53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE NOTAÇÕES QUIMICAS EM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Paz, A.E.O. (UECE) ; Menezes, J.L.R. (UECE) ; Lima, S.O. (UECE) ; Cesar, L.M.A. (UECE) ; Barros, L.G. (UECE)

RESUMO: A importância do estudo de Notações Químicas está relacionada com noções de simbologia, essenciais para a comunicação e compreensão da química como um todo. Considerando que assimilar este conteúdo, torna-se necessário para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno na disciplina, o presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades de alunos do 1º ano do Ensino Médio, quanto à aprendizagem do conteúdo de Notações Químicas, na disciplina de química. Os resultados obtidos sugerem que a dificuldade na aprendizagem de notações químicas está relacionada com deficiências também em outras disciplinas, e na dificuldade da contextualização do tema por parte dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: dificuldades; aprendizagem; notações químicas

INTRODUÇÃO: A química é apontada por muitos alunos como de difícil compreensão e aprendizagem. No entanto, sabe-se da grande importância desta disciplina, visto que boa parte do que utilizamos no nosso cotidiano passa por transformações químicas. Segundo Aquino, Santos & Silva (2012), a química possui sua própria linguagem e um sistema de significados que vincula alguns conceitos e terminações especificas. Este vocabulário, muitas vezes de difícil compreensão para os alunos, torna-se necessário, para sua contextualização e um desenvolvimento efetivo na disciplina. Desta forma, o ensino do conteúdo de Notações Químicas é utilizado como um meio de alfabetizar cientificamente os estudantes, propiciando informações pertinentes ao entendimento da química e sua aplicação no cotidiano. Um processo de alfabetização científica é necessário (CARUSO, 2003) e de extrema importância, pois fornece aos elementos de uma comunidade, o suporte para a tomada de decisões que influenciam diretamente nas questões relativas à sociedade, democratizando esse conhecimento (DELIZOICOV; AULER, 2001). Sendo assim, tendo em vista a importância deste tema, este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades no aprendizado do conteúdo de notações químicas, por alunos do 1º ano do Ensino Médio, em uma Escola Publica do Município de Quixadá- CE.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado com 45 alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio, em uma Escola Pública, no Município de Quixadá- CE. Primeiramente foram ministradas aulas expositivas, sobre o conteúdo de notações químicas. Em seguida, solicitou-se aos alunos que respondessem alguns exercícios propostos sobre o tema. No final da atividade foi aplicado um questionário contendo questões objetivas, com o intuito de analisar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos, na aprendizagem do conteúdo de notações químicas, da disciplina de química. Os dados foram registrados e analisados por meio de análise estatística simples.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Iniciou-se a pesquisa perguntando aos alunos se eles consideram importante estudar notações químicas. Foi possível verificar que 91,1 % dos alunos percebem a importância do tema e sua relevância para o estudo da química. Perguntou-se também, se havia alguma dificuldade na compreensão do conteúdo de notações químicas, e 77,8 % dos alunos responderam que sim, sendo as maiores dificuldades relacionadas a cálculos com 44,4% e dificuldades na contextualização do tema e sua aplicabilidade, com 31,2% (Figura 1). Quando perguntou-se sobre a afinidade e o desempenho na disciplina de química, 77,8% dos alunos afirmaram gostar de estudar química e 62,2% consideram ter bom desempenho na disciplina. Podemos verificar que os alunos que estão mais motivados a estudarem a disciplina, por motivo de afinidade, são geralmente aqueles que apresentam um melhor aprendizado e bons resultados acadêmicos. A afinidade com uma disciplina está, por muitas vezes, relacionada com uma visão de contextualização do tema.

Figura 1

Principais dificuldades relatadas por alunos, no aprendizado do conteúdo de Notações Químicas.

CONCLUSÕES: Na pesquisa permitiu-se observar que as maiores dificuldades apresentadas no estudo do conteúdo de Notações Químicas está relacionada com uma deficiência na aprendizagem de disciplinas de base, como matemática, através de cálculos matemáticos, além de dificuldades na contextualização do tema por parte dos alunos. Desta forma, é essencial identificar e sanar dificuldades de aprendizado na educação básica, bem como atribuir métodos de ensino, para que os alunos percebam a importância do conteúdo abordado, promovendo o maior interesse pela disciplina e consequentemente uma melhor aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AQUINO, G. B.; SANTOS, E. P.; SILVA, B. C. F.; Tabela periódica e Notações Químicas: análise das dificuldades discentes na compreensão da linguagem química. VI Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão-SE, 2012. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/cdvicoloquio/eixo_06/PDF/44.pdf> Acesso em: 30 de maio de 2013.

CARUSO, F. Desafios da Alfabetização Científica, Resumo da Palestra proferida no Ciclo 21 da Fundação Planetário, 2003. Disponível em: ftp://ftp2.biblioteca.cbpf.br/pub/apub/2003/cs/cs_zip/cs01003.pdf. Acesso em: 4 de maio de 2013.

DELIZOICOV, D.; AULER, D. Alfabetização técnico científico para quê? ENSAIO-Pesquisa e Educação em Ciências, v. 3, n.1, p. 1-13, 2001.