53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: MELHORIAS NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS COM O USO DE EXPERIMENTOS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Sousa Silva, J. (UESPI) ; Táila de Sousa Lima, J. (UESPI) ; das Chagas Alves Lima, F. (UESPI)

RESUMO: A presente pesquisa tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas na sala de aula, com experimentos simples e relacioná-los ao conteúdo ensinado no 1ºano do Ensino Médio da disciplina de Química. Para estimular e incentivar o aluno a estudar Química, torna-se uma tarefa difícil, já que os discentes apontam a Química como disciplina problemática, mesmo com tantas propostas de novas metodologias alternativas do ensino de química, o ensino tradicional ainda perdura. Tal artigo tem a finalidade de melhorar o aprendizado em Química, a qual é considerada uma das disciplinas de maior dificuldade e apresenta uma melhor assimilação do conteúdo ministrado, no que se refere aos conceitos mistura, substância simples e composta, para o alunado do 1° ano do Ensino Médio.

PALAVRAS CHAVES: Atividades práticas; Experimentos simples; Ensino de química

INTRODUÇÃO: O ensino, de forma geral, deve oferecer igualdade de condições de acesso à escola, bem como valorizar o profissional da educação escolar. E este deve se incumbir de zelar pela aprendizagem dos alunos, elaborando e cumprindo o plano de trabalho proposto pelo estabelecimento de ensino. Sabe-se que o quadro que a escola pública apresenta em relação às aulas ministradas pelo professor de química, é desanimador. Reconhece-se que é preciso reformular o ensino de química nas escolas, visto que as atividades experimentais são capazes de proporcionar um melhor conhecimento ao aluno, por isso, as reflexões deste trabalho visam abranger a importância da atividade experimental no ensino de química. ( Farias, C. S. 2009) Este trabalho não tem a intenção de modificar drasticamente os procedimentos de ensino aplicados atualmente, mas sim contribui no processo de aprendizagem e relacionar a teoria-prática, já que no decorrer do desenvolvimento do ensino da Química, ela surgiu como uma disciplina puramente experimental, servindo como base para explicar diversos fenômenos existentes na natureza e suas diversas experiências visuais, isto possibilita uma maximização da aprendizagem dos alunos. É interessante dizer também que ao relacionar essas experiências com o dia-a-dia dos estudantes permitirá que eles possam vir a adquirir um conhecimento mais aprofundado, menos superficial, consistindo no foco principal para a formação do discente. (Vitorino, F. de C.) O objetivo proposto pela aula experimental no laboratório foi verificar de forma dinâmica e simples, os conceitos e exemplos da classificação da matéria (substancias e misturas), com efeito comparativo da aula tradicional com a aula prática.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa foi feita com a intenção de verificar, o aprimoramento do ensino com uso de aulas práticas paralelo com as aulas tradicionais, sendo que à reprodução da experiência foi ministrada em duas turmas do 1º ano do ensino médio, da Unidade Estadual de Ensino Helvídio Nunes, localizado na zona norte da capital Teresina, PI. Após aplicação de aulas tradicionais do assunto de classificação da matéria, ministradas pelo professor Crause, os alunos do PIBID da UESPI aplicaram um questionário sobre o assunto ministrado e depois realizaram uma aula experimental no laboratório sobre o mesmo conteúdo, logo em seguida foi executado o mesmo questionário. A correção do questionário foi feita mediante a nota de 0 a 10 pontos e o procedimento foi realizado separadamente nas duas turmas com a finalidade de completar a aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com as aplicações da metodologia alternativa e posterior a avaliação dos alunos através de questionários, constatou-se que a metodologia experimental obteve êxito considerável em relação à melhor assimilação dos conteúdos em comparação ao método tradicional de ensino. Esta pesquisa foi composta por quatro momentos, teve início com um conteúdo exposto no quadro no qual foi explicado pelo professor da escola, em seguida aplicou-se um questionário do conteúdo abordado que é classificação da matéria. Depois apresentou uma aula experimental abordando o mesmo assunto, novamente e aplicou-se o mesmo questionário isto para ambas as turmas. Nas aulas tradicionais ministradas pelo professor, observou-se que os alunos estavam dispersos, mesmo ele explicando o conteúdo de forma simples os alunos das duas turmas do 1º ano, sentiram dificuldade ao responder o questionário, pois não assimilar o conteúdo por completo. Já a aula no laboratório percebeu-se que houve curiosidade pela nova metodologia e questionaram, pois tinham muitas dúvidas sobre o assunto, demonstrando assim um interesse maior para resolver o questionário.Obtiveram-se os resultados a partir dos questionários das duas turmas onde os dados apresentados foram significativos para as aulas experimentais do que as aulas tradicionais. Através da correção destes questionários utilizaram-se os resultados numa avaliação quantitativa, onde a média foi calculada mediante a soma das notas dos questionários pela quantidade de alunos total 44 alunos, então demostrou-se pela média da somatória dos acertos do questionário com aula tradicional que foi de 6,9 e a média da somatória dos acertos do questionário com a aula experimental que foi de 9,8 destacando uma melhor assimilação através das aulas com prática.

CONCLUSÕES: Considerando assim que esta pesquisa mostrou os positivos resultados quantitativos e qualitativos nas turmas a qual foi apresentado os experimentos. Ficou claro que a aplicação de aula experimental ajuda na assimilação de conceitos e na co-relação entre a teoria do conteúdo e a prática no cotidiano. As turmas que foram ministradas as aulas com uso de práticas esta metodologia teve um desempenho favorável, pois, despertou interesse dos alunos, principalmente para a disciplina de Química, já que o experimento aliado com a compreensão do conteúdo em si facilita a aprendizagem do aluno.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a CAPES por financiar este trabalho através do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência).PIBID/CAPES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VITORINO,F. de C.; FILHO,Z. B. de M;ELIAS;J. B. de M.; PEDROSA, M. S.W. ; PINTO, C. de L. Sugestões de Atividades Experimentais Para o Ensino da Química no Ensino Médio. 2009

FARIAS, C. S., BASAGLIA, A. M., ZIMMERMANN, A. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química. 1º CPEQUI – 1º Congresso Paranaense de Educação Em Química. 2009