Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NO ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS
AUTORES: Cesar, L.M.A. (UECE) ; Menezes, J.L.R. (UECE) ; Barros, L.G. (UECE) ; Paz, A.E.O. (UECE) ; Lima, S.O. (UECE)
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos do ensino médio,
quanto à importância da química no estudo de plantas medicinais. Aplicou-se uma
pesquisa para avaliar o conhecimento dos alunos sobre plantas medicinais e suas
respectivas substâncias químicas ativas, bem como os benefícios e formas de
utilização da planta. Constatou-se que os alunos estão cada vez mais conscientes
de que a química é importante para a compreensão e aperfeiçoamento dos estudos
envolvendo plantas medicinais.
PALAVRAS CHAVES: percepção; química; plantas medicinais
INTRODUÇÃO: Segundo a ANVISA, fitoterápicos são medicamentos preparados exclusivamente com
plantas ou partes de plantas medicinais, como raízes, cascas, folhas, flores,
frutos ou sementes, que possuem propriedades reconhecidas de cura, prevenção,
diagnóstico ou tratamento sintomático de doenças, validadas em estudos
etnofarmacológicos, documentações tecnocientíficas ou ensaios clínicos (RDC
48/2004; SHU, 1998; STROBL, 2000). As plantas medicinais sempre foram
utilizadas, sendo no passado o principal meio terapêutico conhecido para
tratamento da população. A partir do conhecimento e uso popular foram
descobertos alguns medicamentos utilizados na medicina tradicional (NOGUEIRA,
1983). Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, as plantas medicinais
estão tendo seu valor terapêutico pesquisado e ratificado pela ciência e vem
crescendo sua utilização recomendada por profissionais de saúde (ARNOUS; SANTOS
& BEINNER, 2005). A pesquisa com plantas medicinais tornou possível a
identificação dos princípios ativos ou substâncias químicas, responsáveis por
efeitos benéficos à saúde humana. Sendo assim, o desenvolvimento da química e
seu estudo aprimorado foram responsáveis por importantes descobertas, que
proporcionaram o conhecimento e utilização de certos princípios ativos no
tratamento de enfermidades. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi verificar
a percepção dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, sobre a importância do estudo
da química, para o conhecimento e uso de plantas medicinais.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido através de aplicação de um questionário para 67
alunos matriculados em turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola do Ensino
Fundamental e Médio Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, no Município de
Quixadá-CE. Após a pesquisa foi ministrado um seminário com o objetivo de expor
informações básicas a respeito da composição das plantas medicinais mais comuns e
suas respectivas aplicações. Propôs-se uma discussão com os alunos a respeito da
importância de se estudar química para aprimorar o conhecimento sobre plantas
medicinais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na pesquisa realizada, verificou-se que 99% dos alunos já ouviram falar em
plantas medicinais e sua utilização para o tratamento de doenças, sendo estes
conhecimentos repassados principalmente através de familiares (79%) e livros
(21%). Quando perguntou-se sobre os motivos que os levariam a utilizar plantas
medicinais, 80% dos alunos afirmaram que usariam, pois acreditam que as
plantas medicinais propiciam bons resultados no tratamento ou cura de doenças,
enquanto 20% afirmam que as utilizariam por serem uma alternativa de baixo
custo e de fácil aquisição (Figura 1). Perguntou-se também, com que freqüência
os alunos costumam utilizar plantas medicinais, e observou-se que 96% dos
entrevistados fazem uso freqüente deste meio terapêutico, principalmente na
forma de chás (87%) e xaropes (39%). Nesta pesquisa, perguntou-se também, se os
alunos percebem que plantas medicinais são utilizadas na fabricação de
medicamentos vendidos em farmácias e, 81% das respostas foram afirmativas. Por
fim, a pesquisa relatou que 96% dos entrevistados reconhecem que a química é
importante para a compreensão e aperfeiçoamento dos estudos envolvendo plantas
medicinais (Figura 2).
Figura 1
Descrição dos motivos que levam a utilização de
plantas medicinais para o tratamento de doenças.
Figura 2
Percentual de alunos que reconhecem que a química é
importante para o estudo de plantas medicinais.
CONCLUSÕES: A pesquisa realizada permitiu verificar que o uso de plantas medicinais é uma
opção bastante utilizada e de resultados reconhecidos, pela maioria dos alunos,
que encontram nesta terapia uma alternativa de baixo custo e fácil aquisição, para
tratamento de enfermidades e/ou melhoria da qualidade de vida. Constatou-se que o
conhecimento sobre plantas medicinais vem sendo repassado de geração para geração,
e que os alunos estão cada vez mais conscientes da importância de se estudar
química, para a compreensão, validação dos resultados e seus benefícios, muitos já
reportados pela cultura popular
AGRADECIMENTOS: À Escola do Ensino Fundamental e Médio Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n° 48, de 16 de março de 2004. Dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos.
SHU, Y.Z. Recent natural products based drug development: A pharmaceutical
industry perspective. J. Nat. Prod., n. 61, p. 1053-1071,1998.
STROBL. W.R. The role of natural products in a modern drug discovery program. Drug Disc. Today, n. 5, p. 29-41, 2000.
ARNOUS, A. H.; SANTOS A. S.; BEINNER, R. P. C. Plantas medicinais de uso caseiro - conhecimento popular e interesse por cultivo comunitário. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v.6, n.2, p.1-6, 2005.
NOGUEIRA, M. J. C. Fitoterapia popular e enfermagem comunitária. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.17, n.3, p. 275, 1983.