Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: MELHORIAS NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS COM O USO DE EXPERIMENTOS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Sousa Silva, J. (UESPI) ; Táila de Sousa Lima, J. (UESPI) ; das Chagas Alves Lima, F. (UESPI)
RESUMO: A presente pesquisa tem por finalidade discutir a importância da utilização de
atividades práticas na sala de aula, com experimentos simples e relacioná-los ao
conteúdo ensinado no 1ºano do Ensino Médio da disciplina de Química. Para
estimular e incentivar o aluno a estudar Química, torna-se uma tarefa difícil,
já que os discentes apontam a Química como disciplina problemática, mesmo com
tantas propostas de novas metodologias alternativas do ensino de química, o
ensino tradicional ainda perdura. Tal artigo tem a finalidade de melhorar o
aprendizado em Química, a qual é considerada uma das disciplinas de maior
dificuldade e apresenta uma melhor assimilação do conteúdo ministrado, no que se
refere aos conceitos mistura, substância simples e composta, para o alunado do
1° ano do Ensino Médio.
PALAVRAS CHAVES: Atividades práticas; Experimentos simples; Ensino de química
INTRODUÇÃO: O ensino, de forma geral, deve oferecer igualdade de condições de acesso à
escola, bem como valorizar o profissional da educação escolar. E este deve se
incumbir de zelar pela aprendizagem dos alunos, elaborando e cumprindo o plano
de trabalho proposto pelo estabelecimento de ensino. Sabe-se que o quadro que a
escola pública apresenta em relação às aulas ministradas pelo professor de
química, é desanimador. Reconhece-se que é preciso reformular o ensino de
química nas escolas, visto que as atividades experimentais são capazes de
proporcionar um melhor conhecimento ao aluno, por isso, as reflexões deste
trabalho visam abranger a importância da atividade experimental no ensino de
química. ( Farias, C. S. 2009)
Este trabalho não tem a intenção de modificar drasticamente os procedimentos de
ensino aplicados atualmente, mas sim contribui no processo de aprendizagem e
relacionar a teoria-prática, já que no decorrer do desenvolvimento do ensino da
Química, ela surgiu como uma disciplina puramente experimental, servindo como
base para explicar diversos fenômenos existentes na natureza e suas diversas
experiências visuais, isto possibilita uma maximização da aprendizagem dos
alunos. É interessante dizer também que ao relacionar essas experiências com o
dia-a-dia dos estudantes permitirá que eles possam vir a adquirir um
conhecimento mais aprofundado, menos superficial, consistindo no foco principal
para a formação do discente. (Vitorino, F. de C.)
O objetivo proposto pela aula experimental no laboratório foi verificar de forma
dinâmica e simples, os conceitos e exemplos da classificação da matéria
(substancias e misturas), com efeito comparativo da aula tradicional com a aula
prática.
MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa foi feita com a intenção de verificar, o aprimoramento do ensino
com uso de aulas práticas paralelo com as aulas tradicionais, sendo que à
reprodução da experiência foi ministrada em duas turmas do 1º ano do ensino
médio, da Unidade Estadual de Ensino Helvídio Nunes, localizado na zona norte da
capital Teresina, PI. Após aplicação de aulas tradicionais do assunto de
classificação da matéria, ministradas pelo professor Crause, os alunos do PIBID
da UESPI aplicaram um questionário sobre o assunto ministrado e depois
realizaram uma aula experimental no laboratório sobre o mesmo conteúdo, logo em
seguida foi executado o mesmo questionário. A correção do questionário foi feita
mediante a nota de 0 a 10 pontos e o procedimento foi realizado separadamente
nas duas turmas com a finalidade de completar a aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com as aplicações da metodologia alternativa e posterior a avaliação dos alunos
através de questionários, constatou-se que a metodologia experimental obteve
êxito considerável em relação à melhor assimilação dos conteúdos em comparação
ao método tradicional de ensino. Esta pesquisa foi composta por quatro momentos,
teve início com um conteúdo exposto no quadro no qual foi explicado pelo
professor da escola, em seguida aplicou-se um questionário do conteúdo abordado
que é classificação da matéria. Depois apresentou uma aula experimental
abordando o mesmo assunto, novamente e aplicou-se o mesmo questionário isto para
ambas as turmas. Nas aulas tradicionais ministradas pelo professor, observou-se
que os alunos estavam dispersos, mesmo ele explicando o conteúdo de forma
simples os alunos das duas turmas do 1º ano, sentiram dificuldade ao responder o
questionário, pois não assimilar o conteúdo por completo. Já a aula no
laboratório percebeu-se que houve curiosidade pela nova metodologia e
questionaram, pois tinham muitas dúvidas sobre o assunto, demonstrando assim um
interesse maior para resolver o questionário.Obtiveram-se os resultados a partir
dos questionários das duas turmas onde os dados apresentados foram
significativos para as aulas experimentais do que as aulas tradicionais. Através
da correção destes questionários utilizaram-se os resultados numa avaliação
quantitativa, onde a média foi calculada mediante a soma das notas dos
questionários pela quantidade de alunos total 44 alunos, então demostrou-se pela
média da somatória dos acertos do questionário com aula tradicional que foi de
6,9 e a média da somatória dos acertos do questionário com a aula experimental
que foi de 9,8 destacando uma melhor assimilação através das aulas com prática.
CONCLUSÕES: Considerando assim que esta pesquisa mostrou os positivos resultados quantitativos
e qualitativos nas turmas a qual foi apresentado os experimentos. Ficou claro que
a aplicação de aula experimental ajuda na assimilação de conceitos e na co-relação
entre a teoria do conteúdo e a prática no cotidiano. As turmas que foram
ministradas as aulas com uso de práticas esta metodologia teve um desempenho
favorável, pois, despertou interesse dos alunos, principalmente para a disciplina
de Química, já que o experimento aliado com a compreensão do conteúdo em si
facilita a aprendizagem do aluno.
AGRADECIMENTOS: Agradeço a CAPES por financiar este trabalho através do Projeto PIBID (Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à docência).PIBID/CAPES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VITORINO,F. de C.; FILHO,Z. B. de M;ELIAS;J. B. de M.; PEDROSA, M. S.W. ; PINTO, C. de L. Sugestões de Atividades Experimentais Para o Ensino da Química no Ensino Médio. 2009
FARIAS, C. S., BASAGLIA, A. M., ZIMMERMANN, A. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química. 1º CPEQUI – 1º Congresso Paranaense de Educação Em Química. 2009