53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: FEIRA DE QUÍMICA AUXILIA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Sousa Silva, J. (UESPI) ; Táila de Sousa Lima, J. (UESPI) ; de Sousa Lima Júnior, T. (UESPI) ; das Chagas Alves Lima, F. (UESPI)

RESUMO: Este trabalho aborda o papel da feira de química com materiais alternativos na interferência no ensino de química para os alunos do 2º ano do ensino médio.Essas atividades demonstram o quanto a química depende da visualização para esclarecimento de muitos conteúdos por ser uma disciplina de natureza experimental. Entretanto, muitas vezes não são desenvolvidas nas escolas as aulas práticas devido à precariedade de materiais. Por isso para buscar alternativas para resolução desse problema, uma das atividades realizadas na disciplina de Química do ensino básico (2º ano) é a realização da feira de química, onde abordou-se vários conteúdos. Após a realização da feira, aplicou- se um questionário subjetivo,esta feira despertou maior interesse e curiosidade dos alunos para a disciplina de química

PALAVRAS CHAVES: Feira de Química; Materiais Alternativos; Ensino-Aprendizagem

INTRODUÇÃO: Uma das atividades escolares que despertam o interesse dos alunos são as Feiras de Ciências que na química tem-se usado atividades experimentais com matérias de baixo custo para a apresentação dos trabalhos. Essa atividade experimental, seja ela com manipulação do material pelo aluno ou demonstrativa, não está associada a um aparato experimental sofisticado, mas à sua organização, discussão e análise, que possibilitam interpretar os fenômenos químicos e a troca de informações entre o grupo que participa da aula. Onde o uso dessas atividades experimentais são utilizadas para minimizar as dificuldades de ensino dos conteúdos de química. (SALVADEGO,2008)A aplicação de Feiras de Ciências é, portanto, a culminação de um processo de estudo, investigação e produção que tem por objetivo a educação científica dos estudantes. A comunicação das produções científicas para o público visitante, por sua vez, contribui para a divulgação da ciência e para que os alunos demonstrem sua criatividade, seu raciocínio lógico, sua capacidade de pesquisa e seus conhecimentos científicos (MORAES, 1986).A realização de Feiras de Ciências em uma escola traz benefícios para alunos e professores e mudanças positivas no crescimento pessoal e a ampliação dos conhecimentos, pois alunos e professores mobilizam-se para buscar e aprofundar temas científicos que, geralmente, não são debatidos em sala de aula. Uma Feira de Ciências é empreendida esforços para demonstrar e explicar com profundidade o que se apresentam. Outro ponto e que durante o evento, alunos e professores têm oportunidade de ouvir comentários e serem questionados sobre o trabalho que produzido. Receber questionamentos e sugestões do público abre-lhes novas perspectivas de estudo e aprofundamento. (HARTMANN,2009)

MATERIAL E MÉTODOS: A abordagem desse trabalho está centrada na reprodução da Feira de Ciências realizada no pátio da escola Unidade Estadual de Ensino Helvídio Nunes, localizado na zona norte da capital Teresina, PI. Após aplicação da Feira de Ciências com experiências de baixo custo sobre os diferentes conteúdos de química realizada por graduandos de Licenciatura Plena em Química na referida unidade de ensino, foi elaborado um questionário subjetivo, com a finalidade de despertar o intere dos alunos pela disciplina de química a aprendizagem. Em comum acordo entre os alunos do programa PIBID do curso de licenciatura em química e os alunos do programa PET do curso de licenciatura em química. As experiências foram divididas por series,do 1º ano ao 3º ano ano em sequência, na aula seguinte após a apresentação da Feira de Ciências fez a aplicação do questionário subjetivo. Assim ocorreu a apresentação destas experiências para todos os alunos da escola onde esta pesquisa volta-se para as turmas de 2º ano e o questionário é aplicado somente nas turmas do 2º ano. Em cada turma do 2º ano aplicou-se o questionário individual onde este questionário contém perguntas pessoais sobre a aceitação pelos experimentos aplicados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com as aplicações da metodologia alternativa e posterior a avaliação dos alunos através de questionários na escola pública Helvídio Nunes, constatou-se que a metodologia experimental obteve êxito considerável em relação à melhor assimilação dos conteúdos em comparação ao método tradicional de ensino. Notou-se durante a introdução e a realização das experiências, na Feira de Ciências, os alunos mostraram uma boa receptividade e interação. Quando questionados eles demonstraram interesse e respondia recordando-se dos assuntos ministrados na aula ministrada pelo professor da disciplina da escola. Observou-se que os alunos tiveram poucas dúvidas e se mostraram aptos a responder o questionário. Os resultados obtidos após o questionário mostrou que 74% dos alunos gostaram das práticas realizada na feira, 96% acharam a explicação bem esclarecedora, 87% obtiveram uma maior compreensão dos assuntos abordados, do que somente com as aulas teóricas.Pode-se concluir que a feira de química despertou maior interesse e curiosidade dos alunos para a disciplina de química.

CONCLUSÕES: o uso de metodologias alternativas tem papel importante na disposição dos conteúdos e vem como auxílio para melhor aproveitamento dos conhecimentos fornecidos por essa essencial ciência, e essas produções, de alguma forma, refletem a educação científica desenvolvida nas escolas . Assim aliar teoria e prática constitui um fator singular no processo de ensino-aprendizagem, visto que a Química passa de matéria enfadonha para um tanto interessante a muitos estudantes devido desse lado cientifico que ela possui.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a CAPES por financiar este trabalho através do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência).PIBID/CAPES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: HARTMANN, Â. M., ZIMMERMANN, E. FEIRA DE CIÊNCIAS:A interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes de ensino médio. VII Enpec- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – Florianópolis, 2009.
MORAES, Roque. Debatendo o ensino de ciências e as feiras de ciências. Boletim Técnico do Procirs. Porto Alegre, v. 2, n. 5, p. 18-20, 1986.