53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: QUÍMICA EM VÍDEO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZADO PARA A TEMÁTICA ÁTOMOS

AUTORES: Felício, D.L.A. (IFPB) ; Araújo, R.C. (IFPB) ; Silva, J.S. (IFPB) ; Silva, J.S. (IFPB) ; Lorenzo, J.G.F. (IFPB) ; dos Santos, M.L.B. (IFPB) ; dos Santos, S.R.B. (IFPB)

RESUMO: O presente trabalho foi realizado no âmbito do programa de iniciação a docência do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (PIBID-IFPB), campus João Pessoa, e mostra os resultados da aplicação de vídeos sobre a temática tomos, numa turma do primeiro ano regular do ensino médio, do Instituto de Educação da Paraíba. Com esta atividade buscamos introduzir novas metodologias de ensino de Química a partir da prática cotidiana dos mesmos buscando uma aprendizagem significativa. Os resultados obtidos em atividades posteriores demonstraram a validade dessa metodologia.

PALAVRAS CHAVES: vídeo; átomos; recursos eletrônicos

INTRODUÇÃO: Devido aos elevados índices de reprovação e evasão, as aulas de química são vistas pelos alunos como algo difícil, com memorização de conceitos e fórmulas apresentados nos livros didáticos. De acordo com o PCN (1999), o ensino de química deve possibilitar ao discente, a compreensão tanto dos processos químicos em si quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. Contudo, o ensino voltando para a cidadania torna-se um desafio aos professores não apenas pela mudança de metodologias, mas também a necessidade de novos recursos didáticos e tecnológicos. Buscando por recursos didáticos e tecnológicos, que facilitem o ensino voltado para a cidadania, uma alternativa viável e pouco difundida pelos professores, é a utilização de recursos audiovisuais. É importante que o professor entenda as linguagens do cinema, da TV e do vídeo, podendo identificar suas potencialidades e peculiaridades pertinentes à disciplina, incorporando as mídias nas aulas, tornando-as dinâmicas e atraentes aos discentes. É importante que o professor esteja capacitado, para utilizar a linguagem audiovisual com sensibilidade e senso crítico para desenvolver com seus alunos, uma alfabetização audiovisual (MANDARINO, 2002), uma vez que essa linguagem encontra-se difundida no mundo contemporâneo, sendo a mídia mais acessível às camadas sociais menos privilegiadas (CALLEGARIO,2010). Os recursos audiovisuais apresentam como opção, despertando o interesse dos discentes na disciplina, possibilitando a construção do conhecimento de forma mais prazerosa e dinâmica, auxiliando no trabalho do professor em sala de aula e transformando os estudantes em sujeitos ativos da aprendizagem (CORRÊA,2008).

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi explicado aos alunos de como seria desenvolvida a atividade, e logo após, ela foi dividida em duas partes, a primeira voltada às aulas expositivas que tinham como tema “os átomos”, ao término desta etapa, a segunda parte pode ser então iniciada, que é correspondente a aplicação dos vídeos didáticos, reproduzidos com o auxilio de um Datashow integrado e tablets ofertados aos alunos, regularmente matriculados no primeiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino de João Pessoa – PB. Os vídeos mostraram os avanços tecnológicos proporcionados a partir do estudo cientifico do átomo, e sua aplicação na medicina, indústria farmacêutica, eletro-eletrônicos, etc. Os vídeos também abordaram de uma forma simples e divertida, desde ás primeiras hipóteses até o modelo atômico atual, demonstrando passo a passo, como os cientistas procederam para elaborarem seus modelos atômicos, e também as limitações que cada uma apresentava.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No inicio da atividade foi mostrada aos discentes a importância de se conhecer o átomo, bem como os avanços tecnológicos proporcionados pelo estudo do mesmo, debatendo com os alunos, a importância de estuda-lo, e suas contribuições nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Em seguida foram mostradas as teorias atômicas, os estudiosos que as propuseram e as ações que eles realizaram para elaborar tais teorias. Na segunda parte da atividade, foram reproduzidos os vídeos sobre a temática abordada em sala. Com o auxilio do vídeo, pode-se observar que todos os alunos estavam prestando atenção absoluta a sua produção, com isso, assimilando as informações que eram passadas por ele, o que é dificilmente conseguido em aulas expositivas tradicionais, numa turma relativamente numerosa. Ao final das atividades em sala, o professor passou mais três vídeos para os tablets de todos os alunos, para serem reproduzidos em casa, na hora dos estudos, afim de facilitar o entendimento deles sobre o conteúdo. Ao final da aplicação dos vídeos, foi aplicado o questionário com seis perguntas, para analisar o ganho conceitual dos discentes envolvidos na atividade. O gráfico 1 mostra o resultado da aplicação. O resultado do questionário mostrou que a média de acerto dos alunos foi de 83,77%, o que evidencia que os discentes conseguiram assimilar os conhecimentos passados pelos vídeos, desta forma, compreendendo melhor o conteúdo ministrado, de uma forma mais participativa e dinâmica.

gráfico 1:

resultado do questionário

CONCLUSÕES: Ao longo desta pesquisa, foi possível constatar que o uso do vídeo no âmbito escolar viabiliza aos educandos inúmeras possibilidades para construir e reconstruir o seu aprendizado, influenciando no desencadear de diversos processos, de conceber e construir saberes. Nesse sentido, pode-se afirmar que o uso das mídias no âmbito escolar evita a dicotomia entre saberes da escola e saberes do mundo, entre o ato de ministrar ou instruir, conduzindo a prática de inserção social dos discentes.

AGRADECIMENTOS: O trabalho foi realizado com apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da CAPES.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999
CALLEGARIO, L. J. e BORGES, M. N. Aplicação do vídeo “Química na Cozinha” na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. Brasília, 2010.
CORRÊA, R. G.; FERREIRA, L. H. O uso do filme didático Cavernas: sob o olhar da química com alunos de ensino médio. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/lista_area_MD.htm. Acesso em 16 de mai 2013.
MANDARINO, M. C. F. Organizando o trabalho com vídeo em sala de aula. Morpheus – Revista Eletrônica em Ciências Humanas. v. 1, n. 1, 2002.