Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA FÍSICA E O CONFORTO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS SIGNIFICATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AUTORES: Lima Monteiro, S.H. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ) ; Aragão, F. (UVA)
RESUMO: Após a revolução industrial, passou-se a obedecer sistematicamente a regras que
seguem leis nas quais são traduzidas em cálculos e fórmulas.'Não é apenas aquilo
que nos rodeia exteriormente e o mundo físico que é organizado pela máquina, mas
também nosso mundo interior e espiritual'(CHOAY,1925).Percebemos que tudo segue
uma padronização, desde os espaços físicos existentes até mesmo nossas ações
cotidianas. Nosso trabalho vai desenvolver uma análise sobre a presença ou a
falta, de uma padronização nas estruturas físicas de instituições escolares
Ens.Médio, verificando também a necessidade de se atentar para as condições de
conforto ambiental ou fatores ergonômicos, tomando-se os elementos
luminosidade,ventilação,mobiliário e ruído que aliados à ação pedagógica formam
o cenário educacional.
PALAVRAS CHAVES: FATORES ERGONÔMICOS; CONFORTO AMBIENTAL; CURRICULO ESCOLAR
INTRODUÇÃO: A LDBEM (9394/96),preconiza que a educação nacional tem como finalidadepreparar
o educando para exercer a cidadania e estar apto ao trabalho, dentro dos
princípios de liberdade e ideais de solidariedade humana(BRASIL,1996). Cabe a
escola cumprir este papel de preparação do individuo para a sociedade.
Garantindo para todos os alunos a aprendizagem, de forma a construir cidadãos
bem informados e competentes. A escola passa a ser o principal lugar de
instrução, por isso torna-se necessário que ela seja bem organizada.
Uma das formas de organização escolar é o currículo, no qual a LDB em seu artigo
26 indica elementos que podem constituir o currículo de nível médio, como a
garantia de uma base nacional comum, a ser complementada, por uma parte
diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da
cultura, da economia e da clientela. Também o currículo do ensino médio 'adotará
metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos
estudantes'(Art.36, inciso II).As DCENEM propõem uma adoção de metodologias de
ensino diversificadas que estimulem a construção do conhecimento e mobilizem o
raciocínio, a experimentação, a solução de problemas e outras competências
cognitivas superiores. Um ensino tendo por base um currículo organizado baseado
na LDB e nas DCENEM terá mais chances em desenvolver nos alunos o desejo em
aprender. Paralelo ao alcance deste objetivo, faz-se necessário um olhar atento
ao espaço físico, muitas vezes inapropriado, sem conservação e necessitando de
boa higienização, com iluminação inadequada, mobiliário desconfortável e sem
nenhuma representação simbólica dos marcos inovadores propostos pelas Leis
atuais. O espaço físico na realidade é coautor do desenvolvimento do ensino-
aprendizagem dos alunos (BENCOSTTA,2005).
MATERIAL E MÉTODOS: O desenvolvimento deste trabalho é fundamentado em pesquisa bibliográfica e em
uma pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica teve como foco principal a
verificação de bibliografias especializadas em assuntos relacionados às
estruturas físicas e o conforto ambiental das escolas, bem como as orientações
das leis educacionais vigentes. A pesquisa de campo realizou-se em visitas a
duas escolas de Ensino Médio da rede pública sediadas na cidade de Sobral – EEFM
Prof. Luís Felipe (Escola A) e Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota
(Escola B), onde se observou o comportamento, a concentração e a atenção dos
alunos. A pesquisa ocorreu no período do segundo semestre mês de
dezembro/Janeiro, no turno da manhã em uma sala de 1° ano do ensino médio da
Escola A e em uma sala de 1° ano da Escola B. Foi aplicado ainda um questionário
contendo 10 perguntas (APÊNDICE), o qual buscou colher o ponto de vista dos
alunos acerca da estrutura física de suas escolas, a percepção segundo os
elementos formadores do conforto ambiental e quais as sugestões que propunham
para a melhoria do espaço físico escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram visitadas duas escolas públicas de nível médio na cidade
de Sobral. Ambas situadas na zona urbana da referida cidade. A escola A, foi
fundada em 1943, atualmente a escola oferece do 8°ano ao 3° ano do ensino médio
e possui como média 35 alunos por turma, e salas com tamanho de 48m²(8m²X6m²). A
escola A, ainda dispõe de Laboratório de Física e Matemática/ Ciências, Química
e Biologia. Hoje, a mesma, ao completar 65 anos, tem como grandes desafios a
estrutura física antiga, a falta de biblioteca e laboratórios, a falta de
espaços amplos, enfim é obrigada a idealizar ambientes improvisados
condicionados por suas limitações e que esta escola não difere em modelo físico,
de uma escola tradicional. Faltam recursos financeiros bem melhor distribuídos e
o alcance de participação e fiscalização da comunidade escolar.A escola B
funciona a 28 anos oferecendo à comunidade sobralense, o Ensino Fundamental II e
o Ensino Médio em todos os turnos (manhã, tarde e noite), com média de 35 alunos
por turma. Além de possuir quadra esportiva, uma sala de leitura, uma biblioteca
com bons livros, três laboratórios de ciências, matemática e informática. Para
ministrar as aulas, os docentes têm recursos didáticos variados à disposição.
Possui uma boa área arborizada, proporcionando um clima agradável em algumas
épocas do ano em que a temperatura é elevada, porém, os alunos da referida
escola em sua maioria, ainda consideram precárias, a climatização, ventilação e
conforto de carteiras e salas de aula. Dos 61 alunos entrevistados das escolas A
e B, 76,77% não consideram as salas de aula confortáveis; enquanto que 23,23%
consideram confortáveis suas salas de aula. O conforto ambiental se refere ao
ruído, ventilação, iluminação, adequação de mobiliário e espaços livres p/aluno
CONCLUSÕES: Com a análise proveniente a partir dos dados obtidos das respostas e observação
das Escolas A e B, tivemos uma visão de que é preciso uma mudança significativa
dos ambientes físicos, bem como a introdução da inovação aliada às condições
socioambientais como fator preponderante nas construções dos equipamentos
escolares. A qualidade da arquitetura escolar depende do nível de adequação e de
desempenho de seus ambientes, em seus aspectos técnicos,funcionais,estéticos e,
conseqüentemente, do modo como esses aspectos afetam o bem-estar dos seus usuários
além de serem marcos simbólicos contemporâneo
AGRADECIMENTOS: A DEUS POR TODA PLENITUDE E BELEZA
À UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
ÀS ESCOLAS E GESTÕES QUE NOS POSSIBILITARAM ESSE TRABALHO DE PESQUISA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BENCOSTTA, M. L. A. (Org.) História da Educação, Arquitetura e Espaço Escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. 3. ed. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2006.
DELGADO, L. A. N. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LE GOFF, J. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão. São Paulo: Ed.São Paulo, 1927.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Padrões de Infra-estrutura para as Instituições de Educação Infantil e Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil. Rio de Janeiro, 2004.
_______________________. A Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. Brasil, 1996.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ.Gestão escolar, recursos financeiros e patrimoniais. Fortaleza: Secretaria da Educação Básica do Ceará, 2005.
Identificação dos pontos de Vista Elementares. Santa Catarina[s.n], 1998.Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta98/valerio/cap4-3.html >.Acesso em: 18 dez. 2008, 16:25:45.