais motivados a estudarem a disciplina, por
motivo de afinidade, são geralmente aqueles que apresentam um melhor aprendizado
e bons resultados acadêmicos. A afinidade com uma disciplina está, por muitas
vezes, relacionada com uma visão de contextualização do tema.
Figura 1
Principais dificuldades relatadas por alunos, no
aprendizado do conteúdo de Notações Químicas.
CONCLUSÕES: Na pesquisa permitiu-se observar que as maiores dificuldades apresentadas no
estudo do conteúdo de Notações Químicas está relacionada com uma deficiência na
aprendizagem de disciplinas de base, como matemática, através de cálculos
matemáticos, além de dificuldades na contextualização do tema por parte dos
alunos. Desta forma, é essencial identificar e sanar dificuldades de aprendizado
na educação básica, bem como atribuir métodos de ensino, para que os alunos
percebam a importância do conteúdo abordado, promovendo o maior interesse pela
disciplina e consequentemente uma melhor aprendizagem.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AQUINO, G. B.; SANTOS, E. P.; SILVA, B. C. F.; Tabela periódica e Notações Químicas: análise das dificuldades discentes na compreensão da linguagem química. VI Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão-SE, 2012. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/cdvicoloquio/eixo_06/PDF/44.pdf> Acesso em: 30 de maio de 2013.
CARUSO, F. Desafios da Alfabetização Científica, Resumo da Palestra proferida no Ciclo 21 da Fundação Planetário, 2003. Disponível em: ftp://ftp2.biblioteca.cbpf.br/pub/apub/2003/cs/cs_zip/cs01003.pdf. Acesso em: 4 de maio de 2013.
DELIZOICOV, D.; AULER, D. Alfabetização técnico científico para quê? ENSAIO-Pesquisa e Educação em Ciências, v. 3, n.1, p. 1-13, 2001.